Entre a vanguarda e o modernismo: uma análise dos escritos de Ad Reinhardt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Tiago Machado de
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-18092009-143842/
Resumo: Privilegiando os textos produzidos por Ad Reinhardt como fonte primária, o trabalho procurou apontar o desenvolvimento de seu pensamento e o lugar de seus escritos em relação aos debates da crítica de arte que nortearam a produção das vanguardas norteamericanas até a década de sessenta do século XX e analisou a influência de seus escritos em autores que escreveram nesta mesma década. Primeiramente, o trabalho investigou as apropriações que as idéias vinculadas às vanguardas artísticas européias sofreram em confronto com as necessidades peculiares ao ambiente cultural norte-americano dos anos trinta. Num segundo momento, analisou-se como este debate é atualizado a ponto de servir de base para a criação e produção de uma vanguarda artística norte-americana, que, por sua vez, é oficializada e institucionalizada nos anos do pós-guerra. Anos estes que, não por acaso, marcam a tentativa de imposição mundial, no pleno andamento da guerra fria, do american way of life através da consolidação da cultura de classe média. Nesse contexto, tendo em vista o posicionamento de Ad Reinhardt, o questionamento se encaminha em direção aos limites e possibilidades do viés crítico implícito em seus escritos em relação às sociedades articuladas em torno do consumo de mercadorias, tal como ficou configurado na experiência norte-americana do pós-guerra. Nesse sentido, a investigação se conduziu para a verificação das circunstâncias nas quais os textos de Reinhardt são lidos, especialmente por seus colegas, a partir de meados dos anos sessenta. Em suma, este itinerário, ao final de seu percurso, procurou demonstrar a importância, em meio ao debate do modernismo norte americano, do conceito central de Ad Reinahdrt: Art-as-Art e das idéias a ele relacionadas.
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