Existe ensino em macacos-prego (Sapajus spp)? Análise do comportamento do macaco quebrador em eventos de quebra de coco com e sem audiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sá, Bruna Rezende Malta de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11092023-164626/
Resumo: A influência social na aprendizagem de quebra de cocos por macacos-prego (Sapajus spp.) tem sido bastante estudada, entretanto, ainda não foi pesquisado se há alteração comportamental do macaco proficiente em decorrência da observação por coespecificos. A alteração comportamental na presença de coespecíficos inexperientes pode facilitar a aprendizagem dos observadores e auxiliar na manutenção de tradições comportamentais. A partir de definições abrangentes, a facilitação de aprendizagem decorrente da alteração comportamental na presença de audiência ingênua pode ser chamada de ensino. Esse tipo de comportamento já foi registrado em chimpanzés, abelhas, formigas, suricatos, felinos e outros carnívoros. Assim, o presente projeto tem como objetivo, a partir de uma reflexão do conceito de ensino, verificar se os quebradores proficientes realizam, no contexto da quebra de cocos em macacos-prego semi-cativos, alterações comportamentais condizentes com o que que pode ser chamado de ensino. Partimos da hipótese de que, caso haja ensino, as ações dos quebradores se alterariam conforme a audiência. Registramos as categorias: pegar o coco ou martelo, posicionar e golpear o coco e comparamos as frequências de ocorrência em eventos com e sem audiência, considerando também a maturidade dos observadores e o número de indivíduos presentes na audiência. Após a realização de testes de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e a construção de modelos lineares mistos, não encontramos diferenças significativas, indicando ausência de ensino. Defendemos, entretanto, que expandir as análises quantitativas para outras populações de macacos-prego que utilizam ferramentas pode auxiliar na ampliação do entendimento sobre o papel dos macacos proficientes na aprendizagem dos macacos imaturos. Concluímos também que análises qualitativas podem revelar nuances de uma regulação comportamental entre quebrador e observador que escapam às análises quantitativas.
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spelling Existe ensino em macacos-prego (Sapajus spp)? Análise do comportamento do macaco quebrador em eventos de quebra de coco com e sem audiênciaIs there teaching in capuchin monkeys (Sapajus spp)? Analysis of the nutcrackers behavior in nut-cracking events with and without na audienceAprendizagem socialCapuchin monkeysEnsinoEthologyEtologiaMacacos-pregoSocial learningTeachingTool useUso de ferramentasA influência social na aprendizagem de quebra de cocos por macacos-prego (Sapajus spp.) tem sido bastante estudada, entretanto, ainda não foi pesquisado se há alteração comportamental do macaco proficiente em decorrência da observação por coespecificos. A alteração comportamental na presença de coespecíficos inexperientes pode facilitar a aprendizagem dos observadores e auxiliar na manutenção de tradições comportamentais. A partir de definições abrangentes, a facilitação de aprendizagem decorrente da alteração comportamental na presença de audiência ingênua pode ser chamada de ensino. Esse tipo de comportamento já foi registrado em chimpanzés, abelhas, formigas, suricatos, felinos e outros carnívoros. Assim, o presente projeto tem como objetivo, a partir de uma reflexão do conceito de ensino, verificar se os quebradores proficientes realizam, no contexto da quebra de cocos em macacos-prego semi-cativos, alterações comportamentais condizentes com o que que pode ser chamado de ensino. Partimos da hipótese de que, caso haja ensino, as ações dos quebradores se alterariam conforme a audiência. Registramos as categorias: pegar o coco ou martelo, posicionar e golpear o coco e comparamos as frequências de ocorrência em eventos com e sem audiência, considerando também a maturidade dos observadores e o número de indivíduos presentes na audiência. Após a realização de testes de Wilcoxon, Kruskal-Wallis e a construção de modelos lineares mistos, não encontramos diferenças significativas, indicando ausência de ensino. Defendemos, entretanto, que expandir as análises quantitativas para outras populações de macacos-prego que utilizam ferramentas pode auxiliar na ampliação do entendimento sobre o papel dos macacos proficientes na aprendizagem dos macacos imaturos. Concluímos também que análises qualitativas podem revelar nuances de uma regulação comportamental entre quebrador e observador que escapam às análises quantitativas.Social learning in nut-cracking behavior by capuchin monkeys (Sapajus spp.) has been extensively studied, however, it has not yet been investigated if the proficient monkey modifies its behavior in the presence of observers. Behavioral change in the presence of naive conspecifics can facilitate observers\' learning and help maintain behavioral traditions. Using broader definitions, the facilitation of learning resulting from modified behavior in the presence of naive observers can be defined as teaching. Teaching has already been recorded in chimpanzees, bees, ants, meerkats, felines and other carnivores. Thus, this project aims to verify whether there is behavioral changes of the proficient monkey in the context of nutcracking behavior among semi-captive capuchin monkeys from an urban Park, allowing discussions about teaching. We start with the hypothesis that, if there is teaching, the actions of the nutcracker would change according to the presence and characteristics of the audience. We registered the categories: take the nut or hammer; place the nut, and strike the nut. We compared the frequencies of these categories considering episodes with and without an audience, also considering the maturity of the observers and the number of individuals present as audience. After performing Wilcoxon and Kruskal-Wallis tests, and building mixed linear models, there were no significant differences between the groups, indicating abscence of teaching. We argue that expanding quantitative analyzes to other populations of capuchin monkeys that also use tools may help to broaden our understanding of the role of proficient monkeys in the learning of immature monkeys. Also, further qualitative analysis could reveal details of a behavioral regulation between the nutcracker and the observer that cannot be measured through quantitative methods.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPResende, Briseida Dogo deSá, Bruna Rezende Malta de2023-04-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-11092023-164626/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-09-15T19:59:03Zoai:teses.usp.br:tde-11092023-164626Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-09-15T19:59:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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