Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trevisani, Alexandre Tabosa
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-155612/
Resumo: A avaliação do Sucesso de Sistemas de Informação (SSI) é um problema cujas formas de abordagem vêm sendo discutidas de forma sistemática nas últimas três décadas. Este tema, para o qual a produção científica já demonstrou sua relevância para Sistemas de Informação tradicionais, vem a apresentar a mesma importância para os Sistemas de Informação baseados em tecnologias mais recentes, particularmente os que utilizam a plataforma web. Dentre as formas mais comumente utilizadas para se obter medidas de sucesso de um Sistema de Informação, destaca-se a sua verificação por meio da mensuração da Satisfação do Usuário. Tal mensuração, por sua vez, pode ser realizada com base em algumas opções de referenciais teóricos, cada um com sua metodologia e com seu instrumento para coleta de dados. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de algumas das formas mais importantes de mensurar a satisfação dos usuários de um sistema de informação, buscando verificar os aspectos que envolvem uma pesquisa desse tipo. O estudo realizou-se a partir de uma revisão bibliográfica e de pesquisas do tipo survey aplicadas a grupos de gestores e usuários de dois sistemas de informação utilizados no serviço público federal. O resultado da pesquisa mostrou, especificamente para este contexto, certas limitações do modelo utilizado para o levantamento dos dados, principalmente em virtude da grande homogeneidade das respostas em tomo de avaliações muito positivas, e não captando pelo menos um aspecto negativo levantado subjetivamente de um dos sistemas avaliados. Este fato levou à conclusão de que outras formas de abordar a percepção dos usuários devem ser consideradas na condução destas avaliações.
id USP_9ff9fc5100746d8187b6feb57e15d13b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03102022-155612
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuáriosStudy on the application of instruments to measure the success of information systems based on user satisfactionConsumer SatisfactionInformation RetrievalInformation Systems - AdministrationRecuperação da informaçãoSatisfação do consumidorSistemas de informação - AdministraçãoWorld Wide WebWorld Wide WebA avaliação do Sucesso de Sistemas de Informação (SSI) é um problema cujas formas de abordagem vêm sendo discutidas de forma sistemática nas últimas três décadas. Este tema, para o qual a produção científica já demonstrou sua relevância para Sistemas de Informação tradicionais, vem a apresentar a mesma importância para os Sistemas de Informação baseados em tecnologias mais recentes, particularmente os que utilizam a plataforma web. Dentre as formas mais comumente utilizadas para se obter medidas de sucesso de um Sistema de Informação, destaca-se a sua verificação por meio da mensuração da Satisfação do Usuário. Tal mensuração, por sua vez, pode ser realizada com base em algumas opções de referenciais teóricos, cada um com sua metodologia e com seu instrumento para coleta de dados. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de algumas das formas mais importantes de mensurar a satisfação dos usuários de um sistema de informação, buscando verificar os aspectos que envolvem uma pesquisa desse tipo. O estudo realizou-se a partir de uma revisão bibliográfica e de pesquisas do tipo survey aplicadas a grupos de gestores e usuários de dois sistemas de informação utilizados no serviço público federal. O resultado da pesquisa mostrou, especificamente para este contexto, certas limitações do modelo utilizado para o levantamento dos dados, principalmente em virtude da grande homogeneidade das respostas em tomo de avaliações muito positivas, e não captando pelo menos um aspecto negativo levantado subjetivamente de um dos sistemas avaliados. Este fato levou à conclusão de que outras formas de abordar a percepção dos usuários devem ser consideradas na condução destas avaliações.In the last three decades, several approaches have been systematically discussed concerning Information Systems Success evaluation. This issue, whose relevance has been shown by scientific production on traditional Information Systems, has the same importance for information systems based on up to date technologies, specially the web-based systems. Among most common ways of measuring Information Systems Success, one can consider particularly relevant its verification through measuring users satisfaction. The users satisfaction measure may be performed based in theoretical references, each one with its particular methodology and data collection instrument. This thesis intends to raise up some of the most important ways of measuring information systems users satisfaction, aiming to check the aspects involving this kind of research. It was conducted upon a bibliographical review and surveys administered to groups of managers and users of two information systems running in Brazilian public Service. Results shown, particularly for this context, some constraints of the model used and its instrument for data collection, mainly due to highly similar responses provided for extremely positive evaluations. The model could not capture, thus, at least one negative aspect raised in a subjective way from one of the systems. This fact led to the conclusion that other approaches are desirable and must be considered when dealing with users perception.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPZwicker, RonaldoTrevisani, Alexandre Tabosa2005-10-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-155612/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-10-03T19:02:45Zoai:teses.usp.br:tde-03102022-155612Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-10-03T19:02:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
Study on the application of instruments to measure the success of information systems based on user satisfaction
title Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
spellingShingle Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
Trevisani, Alexandre Tabosa
Consumer Satisfaction
Information Retrieval
Information Systems - Administration
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Sistemas de informação - Administração
World Wide Web
World Wide Web
title_short Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
title_full Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
title_fullStr Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
title_full_unstemmed Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
title_sort Estudo sobre a aplicação de instrumentos de medida do sucesso de sistemas de informação com base na satisfação dos usuários
author Trevisani, Alexandre Tabosa
author_facet Trevisani, Alexandre Tabosa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Zwicker, Ronaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Trevisani, Alexandre Tabosa
dc.subject.por.fl_str_mv Consumer Satisfaction
Information Retrieval
Information Systems - Administration
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Sistemas de informação - Administração
World Wide Web
World Wide Web
topic Consumer Satisfaction
Information Retrieval
Information Systems - Administration
Recuperação da informação
Satisfação do consumidor
Sistemas de informação - Administração
World Wide Web
World Wide Web
description A avaliação do Sucesso de Sistemas de Informação (SSI) é um problema cujas formas de abordagem vêm sendo discutidas de forma sistemática nas últimas três décadas. Este tema, para o qual a produção científica já demonstrou sua relevância para Sistemas de Informação tradicionais, vem a apresentar a mesma importância para os Sistemas de Informação baseados em tecnologias mais recentes, particularmente os que utilizam a plataforma web. Dentre as formas mais comumente utilizadas para se obter medidas de sucesso de um Sistema de Informação, destaca-se a sua verificação por meio da mensuração da Satisfação do Usuário. Tal mensuração, por sua vez, pode ser realizada com base em algumas opções de referenciais teóricos, cada um com sua metodologia e com seu instrumento para coleta de dados. Este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento de algumas das formas mais importantes de mensurar a satisfação dos usuários de um sistema de informação, buscando verificar os aspectos que envolvem uma pesquisa desse tipo. O estudo realizou-se a partir de uma revisão bibliográfica e de pesquisas do tipo survey aplicadas a grupos de gestores e usuários de dois sistemas de informação utilizados no serviço público federal. O resultado da pesquisa mostrou, especificamente para este contexto, certas limitações do modelo utilizado para o levantamento dos dados, principalmente em virtude da grande homogeneidade das respostas em tomo de avaliações muito positivas, e não captando pelo menos um aspecto negativo levantado subjetivamente de um dos sistemas avaliados. Este fato levou à conclusão de que outras formas de abordar a percepção dos usuários devem ser consideradas na condução destas avaliações.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-10-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-155612/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-03102022-155612/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256701312434176