Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Caio Augusto Carvalho
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31102017-112431/
Resumo: Essa pesquisa investiga saberes docentes (TARDIF, 2014) construídos dentro de escolas da rede pública estadual de ensino de São Paulo diante das políticas implementadas pelo governo desde a década de 1980 até 2010. De que maneira os professores passaram a organizar seu trabalho em meio a medidas relativamente novas, como é o caso da organização dos ciclos, da implantação do ensino fundamental de nove anos e da progressão continuada? Percebe-se que, com essas medidas, experiências que historicamente a escola instituiu para lecionar precisaram ser revistas, o que pôde gerar algumas resistências e adaptações no dia a dia das escolas. Interessa conhecer e compreender tais modificações que, embora não comumente registradas em documentos, porque produzem efeitos significativos no trabalho dos professores e dos alunos. Assim, a pesquisa considera as relações entre as iniciativas de política levadas a efeito pelo Estado e o que se concretiza no cotidiano das salas de aula, enfatizando a construção de saberes docentes decorrente desse jogo de poderes. A pesquisa trabalha com as memórias de professores atuantes na rede. Entrevistamos professores que começaram a lecionar há quase trinta anos e que hoje estão em processo de aposentadoria, e professores com ingresso mais recente no magistério, posterior ao implemento de importantes políticas educacionais no período destacado. Tal como se quer, esse caminho evidencia as mudanças e permanências que, desde a década de 1980, têm sido vividas pelos professores quando trabalham ou trabalharam com seus alunos.
id USP_9f4e6fb8b69e3738b9505677d46f1279
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-31102017-112431
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)The professional knowledges of teachers: training, carreers and experiences in reforms of the public state education in São Paulo (1980-2010)Didática e prática de ensinoDidatics and teaching practicesEducational policiesFormação docentePolíticas educacionaisSaberes docentesTeachers KnowledgeTeachers trainingEssa pesquisa investiga saberes docentes (TARDIF, 2014) construídos dentro de escolas da rede pública estadual de ensino de São Paulo diante das políticas implementadas pelo governo desde a década de 1980 até 2010. De que maneira os professores passaram a organizar seu trabalho em meio a medidas relativamente novas, como é o caso da organização dos ciclos, da implantação do ensino fundamental de nove anos e da progressão continuada? Percebe-se que, com essas medidas, experiências que historicamente a escola instituiu para lecionar precisaram ser revistas, o que pôde gerar algumas resistências e adaptações no dia a dia das escolas. Interessa conhecer e compreender tais modificações que, embora não comumente registradas em documentos, porque produzem efeitos significativos no trabalho dos professores e dos alunos. Assim, a pesquisa considera as relações entre as iniciativas de política levadas a efeito pelo Estado e o que se concretiza no cotidiano das salas de aula, enfatizando a construção de saberes docentes decorrente desse jogo de poderes. A pesquisa trabalha com as memórias de professores atuantes na rede. Entrevistamos professores que começaram a lecionar há quase trinta anos e que hoje estão em processo de aposentadoria, e professores com ingresso mais recente no magistério, posterior ao implemento de importantes políticas educacionais no período destacado. Tal como se quer, esse caminho evidencia as mudanças e permanências que, desde a década de 1980, têm sido vividas pelos professores quando trabalham ou trabalharam com seus alunos.This research investigates teaching knowledge (TARDIF, 2014) built up within the State public schools of São Paulo before the policies implemented by the government since the 1980s until 2010. How teachers began to organize their work amid relatively new measures, such as the organization of cycles, the implementation of basic education of nine years and the continued progression? It can be noticed that, with these measures, experiences historically established in school teaching had to be revised, which could cause some resistance and adaptations in schools daily routine. It is important to be aware of these changes and to understand them because they produce significant effects on teachers and students work, although these changes are not commonly recorded in documents. Thus, this research considers the relationship between the policy initiatives undertaken by the State and what is in fact accomplished in the classroom daily life, with emphasis on the teaching knowledge construction as a result of this set of powers. The research deals with the memories of teachers working in the state public system. We interviewed teachers who have been teaching for almost thirty years and who are now in the retirement process, as well as teachers who have more recently joined state public teaching, later to major educational policies implementation. Just as it is supposed to be, such a direction highlights the changes and continuities which have been experienced by teachers since the 1980s in their work with students.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSilva, Vivian Batista daAlves, Caio Augusto Carvalho2016-06-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31102017-112431/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-31102017-112431Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
The professional knowledges of teachers: training, carreers and experiences in reforms of the public state education in São Paulo (1980-2010)
title Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
spellingShingle Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
Alves, Caio Augusto Carvalho
Didática e prática de ensino
Didatics and teaching practices
Educational policies
Formação docente
Políticas educacionais
Saberes docentes
Teachers Knowledge
Teachers training
title_short Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
title_full Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
title_fullStr Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
title_full_unstemmed Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
title_sort Os saberes profissionais dos professores: formações, carreiras e experiências nas reformas da rede pública de ensino do estado de São Paulo (1980 a 2010)
author Alves, Caio Augusto Carvalho
author_facet Alves, Caio Augusto Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Vivian Batista da
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Caio Augusto Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Didática e prática de ensino
Didatics and teaching practices
Educational policies
Formação docente
Políticas educacionais
Saberes docentes
Teachers Knowledge
Teachers training
topic Didática e prática de ensino
Didatics and teaching practices
Educational policies
Formação docente
Políticas educacionais
Saberes docentes
Teachers Knowledge
Teachers training
description Essa pesquisa investiga saberes docentes (TARDIF, 2014) construídos dentro de escolas da rede pública estadual de ensino de São Paulo diante das políticas implementadas pelo governo desde a década de 1980 até 2010. De que maneira os professores passaram a organizar seu trabalho em meio a medidas relativamente novas, como é o caso da organização dos ciclos, da implantação do ensino fundamental de nove anos e da progressão continuada? Percebe-se que, com essas medidas, experiências que historicamente a escola instituiu para lecionar precisaram ser revistas, o que pôde gerar algumas resistências e adaptações no dia a dia das escolas. Interessa conhecer e compreender tais modificações que, embora não comumente registradas em documentos, porque produzem efeitos significativos no trabalho dos professores e dos alunos. Assim, a pesquisa considera as relações entre as iniciativas de política levadas a efeito pelo Estado e o que se concretiza no cotidiano das salas de aula, enfatizando a construção de saberes docentes decorrente desse jogo de poderes. A pesquisa trabalha com as memórias de professores atuantes na rede. Entrevistamos professores que começaram a lecionar há quase trinta anos e que hoje estão em processo de aposentadoria, e professores com ingresso mais recente no magistério, posterior ao implemento de importantes políticas educacionais no período destacado. Tal como se quer, esse caminho evidencia as mudanças e permanências que, desde a década de 1980, têm sido vividas pelos professores quando trabalham ou trabalharam com seus alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-06-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31102017-112431/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-31102017-112431/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257519642116096