A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudia Vicenza Funari Sa Borges
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias.
id USP_a272bb46fc6340afcb215e1438492492
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-05072009-200106
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio 2007-04-10Ismar de Oliveira SoaresAdilson Odair CitelliClaudia LagoClaudia Vicenza Funari Sa BorgesUniversidade de São PauloCiências da ComunicaçãoUSPBR Communication Comunicação Educommunication Educomunicação Mediação Mediador Mediation Mediator Planejamento Planning Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias. This research aims to establish the profile, understand the action and the concepts formed by cultural agents that were responsible for the direct relationship between the Educommunication Project by Radio Waves - Educom.rádio and the course attendants, represented by teachers, students and members of the educational societies of the Elementary Schools of the City of São Paulo. The action of those agents, named mediators, occurred in the period between the second semester of 2001 and the end of the second semester of 2004, totalizing three and a half year-period. The purpose of the mediators actions was to create, in each of the poles where the proposal was developed, the necessary conditions for the understanding of the concept of educommunication and its impact at the planning of educommunicational actions, with the utilization of radiophonic language, among other medias. https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:15:53Zoai:teses.usp.br:tde-05072009-200106Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:10:06.751241Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
dc.title.alternative.en.fl_str_mv A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
title A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
spellingShingle A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
Claudia Vicenza Funari Sa Borges
title_short A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
title_full A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
title_fullStr A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
title_full_unstemmed A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
title_sort A prática da mediação em processos educomunicacionais: o caso do projeto educom.rádio
author Claudia Vicenza Funari Sa Borges
author_facet Claudia Vicenza Funari Sa Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ismar de Oliveira Soares
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Adilson Odair Citelli
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Claudia Lago
dc.contributor.author.fl_str_mv Claudia Vicenza Funari Sa Borges
contributor_str_mv Ismar de Oliveira Soares
Adilson Odair Citelli
Claudia Lago
description Esta pesquisa teve como objetivo traçar o perfil, entender a ação e os conceitos formados por agentes culturais que foram responsáveis pela relação direta entre o Projeto Educomunicação pelas Ondas do Rádio - Educom.rádio e os cursistas, representados por professores, estudantes e membros das comunidades educativas, das escolas de Ensino Fundamental da Prefeitura do município de São Paulo. A atuação desses agentes, denominados mediadores, ocorreu no período compreendido entre o início do segundo semestre de 2001 e o final do segundo semestre de 2004, totalizando três anos e meio. O objetivo da atuação dos mediadores era o de criar, em cada um dos Pólos, onde a proposta foi desenvolvida, as condições indispensáveis para o entendimento do conceito de educomunicação e para a sua aplicação no planejamento de ações educomunicativas, mediante o uso da linguagem radiofônica, entre outras mídias.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106
url https://doi.org/10.11606/D.27.2007.tde-05072009-200106
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Ciências da Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502485482668032