Aplicabilidade do custo-padrão ao processo de formação de preços de transferência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Cosmo Rogério de
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-29102024-164034/
Resumo: A sobrevivência de qualquer empresa, independentemente do tamanho, segmento econômico ou capacidade financeira, está diretamente relacionada à habilidade de seus gestores em fixar preços de venda capazes de garantir a continuidade dos produtos e serviços no longo prazo. Assim, considerando-se que as empresas atuam como sistemas abertos, permanentemente influenciando e ao mesmo tempo sendo influenciados pela dinâmica do ambiente, os seus subsistemas (compras, produção, vendas, dentre outros) são conjuntamente responsáveis pelo resultado obtido na venda para clientes externos. De forma análoga a que se apresenta no relacionamento de uma empresa com seus clientes e fornecedores, é possível verificar semelhante relação entre áreas compradoras e fornecedoras, de uma mesma empresa ou grupo. A partir da década de 1950, muitas empresas ao entenderem que não bastava mensurar apenas o resultado global, começaram a buscar meios de avaliar o desempenho de cada área e gestor. Todavia, para tornar possível a mensuração do resultado de cada área, além das tradicionais informações de custos, foi necessário apontar as informações referentes às receitas. Desta forma, surgiu a proposta de se utilizar preços de transferência para estabelecer o preço dos produtos e serviços negociados internamente, criando-se um cenário no qual todas as áreas são tratadas contabilmente como se fossem entidades jurídicas distintas. Este processo é conhecido como descentralização. O problema passou a ser então, como eleger um modelo de preços de transferência que fosse capaz, ao mesmo tempo, de distribuir o resultado obtido na venda entre as áreas que contribuíram para a sua formação e reduzisse os conflitos entre gestores? Dentre os modelos de preços de transferência identificados na literatura consultada, os mais conhecidos são: modelos baseados em custos, modelos baseados em negociação e modelos baseados em mercado. Nesta dissertação, discute-se em profundidade os modelos baseados no custo de oportunidade ajustado e no custo-padrão mais margem, fundamentados em noção de preços do mercado e outro em custo, respectivamente. A situação-problema da pesquisa é: a utilização do conceito do custo de oportunidade ajustado para fixar preços de transferência esbarra em vários problemas de ordem prática, como por exemplo, a inexistência de mercado estabelecido para produtos semi-acabados. Em razão desta constatação, a questão principal da pesquisa é: - como estabelecer preços de transferência baseados em custos para situações em que não seja possível aplicar o conceito do custo de oportunidade ajustado? A hipótese formulada pode ser expressa da seguinte forma: Se não existem, na prática, preços do mercado para todos os produtos e serviços transferidos, então um modelo baseado no custo-padrão é uma alternativa aceitável. O objetivo principal da dissertação foi verificar através da realização um estudo de caso na empresa HSM do Brasil, a aplicabilidade do custo-padrão ao processo de estabelecimento de preços de transferência como alternativa válida ao custo de oportunidade ajustado. Para o teste da hipótese, foram selecionados quinze kits de produtos fabricados pela empresa que possuíam preço do mercado. Em todos os kits selecionados, foram feitas as comparações entre os preços de transferência, estabelecidos com base no custo-padrão mais uma margem de lucro de quinze por cento (15%), com os seus respectivos preços do mercado. Nos casos em que a diferença porcentual entre ambos foi superior à margem de tolerância de dez por cento (10%), a hipótese de pesquisa foi rejeitada. Nas situações em que a diferença foi inferior, a hipótese foi aceita. Dentre os quinze kits selecionados, treze apresentaram diferenças abaixo da margem de aceitação e apenas dois registraram diferenças superiores; logo, a hipótese de pesquisa foi aceita. Portanto, considerando-se que o modelo de preços de transferência utilizado pela empresa é válido para apreçar os kits fabricados que possuem preços do mercado, conclui-se então que, também, será válido para os kits fabricados que não possuem preços do mercado.
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De forma análoga a que se apresenta no relacionamento de uma empresa com seus clientes e fornecedores, é possível verificar semelhante relação entre áreas compradoras e fornecedoras, de uma mesma empresa ou grupo. A partir da década de 1950, muitas empresas ao entenderem que não bastava mensurar apenas o resultado global, começaram a buscar meios de avaliar o desempenho de cada área e gestor. Todavia, para tornar possível a mensuração do resultado de cada área, além das tradicionais informações de custos, foi necessário apontar as informações referentes às receitas. Desta forma, surgiu a proposta de se utilizar preços de transferência para estabelecer o preço dos produtos e serviços negociados internamente, criando-se um cenário no qual todas as áreas são tratadas contabilmente como se fossem entidades jurídicas distintas. Este processo é conhecido como descentralização. O problema passou a ser então, como eleger um modelo de preços de transferência que fosse capaz, ao mesmo tempo, de distribuir o resultado obtido na venda entre as áreas que contribuíram para a sua formação e reduzisse os conflitos entre gestores? Dentre os modelos de preços de transferência identificados na literatura consultada, os mais conhecidos são: modelos baseados em custos, modelos baseados em negociação e modelos baseados em mercado. Nesta dissertação, discute-se em profundidade os modelos baseados no custo de oportunidade ajustado e no custo-padrão mais margem, fundamentados em noção de preços do mercado e outro em custo, respectivamente. A situação-problema da pesquisa é: a utilização do conceito do custo de oportunidade ajustado para fixar preços de transferência esbarra em vários problemas de ordem prática, como por exemplo, a inexistência de mercado estabelecido para produtos semi-acabados. Em razão desta constatação, a questão principal da pesquisa é: - como estabelecer preços de transferência baseados em custos para situações em que não seja possível aplicar o conceito do custo de oportunidade ajustado? A hipótese formulada pode ser expressa da seguinte forma: Se não existem, na prática, preços do mercado para todos os produtos e serviços transferidos, então um modelo baseado no custo-padrão é uma alternativa aceitável. O objetivo principal da dissertação foi verificar através da realização um estudo de caso na empresa HSM do Brasil, a aplicabilidade do custo-padrão ao processo de estabelecimento de preços de transferência como alternativa válida ao custo de oportunidade ajustado. Para o teste da hipótese, foram selecionados quinze kits de produtos fabricados pela empresa que possuíam preço do mercado. Em todos os kits selecionados, foram feitas as comparações entre os preços de transferência, estabelecidos com base no custo-padrão mais uma margem de lucro de quinze por cento (15%), com os seus respectivos preços do mercado. Nos casos em que a diferença porcentual entre ambos foi superior à margem de tolerância de dez por cento (10%), a hipótese de pesquisa foi rejeitada. Nas situações em que a diferença foi inferior, a hipótese foi aceita. Dentre os quinze kits selecionados, treze apresentaram diferenças abaixo da margem de aceitação e apenas dois registraram diferenças superiores; logo, a hipótese de pesquisa foi aceita. Portanto, considerando-se que o modelo de preços de transferência utilizado pela empresa é válido para apreçar os kits fabricados que possuem preços do mercado, conclui-se então que, também, será válido para os kits fabricados que não possuem preços do mercado.The survival of any company, independently of its size, economical segment or financial capacity, is directly related to its managers\' ability to establish sales prices that assure the continuity of their products and services in the long run. In that sense, considering that the companies act as open systems, permanently influencing and being influenced by the dynamics of the environment, their subsystems (purchases, production and sales, among others) are jointly responsible for the result obtained through sales to external customers; alike the relationship of a company with its customers and suppliers, it is possible to verify a similar relationship between in company buyers and in company suppliers of a company or group. At the 1950s, when many companies begun to understand that measuring only the global results were not enough, they began to look for evaluating methods to analyze the results of each area and of each manager. Nevertheless, to enable the measurement of the result of each area, besides the already used information about costs, it was necessary to point out the information that referred to the revenues. As a result, it was proposed that the prices of transfer be used to establish the price of the products and services negotiated internally. This resulted in the creation of scenery in which all areas are treated, within the accounting point of view, as if they were different juridical entities. This process is known as decentralization. Then the problem became: how to choose a transfer price model able of distributing the result obtained with the sale among the areas that contributed to its formation and, at the same time, reduced conflicts among managers? Among the identified transfer price models, in the literature cited, the most well known are: models based on costs, models based on negotiation and models based on the market. This dissertation discusses in depth the models based on the adjusted opportunity cost and on the standard cost plus margin, based on market prices and on cost, respectively. The situation-problem of this research is: the use of the concept of adjusted opportunity cost to set transfer prices dashes in several practical problems, like the inexistence of established market for semi-finished products. Based on the latter statements, the main subject of the research is: - how to establish transfer prices based on costs for situations in which there is no possibility of applying the concept of adjusted opportunity cost? Here is the formulated hypothesis: In case market prices for all transferred products and services do not exist in practice, then a model based on the standard cost is an acceptable alternative. The objective of the dissertation was to verify through a case study of HSM of Brazil, the applicability of the standard cost to the establishment of transfer prices as a valid alternative to the adjusted opportunity cost. To test the hypothesis, fifteen kits of products manufactured by the company that were priced according to the market were selected. Comparisons between prices of transfer were made in all selected kits which were established based on the standard cost plus a markup of fifteen percent (15%), with its respective market prices. The research hypothesis was rejected in cases where the percent difference between both was superior to the accepted margin of ten percent (10%). The hypothesis was accepted in the situations in that the difference was inferior. Among the fifteen selected kits, thirteen had differences that were below the accepted margin and only two registered differences that were superior; therefore, the research hypothesis was accepted. Therefore, considering that the transfer prices models used by the company is valid to price the manufactured kits that have established market price, the conclusion is that it will also be valid to the manufactured kits that have not market price.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRocha, WelingtonOliveira, Cosmo Rogério de2004-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-29102024-164034/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-29T19:27:02Zoai:teses.usp.br:tde-29102024-164034Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-29T19:27:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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