Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1991 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-20052015-095531/ |
Resumo: | Ciência e Tecnologia são considerados empreendimentos culturalmente referenciados, p ira além de históricos e sociais. A categoria dual Fragmentos e Totalidades é contemplada tanto na criação científica quanto no seu ensinar-aprender. Diante das prevalências do conhecimento fragmentado e do componente inercial que resiste ao novo na educação científica dos vários níveis de escolarização, é proposta a adoção de conceitos supradisciplinares e unificadores para ancorar o tratamento didático-pedagógico desse conhecimento. As possibilidades de conquistas de ganhos culturais pelos educandos na estruturação de unidades interligadas de saber são discutidas e avaliadas. |
id |
USP_a3622f3cf81a1f87784e78261597b7d8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-20052015-095531 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciênciasFragments and wholes in scientific knowledge and in science teachingEnsino de ciências e conceitos unificadoresEnsino de ciências e culturaFragmentosFragmentsscience teaching and cultureScience teaching and unifying conceptsTotalidades e ensino de ciênciasWholes and science teachingCiência e Tecnologia são considerados empreendimentos culturalmente referenciados, p ira além de históricos e sociais. A categoria dual Fragmentos e Totalidades é contemplada tanto na criação científica quanto no seu ensinar-aprender. Diante das prevalências do conhecimento fragmentado e do componente inercial que resiste ao novo na educação científica dos vários níveis de escolarização, é proposta a adoção de conceitos supradisciplinares e unificadores para ancorar o tratamento didático-pedagógico desse conhecimento. As possibilidades de conquistas de ganhos culturais pelos educandos na estruturação de unidades interligadas de saber são discutidas e avaliadas.Science and Technology are determined by cultural relations, besides their constraints with historical and societal process. The dualistic category Fragments & Wholeness is considered in epistemological and pedagogical references. In opposition to the fragmentation process and the inercial component to the new knowledge that still remains in all the Science Education levels, the adoption of unifying concepts as anchors for the didatic treatment of this knowledge is proposed. The possibilities of cultural acquirements conquered by the students during the construction of knowledge structures in the perspective of linkages and unities are discussed and evaluated.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMenezes, Luis Carlos deAngotti, José André Peres1991-04-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-20052015-095531/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:57Zoai:teses.usp.br:tde-20052015-095531Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências Fragments and wholes in scientific knowledge and in science teaching |
title |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
spellingShingle |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências Angotti, José André Peres Ensino de ciências e conceitos unificadores Ensino de ciências e cultura Fragmentos Fragments science teaching and culture Science teaching and unifying concepts Totalidades e ensino de ciências Wholes and science teaching |
title_short |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
title_full |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
title_fullStr |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
title_full_unstemmed |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
title_sort |
Fragmentos e totalidades no conhecimento científico e ensino de ciências |
author |
Angotti, José André Peres |
author_facet |
Angotti, José André Peres |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Luis Carlos de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Angotti, José André Peres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de ciências e conceitos unificadores Ensino de ciências e cultura Fragmentos Fragments science teaching and culture Science teaching and unifying concepts Totalidades e ensino de ciências Wholes and science teaching |
topic |
Ensino de ciências e conceitos unificadores Ensino de ciências e cultura Fragmentos Fragments science teaching and culture Science teaching and unifying concepts Totalidades e ensino de ciências Wholes and science teaching |
description |
Ciência e Tecnologia são considerados empreendimentos culturalmente referenciados, p ira além de históricos e sociais. A categoria dual Fragmentos e Totalidades é contemplada tanto na criação científica quanto no seu ensinar-aprender. Diante das prevalências do conhecimento fragmentado e do componente inercial que resiste ao novo na educação científica dos vários níveis de escolarização, é proposta a adoção de conceitos supradisciplinares e unificadores para ancorar o tratamento didático-pedagógico desse conhecimento. As possibilidades de conquistas de ganhos culturais pelos educandos na estruturação de unidades interligadas de saber são discutidas e avaliadas. |
publishDate |
1991 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1991-04-25 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-20052015-095531/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-20052015-095531/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257155449651200 |