Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-03072020-150240/
Resumo: O presente trabalho examinou o uso de fake news para ensinar conceitos da área de Astronomia. Dentro da área, escolheu-se o tema escalas astronômicas por sua riqueza de possibilidades de desconstruir concepções errôneas e permitir trabalhar conceitos como Sistema Solar, estrelas, galáxias e aglomerados galácticos. A pesquisa procura descrever a atividade de ensino do professor que deseja ensinar determinado conteúdo da área de Astronomia: a escolha, a organização e a construção do material. O material elaborado consiste em uma situação desencadeadora de aprendizagem e a aplicação desta possibilita avaliar as aprendizagens dos estudantes e as potencialidades do material elaborado. A aplicação foi desenvolvida para turmas do Ensino Básico, sendo relatadas as particularidades apresentadas em cada turma durante o processo de aplicação. Foi possível observar e discutir, sob a ótica da teoria histórico-cultural, a dinâmica dos estudantes na construção dos conhecimentos, nas discussões das leituras, nas formulações de questões. Ao final do processo de aplicação, alunos das diferentes turmas seguiram manifestando interesse pela discussão da temática e trouxeram para o grupo conhecer e discutir outras notícias científicas, o que evidencia a potencialidade do uso deste tipo de recurso pode oferecer.
id USP_a12ac32f9fbda4ae9fe1d8969a7486d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03072020-150240
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicasSituation that trigger learning in Astronomy teaching: a proposal for teaching astronomical scales exploring scientific news.Astronomy TeachingEnsino de Astronomiafake news.fake news.False Scientific Newnotícias científicasnotícias científicas falsasScientific NewsO presente trabalho examinou o uso de fake news para ensinar conceitos da área de Astronomia. Dentro da área, escolheu-se o tema escalas astronômicas por sua riqueza de possibilidades de desconstruir concepções errôneas e permitir trabalhar conceitos como Sistema Solar, estrelas, galáxias e aglomerados galácticos. A pesquisa procura descrever a atividade de ensino do professor que deseja ensinar determinado conteúdo da área de Astronomia: a escolha, a organização e a construção do material. O material elaborado consiste em uma situação desencadeadora de aprendizagem e a aplicação desta possibilita avaliar as aprendizagens dos estudantes e as potencialidades do material elaborado. A aplicação foi desenvolvida para turmas do Ensino Básico, sendo relatadas as particularidades apresentadas em cada turma durante o processo de aplicação. Foi possível observar e discutir, sob a ótica da teoria histórico-cultural, a dinâmica dos estudantes na construção dos conhecimentos, nas discussões das leituras, nas formulações de questões. Ao final do processo de aplicação, alunos das diferentes turmas seguiram manifestando interesse pela discussão da temática e trouxeram para o grupo conhecer e discutir outras notícias científicas, o que evidencia a potencialidade do uso deste tipo de recurso pode oferecer.This paper examined the use of fake news to teach concepts in the field of Astronomy. In the area, particularly chose the theme of astronomical scales, because it provides a wealth of possibilities of deconstructing erroneous conceptions and allowing to study on concepts like Solar System, stars, galaxies and galactic clusters. This research seeks to describe the teaching activity of the professional who wants to teach certain content in the field of Astronomy: the choice, organization and construction of the material. The elaborated material consists of a \"learning triggering situation\" and its conduction possible to evaluate the students learning an the potential of the elaborated material. The conduction was developed the Brazilian Basic Education classes, being reported the particularities presented in each class. It was possible to observe and discuss, from the perspective of cultural-historical theory, the students dynamics in the construction of knowledge, in discussions of readings, in formulating questions. At the end, students from different group continued to show interest in the discussion of the theme and brought to the class to know and discuss other scientific news, which shows the potential of use of this type of resource can offer.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMolina, Eder CassolaPiovezan, Amanda Cristina Tedesco2020-06-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-03072020-150240/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-07T17:24:34Zoai:teses.usp.br:tde-03072020-150240Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-07T17:24:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
Situation that trigger learning in Astronomy teaching: a proposal for teaching astronomical scales exploring scientific news.
title Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
spellingShingle Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
Astronomy Teaching
Ensino de Astronomia
fake news.
fake news.
False Scientific New
notícias científicas
notícias científicas falsas
Scientific News
title_short Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
title_full Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
title_fullStr Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
title_full_unstemmed Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
title_sort Situação desencadeadora de aprendizagem no ensino de Astronomia: uma proposta de ensino de escalas astronômicas explorando notícias científicas
author Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
author_facet Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Molina, Eder Cassola
dc.contributor.author.fl_str_mv Piovezan, Amanda Cristina Tedesco
dc.subject.por.fl_str_mv Astronomy Teaching
Ensino de Astronomia
fake news.
fake news.
False Scientific New
notícias científicas
notícias científicas falsas
Scientific News
topic Astronomy Teaching
Ensino de Astronomia
fake news.
fake news.
False Scientific New
notícias científicas
notícias científicas falsas
Scientific News
description O presente trabalho examinou o uso de fake news para ensinar conceitos da área de Astronomia. Dentro da área, escolheu-se o tema escalas astronômicas por sua riqueza de possibilidades de desconstruir concepções errôneas e permitir trabalhar conceitos como Sistema Solar, estrelas, galáxias e aglomerados galácticos. A pesquisa procura descrever a atividade de ensino do professor que deseja ensinar determinado conteúdo da área de Astronomia: a escolha, a organização e a construção do material. O material elaborado consiste em uma situação desencadeadora de aprendizagem e a aplicação desta possibilita avaliar as aprendizagens dos estudantes e as potencialidades do material elaborado. A aplicação foi desenvolvida para turmas do Ensino Básico, sendo relatadas as particularidades apresentadas em cada turma durante o processo de aplicação. Foi possível observar e discutir, sob a ótica da teoria histórico-cultural, a dinâmica dos estudantes na construção dos conhecimentos, nas discussões das leituras, nas formulações de questões. Ao final do processo de aplicação, alunos das diferentes turmas seguiram manifestando interesse pela discussão da temática e trouxeram para o grupo conhecer e discutir outras notícias científicas, o que evidencia a potencialidade do uso deste tipo de recurso pode oferecer.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-03072020-150240/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/14/14134/tde-03072020-150240/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090341407555584