Ziraldo: análise de sua produção gráfica n\'O Pasquim e no Jornal do Brasil (1969-1977)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Luciano Vieira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30042010-193910/
Resumo: A monografia recupera o humor gráfico de Ziraldo, artista tão popular, mas, curiosamente, tão pouco estudado, durante a ditadura militar brasileira. A pesquisa se baseou na descrição pré-iconográfica de seus desenhos em dois periódicos cariocas, um a cada período recortado: de junho de 1969 a junho de 1971, nO Pasquim, e de agosto de 1976 a dezembro de 1977, no Jornal do Brasil (JB) para, posteriormente, realizar uma interpretação iconológica dessa produção, cotejando-a ao levantamento bibliográfico dos principais teóricos sobre o Estado autoritário e as censuras política e moral. A relevância do tema emerge quando ponderamos que, mesmo entrincheirados pela censura, os dois jornais representaram diferentes propostas temáticas, estruturas editoriais e gestão administrativa: liberalista e comercial no caso do JB, cogestão participativa e descompromissada nO Pasquim. Observou-se que no caso dO Pasquim, há preponderância de desenhos sem maiores preocupações diretamente políticas, em que Ziraldo recorreu a variações temáticas acerca da sexualidade, crítica dos costumes e expressões idiomáticas. Sem necessariamente representar um vazio no embate com o regime militar, tais alegorias nos dão sinais da restrição imposta naquela ocasião aos motes políticos, em que o senso moral da classe média passou a ser o alvo, e a censura política, o claustro. Posteriormente, no JB, Ziraldo assume uma postura mais ofensiva à perspectiva política, atacando contradições tanto do cenário internacional, quanto da própria conjuntura interna, seus agentes e instrumentos de cerceamento. Nesse sentido, o trabalho de Ziraldo nos serve como tese, ao evidenciar a grande soma de ataques gráficos por ele desferidos ao regime político entre os editoriais do JB, tendo como suporte um periódico sugestivamente inclinado às questões comerciais e empático a algumas direções econômicas e políticas dos militares. Por outro lado, a relação de seus trabalhos com temas políticos foi quase nula durante os anos duros do mais agressivo ato institucional o 5º ; nesse caso, desenhando sobre sexualidade e costumes da classe média, denunciando justamente sua apatia, tendo como suporte um tablóide recordado como o mais resistente representante da imprensa alternativa no País, O Pasquim.
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A relevância do tema emerge quando ponderamos que, mesmo entrincheirados pela censura, os dois jornais representaram diferentes propostas temáticas, estruturas editoriais e gestão administrativa: liberalista e comercial no caso do JB, cogestão participativa e descompromissada nO Pasquim. Observou-se que no caso dO Pasquim, há preponderância de desenhos sem maiores preocupações diretamente políticas, em que Ziraldo recorreu a variações temáticas acerca da sexualidade, crítica dos costumes e expressões idiomáticas. Sem necessariamente representar um vazio no embate com o regime militar, tais alegorias nos dão sinais da restrição imposta naquela ocasião aos motes políticos, em que o senso moral da classe média passou a ser o alvo, e a censura política, o claustro. Posteriormente, no JB, Ziraldo assume uma postura mais ofensiva à perspectiva política, atacando contradições tanto do cenário internacional, quanto da própria conjuntura interna, seus agentes e instrumentos de cerceamento. Nesse sentido, o trabalho de Ziraldo nos serve como tese, ao evidenciar a grande soma de ataques gráficos por ele desferidos ao regime político entre os editoriais do JB, tendo como suporte um periódico sugestivamente inclinado às questões comerciais e empático a algumas direções econômicas e políticas dos militares. Por outro lado, a relação de seus trabalhos com temas políticos foi quase nula durante os anos duros do mais agressivo ato institucional o 5º ; nesse caso, desenhando sobre sexualidade e costumes da classe média, denunciando justamente sua apatia, tendo como suporte um tablóide recordado como o mais resistente representante da imprensa alternativa no País, O Pasquim.The monograph recovers Ziraldos graphic humor, such a popular artist, but, surprisingly, so little studied, during the Brazilian military dictatorship. The research was based on the iconography description of his drawings in two carioca newspapers, each one to each period: from June 1969 to June 1971 in Pasquim and from August 1976 to December 1977 in Jornal do Brasil (JB) for, later, accomplishing an iconology interpretation of such a production, comparing it to the bibliography of the main theorists in authoritarian state and the politic and moral censorships. The relevance of the theme emerges when we meditated that, even entrenched by censorship, both newspapers represented different proposed thematic, structures editorials and administration: liberal and commercial in the case of JB, co-administration and unworried in Pasquim. It was observed that in the case of the Pasquim, there is preponderance of drawings with no directly political concerns, in which Ziraldo fell back upon thematic variations concerning sexuality, critic of habits and idiomatic expressions. Without necessarily representing an emptiness in the collision with military dictatorship, such allegories give us signs of the restriction imposed on that occasion to the political mottos, in which moral sense of the middle class became the objective, and the political censorship the confinement. Later, in JB, Ziraldo assumes a more offensive posture to the political perspective, attacking both the international scenery and the very internal conjuncture contradictions, its agents and restriction instruments. In that sense, Ziraldo\'s work serves us as thesis when evidencing the great sum of graphic attacks he did in relation to the political regime among the editorials of JB, having as support a newspaper suggestively tilted to the commercial subjects, and favorable to some economical and political directions of the military. On the other hand, the relationship of his works with political themes was almost null during the hard years of the most aggressive Institutional Act the 5th ; in that case, drawing on sexuality and habits of the middle class, denouncing justly its apathy, having as support a tabloid remembered as the most resistant representative of the alternative press in the country, O Pasquim.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPContier, Arnaldo DarayaFrancisco, Luciano Vieira2010-04-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-30042010-193910/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:12Zoai:teses.usp.br:tde-30042010-193910Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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