A análise de redes sociais no estudo da coautoria e produção científica 

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Funaro, Decio
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27062023-170027/
Resumo: Seja por motivos comerciais, seja por motivos acadêmicos, os rankings têm sido largamente utilizados na avaliação acadêmica. Usados na classificação de periódicos no que diz respeito à sua qualidade e de seu material, ou então para mostrar o comportamento acadêmico de um autor quanto à sua produtividade e capacidade de compartilhar conhecimento através de coautorias ou citações, fornecem subsídios às editoras no momento da escolha do material a ser publicado, pensando em termos da visão que a academia tem para com os autores. Neste trabalho, procuramos mostrar a importância, para a Ciência da Informação, da elaboração de um ranking através do uso de três dimensões: as coautorias, formando Redes Sociais com suas métricas próprias, o número de artigos publicados por um autor, o que nos remete à sua produtividade e as citações da comunidade aos textos escritos por um ou mais autores. Considerando que as pesquisas sobre as Redes Sociais se intensificaram a partir dos anos 1990s, escolhemos um período que contemplasse os primórdios do crescimento do interesse pelo tema, até 2019, fase em que apareceram as mídias sociais e parte expressiva da humanidade abandona paradigmas e as adota como elemento substancial na troca de informações, fidedignas ou não. Os acadêmicos não permaneceram à margem desse movimento. As facilidades de se obter um documento, mesmo aqueles escritos em diferentes idiomas - hoje os tradutores já atingiram um grau de excelência aceitável - permitiram, através de um mecanismo de busca ou de uma base de dados, aos pesquisadores ultrapassarem as fronteiras geográficas antes quase intransponíveis: além do idioma, muitas vezes apenas publicações de alto padrão estavam disponíveis para a instituição e para os autores. Nossa proposta de um ranking procura mostrar uma visão, ano a ano, nas três dimensões aplicadas, como cada autor da base ocupou uma determinada posição e a utilizamos como métrica. Também foram considerados o período ativo dos pesquisadores e, neste período de atividade, quantos anos realmente publicou. Nossa meta foi a de propor uma metodologia para avaliar autores sobre um tema que tivesse relação direta com o trabalho, tendo sido escolhido para este caso \"Social Networks\". Necessário enfatizar que o método pode ser aplicado a qualquer outro tema de pesquisa. Através do uso das bases de dados Scopus, levantamos todos os artigos disponíveis sobre o tema, com início em 1990 e término em 2019. Criamos uma base de dados em Microsoft Access com as tabelas e as estruturas necessárias com o uso de programação VBScript pois no ranking proposto a posição relativa de cada autor em cada um dos 30 anos e em cada uma das três dimensões, sempre selecionando aqueles que ficaram no topo da lista, dessa forma limitando a endogenia ou outras distorções advindas de um sucesso momentâneo de um pesquisador e privilegiaríamos seus rendimentos ao longo dos anos.
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spelling A análise de redes sociais no estudo da coautoria e produção científica The analysis of social networks in the study of co-authorship and scientific productionAnálise de AutoriaAnálise de Redes SociaisAuthorship AnalysisCo-authorship rankingProdução CientíficaRanking de coautoriaScientific productionSocial Network AnalysisSeja por motivos comerciais, seja por motivos acadêmicos, os rankings têm sido largamente utilizados na avaliação acadêmica. Usados na classificação de periódicos no que diz respeito à sua qualidade e de seu material, ou então para mostrar o comportamento acadêmico de um autor quanto à sua produtividade e capacidade de compartilhar conhecimento através de coautorias ou citações, fornecem subsídios às editoras no momento da escolha do material a ser publicado, pensando em termos da visão que a academia tem para com os autores. Neste trabalho, procuramos mostrar a importância, para a Ciência da Informação, da elaboração de um ranking através do uso de três dimensões: as coautorias, formando Redes Sociais com suas métricas próprias, o número de artigos publicados por um autor, o que nos remete à sua produtividade e as citações da comunidade aos textos escritos por um ou mais autores. Considerando que as pesquisas sobre as Redes Sociais se intensificaram a partir dos anos 1990s, escolhemos um período que contemplasse os primórdios do crescimento do interesse pelo tema, até 2019, fase em que apareceram as mídias sociais e parte expressiva da humanidade abandona paradigmas e as adota como elemento substancial na troca de informações, fidedignas ou não. Os acadêmicos não permaneceram à margem desse movimento. As facilidades de se obter um documento, mesmo aqueles escritos em diferentes idiomas - hoje os tradutores já atingiram um grau de excelência aceitável - permitiram, através de um mecanismo de busca ou de uma base de dados, aos pesquisadores ultrapassarem as fronteiras geográficas antes quase intransponíveis: além do idioma, muitas vezes apenas publicações de alto padrão estavam disponíveis para a instituição e para os autores. Nossa proposta de um ranking procura mostrar uma visão, ano a ano, nas três dimensões aplicadas, como cada autor da base ocupou uma determinada posição e a utilizamos como métrica. Também foram considerados o período ativo dos pesquisadores e, neste período de atividade, quantos anos realmente publicou. Nossa meta foi a de propor uma metodologia para avaliar autores sobre um tema que tivesse relação direta com o trabalho, tendo sido escolhido para este caso \"Social Networks\". Necessário enfatizar que o método pode ser aplicado a qualquer outro tema de pesquisa. Através do uso das bases de dados Scopus, levantamos todos os artigos disponíveis sobre o tema, com início em 1990 e término em 2019. Criamos uma base de dados em Microsoft Access com as tabelas e as estruturas necessárias com o uso de programação VBScript pois no ranking proposto a posição relativa de cada autor em cada um dos 30 anos e em cada uma das três dimensões, sempre selecionando aqueles que ficaram no topo da lista, dessa forma limitando a endogenia ou outras distorções advindas de um sucesso momentâneo de um pesquisador e privilegiaríamos seus rendimentos ao longo dos anos.Whether for commercial or academic reasons, rankings have been widely used in academic evaluation. Used in the classification of journals with regard to their quality and material, or else to show the academic behavior of an author regarding their productivity and ability to share knowledge through co-authorship or citations, they provide subsidies to publishers when choosing of the material to be published, thinking in terms of the vision that the academy has towards the authors. In this work, we try to show the importance, for Information Science, of creating a ranking through the use of three dimensions: co-authorships, forming social networks with their own metrics, the number of articles published by an author, which brings us productivity and community citations to texts written by one or more authors. Considering that research on Social Networks intensified from the 1990s onwards, we chose a period that contemplated the beginnings of the growth of interest in the subject, until 2019, a phase in which social media appeared and a significant part of humanity abandons paradigms and adopts as a substantial element in the exchange of information, reliable or not. Academics have not remained on the sidelines of this movement. The ease of obtaining a document, even those written in different languages - today translators have already reached an acceptable degree of excellence - enabled, through a search engine or a database, researchers to overcome geographic borders that were almost insurmountable before: in addition to language, often only high standard publications were available to the institution and authors. Our proposal for a ranking seeks to show a view, year by year, in the three dimensions applied how each author in the base occupied a certain position and we use it as a metric. The researchers\' active period and, in this period of activity, how many years actually published were also considered. Our goal was to propose a methodology to evaluate authors on a theme that was directly related to the work, having chosen for this case \"Social Networks\". It is necessary to emphasize that the method can be applied to any other research topic. Through the use of Scopus databases, we surveyed all available files on the subject, starting in 1990 and ending in 2019. We created a database in Microsoft Access with the necessary tables and structures using VBScript programming because in the proposed ranking the relative position of each author in each of the 30 years and in each of the three dimensions, always selecting those who were at the top of the list, thus limiting endogeny or other distortions arising from a momentary success of a researcher and we would privilege their income over the years.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMucheroni, Marcos LuizFunaro, Decio2023-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-27062023-170027/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-06-27T20:05:25Zoai:teses.usp.br:tde-27062023-170027Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-06-27T20:05:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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