Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Ruth Otamária da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27042022-084058/
Resumo: Os acidentes de trânsito em países emergentes, incluindo o Brasil, têm aumentado em larga escala ao longo dos anos. No mundo, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas são vítimas fatais de acidentes de trânsito, dentre os quais os pedestres representam aproximadamente 40% dos acidentes fatais na cidade de São Paulo e 32% das viagens geradas. Por este motivo, existe o interesse pelo desenvolvimento de políticas de prevenção de acidentes para esses usuários. Neste contexto, o ambiente construído e as suas interações com o sistema viário foram avaliados neste trabalho com o objetivo de reduzir a quantidade e a severidade dos acidentes envolvendo pedestres. A presente Dissertação de Mestrado tem a finalidade de identificar as zonas críticas desses eventos da cidade de São Paulo durante os anos de 2017 e 2018, por meio do cálculo do Planar Kernel Density Estimation (PKDE) e do Network Kernel Density Estimation (NKDE). Adicionalmente, avaliou-se a influência do ambiente construído na ocorrência dos atropelamentos deste período a partir do cálculo do Índice de Ambiente Construído (IAC). A base de dados utilizada na pesquisa foi disponibilizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), e as análises espaciais foram conduzidas por meio de mecanismos e ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas). No findar da pesquisa, os resultados encontrados revelaram os distritos e as vias com maiores densidades de atropelamentos, bem como os indicadores que auxiliam na busca dos fatores, relacionados ao ambiente construído, contribuintes para ocorrência de acidentes com pedestres. A combinação entre o uso do IAC e as técnicas de geoprocessamento propiciou a geração de informações que poderão auxiliar os tomadores de decisão das esferas municipais, estaduais e federal a realizarem ações e intervenções para melhores práticas da segurança viária.
id USP_a14de5da2bb3b949b26781574c2b2dfd
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-27042022-084058
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.Use of built environment index for spatial analysis of pedestrian accidents in São Paulo.Acidentes de transitoAtropelamentoCirculação de pedestreLand usePedestriansRoad accidentsRoad safetyUso do soloOs acidentes de trânsito em países emergentes, incluindo o Brasil, têm aumentado em larga escala ao longo dos anos. No mundo, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas são vítimas fatais de acidentes de trânsito, dentre os quais os pedestres representam aproximadamente 40% dos acidentes fatais na cidade de São Paulo e 32% das viagens geradas. Por este motivo, existe o interesse pelo desenvolvimento de políticas de prevenção de acidentes para esses usuários. Neste contexto, o ambiente construído e as suas interações com o sistema viário foram avaliados neste trabalho com o objetivo de reduzir a quantidade e a severidade dos acidentes envolvendo pedestres. A presente Dissertação de Mestrado tem a finalidade de identificar as zonas críticas desses eventos da cidade de São Paulo durante os anos de 2017 e 2018, por meio do cálculo do Planar Kernel Density Estimation (PKDE) e do Network Kernel Density Estimation (NKDE). Adicionalmente, avaliou-se a influência do ambiente construído na ocorrência dos atropelamentos deste período a partir do cálculo do Índice de Ambiente Construído (IAC). A base de dados utilizada na pesquisa foi disponibilizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), e as análises espaciais foram conduzidas por meio de mecanismos e ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas). No findar da pesquisa, os resultados encontrados revelaram os distritos e as vias com maiores densidades de atropelamentos, bem como os indicadores que auxiliam na busca dos fatores, relacionados ao ambiente construído, contribuintes para ocorrência de acidentes com pedestres. A combinação entre o uso do IAC e as técnicas de geoprocessamento propiciou a geração de informações que poderão auxiliar os tomadores de decisão das esferas municipais, estaduais e federal a realizarem ações e intervenções para melhores práticas da segurança viária.Traffic accidents in emerging countries, including Brazil, have increased on a large scale over the years. Worldwide, approximately 1.3 million people are fatal victims of traffic accidents, among which pedestrians represent approximately 40% of fatal accidents in the city of São Paulo and 32% of the trips generated. For this reason, there is an interest in the development of accident prevention policies for these users. In this context, the built environment and its interactions with the road system were evaluated in this work with the objective of reducing the number and severity of accidents involving pedestrians. This Master\'s Thesis aims to identify the critical zones of these events in the city of São Paulo during the years 2017 and 2018, by calculating the Planar Kernel Density Estimation (PKDE) and the Network Kernel Density Estimation (NKDE). Additionally, the influence of the built environment on the occurrence of pedestrian accidents during this period was evaluated based on the calculation of the Built Environment Index (IAC). The database used in the research was made available by the São Paulo Traffic Engineering Company (TEC-SP), and the spatial analyzes were conducted using geoprocessing mechanisms and tools in a GIS (Geographic Information System) environment. At the end of the research, the results found revealed the districts and roads with the highest density of pedestrians, as well as the indicators that help in the search for factors related to the built environment that contribute to the occurrence of accidents with pedestrians. The combination between the use of the IAC and geoprocessing techniques provided the generation of information that could help decision makers at municipal, state and federal levels to carry out actions and interventions for best practices road safety.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMachado, Cláudia Aparecida SoaresQuintanilha, Jose AlbertoAires, Ruth Otamária da Silva2022-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27042022-084058/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-04-27T12:05:51Zoai:teses.usp.br:tde-27042022-084058Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-04-27T12:05:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
Use of built environment index for spatial analysis of pedestrian accidents in São Paulo.
title Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
spellingShingle Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
Aires, Ruth Otamária da Silva
Acidentes de transito
Atropelamento
Circulação de pedestre
Land use
Pedestrians
Road accidents
Road safety
Uso do solo
title_short Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
title_full Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
title_fullStr Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
title_full_unstemmed Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
title_sort Uso de índice de ambiente construído para análise espacial dos atropelamentos em São Paulo.
author Aires, Ruth Otamária da Silva
author_facet Aires, Ruth Otamária da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Cláudia Aparecida Soares
Quintanilha, Jose Alberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Ruth Otamária da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Acidentes de transito
Atropelamento
Circulação de pedestre
Land use
Pedestrians
Road accidents
Road safety
Uso do solo
topic Acidentes de transito
Atropelamento
Circulação de pedestre
Land use
Pedestrians
Road accidents
Road safety
Uso do solo
description Os acidentes de trânsito em países emergentes, incluindo o Brasil, têm aumentado em larga escala ao longo dos anos. No mundo, aproximadamente 1,3 milhão de pessoas são vítimas fatais de acidentes de trânsito, dentre os quais os pedestres representam aproximadamente 40% dos acidentes fatais na cidade de São Paulo e 32% das viagens geradas. Por este motivo, existe o interesse pelo desenvolvimento de políticas de prevenção de acidentes para esses usuários. Neste contexto, o ambiente construído e as suas interações com o sistema viário foram avaliados neste trabalho com o objetivo de reduzir a quantidade e a severidade dos acidentes envolvendo pedestres. A presente Dissertação de Mestrado tem a finalidade de identificar as zonas críticas desses eventos da cidade de São Paulo durante os anos de 2017 e 2018, por meio do cálculo do Planar Kernel Density Estimation (PKDE) e do Network Kernel Density Estimation (NKDE). Adicionalmente, avaliou-se a influência do ambiente construído na ocorrência dos atropelamentos deste período a partir do cálculo do Índice de Ambiente Construído (IAC). A base de dados utilizada na pesquisa foi disponibilizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET-SP), e as análises espaciais foram conduzidas por meio de mecanismos e ferramentas de geoprocessamento em ambiente SIG (Sistema de Informações Geográficas). No findar da pesquisa, os resultados encontrados revelaram os distritos e as vias com maiores densidades de atropelamentos, bem como os indicadores que auxiliam na busca dos fatores, relacionados ao ambiente construído, contribuintes para ocorrência de acidentes com pedestres. A combinação entre o uso do IAC e as técnicas de geoprocessamento propiciou a geração de informações que poderão auxiliar os tomadores de decisão das esferas municipais, estaduais e federal a realizarem ações e intervenções para melhores práticas da segurança viária.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27042022-084058/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-27042022-084058/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809091121503010816