Efeitos do silêncio musical na percepção subjetiva de tempo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-29082019-145339/ |
Resumo: | O contexto musical, que é a percepção do resultado sonoro da construção estrutural (ordenação dos sons) ao longo do tempo, pode guiar o ouvinte de forma complexa, de modo que um período de silêncio, cercado de diferentes arredores musicais, gere diferentes percepções. A percepção de tempo ou tempo subjetivo refere-se à percepção da duração de um evento ou intervalo estimado por um indivíduo. É possível que os diferentes tipos de silêncio interfiram na percepção do indivíduo, ocasionando distorções temporais musicais. O objetivo do trabalho foi verificar se aspectos estruturais de uma composição musical que precedem um período de silêncio interferem na percepção subjetiva de tempo. Para isso, foram realizados dois experimentos, empregando-se um notebook. No experimento I foram empregados 12 excertos de obras musicais genuínas, sendo avaliado pelos participantes o grau de expectativa e finalização nos silêncios de cada excerto. No Experimento II foram empregados oito excertos de composições musicais com períodos de silêncio selecionados a partir dos resultados do Experimento I. A tarefa do participante foi comparar o tempo do silêncio de cada excerto com diferentes durações de tons puros. Os resultados mostram que na comparação das condições Expectativa e Finalização com o tempo real do período de silêncio musical ocorreram distorções temporais para a condição de Finalização. A comparação entre as duas condições não mostrou diferenças estatísticas significantes. Conclui-se que o estudo do silêncio musical exige procedimentos metodológicos mais apropriados |
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Efeitos do silêncio musical na percepção subjetiva de tempoEffects of musical silence on subjective time perceptionExpectationExpectativaMusicMúsicaMusical silenceSilêncio musicalSubjective timeTempo subjetivoO contexto musical, que é a percepção do resultado sonoro da construção estrutural (ordenação dos sons) ao longo do tempo, pode guiar o ouvinte de forma complexa, de modo que um período de silêncio, cercado de diferentes arredores musicais, gere diferentes percepções. A percepção de tempo ou tempo subjetivo refere-se à percepção da duração de um evento ou intervalo estimado por um indivíduo. É possível que os diferentes tipos de silêncio interfiram na percepção do indivíduo, ocasionando distorções temporais musicais. O objetivo do trabalho foi verificar se aspectos estruturais de uma composição musical que precedem um período de silêncio interferem na percepção subjetiva de tempo. Para isso, foram realizados dois experimentos, empregando-se um notebook. No experimento I foram empregados 12 excertos de obras musicais genuínas, sendo avaliado pelos participantes o grau de expectativa e finalização nos silêncios de cada excerto. No Experimento II foram empregados oito excertos de composições musicais com períodos de silêncio selecionados a partir dos resultados do Experimento I. A tarefa do participante foi comparar o tempo do silêncio de cada excerto com diferentes durações de tons puros. Os resultados mostram que na comparação das condições Expectativa e Finalização com o tempo real do período de silêncio musical ocorreram distorções temporais para a condição de Finalização. A comparação entre as duas condições não mostrou diferenças estatísticas significantes. Conclui-se que o estudo do silêncio musical exige procedimentos metodológicos mais apropriadosThe musical context, which is the perception of the construction of sound structures (ordering of sounds) over time, can guide the listener in a complex way, so that a period of silence, surrounded by different musical surroundings, generates different perceptions. The perception of time or subjective time refers to the perception of the duration of an event or the estimated interval by an individual. It is possible that the different types of silences interfere in the individual\'s perception, causing temporal musical distortions. The objective of this work was to verify if structural aspects of a musical composition that precedes a period of silence interfere in the subjective perception of time. For this, two experiments were carried out, using a notebook. In the Experiment I 12 excerpts of genuine musical works were used, and the degree of expectation and finalization in the silences of each excerpt was evaluated by the participants. In Experiment II, eight excerpts of musical compositions were used with periods of silence selected from the results of Experiment I. The participant\'s task was to compare the time of the silence of each excerpt with different durations of pure tones. The results show that in the comparison of the conditions Expectation and Finalization with the real time of the musical silence period there were temporal distortions for the Finalization condition. The comparison between the two conditions did not show significant statistical differences. We conclude that the study of musical silence requires more appropriate methodological proceduresBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBueno, Jose Lino OliveiraMarques, Gabriel de Almeida Codo2019-07-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59134/tde-29082019-145339/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-01-14T21:42:02Zoai:teses.usp.br:tde-29082019-145339Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-01-14T21:42:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O contexto musical, que é a percepção do resultado sonoro da construção estrutural (ordenação dos sons) ao longo do tempo, pode guiar o ouvinte de forma complexa, de modo que um período de silêncio, cercado de diferentes arredores musicais, gere diferentes percepções. A percepção de tempo ou tempo subjetivo refere-se à percepção da duração de um evento ou intervalo estimado por um indivíduo. É possível que os diferentes tipos de silêncio interfiram na percepção do indivíduo, ocasionando distorções temporais musicais. O objetivo do trabalho foi verificar se aspectos estruturais de uma composição musical que precedem um período de silêncio interferem na percepção subjetiva de tempo. Para isso, foram realizados dois experimentos, empregando-se um notebook. No experimento I foram empregados 12 excertos de obras musicais genuínas, sendo avaliado pelos participantes o grau de expectativa e finalização nos silêncios de cada excerto. No Experimento II foram empregados oito excertos de composições musicais com períodos de silêncio selecionados a partir dos resultados do Experimento I. A tarefa do participante foi comparar o tempo do silêncio de cada excerto com diferentes durações de tons puros. Os resultados mostram que na comparação das condições Expectativa e Finalização com o tempo real do período de silêncio musical ocorreram distorções temporais para a condição de Finalização. A comparação entre as duas condições não mostrou diferenças estatísticas significantes. Conclui-se que o estudo do silêncio musical exige procedimentos metodológicos mais apropriados |
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