A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias. |
id |
USP_a272bb46fc6340afcb215e1438492492 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-05072009-200106 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio 2007-04-10Ismar de Oliveira SoaresAdilson Odair CitelliClaudia LagoClaudia Vicenza Funari Sa BorgesUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Communication Comunicação Educommunication Educomunicação Mediação Mediador Mediation Mediator Planejamento Planning Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias. This research aims to establish the profile, understand the action and the concepts formed by cultural agents that were responsible for the direct relationship between the Educommunication Project by Radio Waves - Educom.rádio and the course attendants, represented by teachers, students and members of the educational societies of the Elementary Schools of the City of São Paulo. The action of those agents, named mediators, occurred in the period between the second semester of 2001 and the end of the second semester of 2004, totalizing three and a half year-period. The purpose of the mediators actions was to create, in each of the poles where the proposal was developed, the necessary conditions for the understanding of the concept of educommunication and its impact at the planning of educommunicational actions, with the utilization of radiophonic language, among other medias. https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:53Zoai:teses.usp.br:tde-05072009-200106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:10:06.751241Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.pt.fl_str_mv |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
title |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
spellingShingle |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio Claudia Vicenza Funari Sa Borges |
title_short |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
title_full |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
title_fullStr |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
title_full_unstemmed |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
title_sort |
A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio |
author |
Claudia Vicenza Funari Sa Borges |
author_facet |
Claudia Vicenza Funari Sa Borges |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ismar de Oliveira Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Adilson Odair Citelli |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Claudia Lago |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claudia Vicenza Funari Sa Borges |
contributor_str_mv |
Ismar de Oliveira Soares Adilson Odair Citelli Claudia Lago |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias. |
publishDate |
2007 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2007-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106 |
url |
https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Ciências da Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
USP |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1794502485482668032 |