It´s a long way: poética do exílio na obra fonográfica de Caetano Veloso (1969-1972)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-13052022-173719/ |
Resumo: | Em dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. Partindo das considerações de Santuza Cambraia Naves e de José Miguel Wisnik no campo de estudos da canção popular brasileira, além da crítica produzida pela ensaísta Flora Süssekind, este trabalho reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices. Por meio das análises das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão (1969) e o retorno ao Brasil (1972), a saber, os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972) estes dois últimos no exílio em Londres, buscou-se evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio |
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It´s a long way: poética do exílio na obra fonográfica de Caetano Veloso (1969-1972)It´s a long way: poetics of exile in the recorded music of Caetano Veloso (1969-1972)1968AI-5Brazilian military dictatorshipBrazilian popular musicCaetano VelosoCaetano VelosoCanção popular brasileiraDitadura militarExileExílioMPBMúsica popular brasileiraPoética do exílioPoetics of exilePós-tropicalismoTropicalismEm dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. Partindo das considerações de Santuza Cambraia Naves e de José Miguel Wisnik no campo de estudos da canção popular brasileira, além da crítica produzida pela ensaísta Flora Süssekind, este trabalho reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices. Por meio das análises das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão (1969) e o retorno ao Brasil (1972), a saber, os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972) estes dois últimos no exílio em Londres, buscou-se evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílioIn December 1968, songwriters Caetano Veloso and Gilberto Gil were arrested by agents of the Brazilian military dictatorship, in the aftermath of Ato Institucional n° 5, which enabled the escalate of authoritarian acts by the military government in the late sixties in Brazil. After 54 days of imprisonment and four more months in home confinement in Salvador, Bahia, the musicians were exiled from Brazil, in July 1969, being authorized to return only in early 1972. Considering the ideas of Santuza Cambraia Naves and José Miguel Wisnik which concern the studies in Brazilian popular music as a starting point, as well as the work of critic and essayist Flora Süssekind, this research reflects on how the arbitrary acts and persecutions perpetrated by the military regime caused a fraction in Brazilian arts and culture in general and particularly in Tropicalism, due to the exile of its two main characters. Through detained analysis of the songs comprised in the three albums written by Caetano Veloso in that period: Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) and Transa (1972) this work intends to comprehend how they express a poetics of exileBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMarques, Ivan FranciscoFráguas, Márcia Cristina2021-11-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8149/tde-13052022-173719/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-05-16T15:43:35Zoai:teses.usp.br:tde-13052022-173719Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-05-16T15:43:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Em dezembro de 1968, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil foram presos pelo regime militar, na esteira do recrudescimento do autoritarismo e das arbitrariedades chanceladas pelo Ato Institucional n° 5, de 13 de dezembro de 1968. Após 54 dias encarcerados e mais quatro meses de confinamento domiciliar em Salvador, Bahia, os músicos foram exilados do Brasil, em julho de 1969, retornando ao país no início de 1972. Partindo das considerações de Santuza Cambraia Naves e de José Miguel Wisnik no campo de estudos da canção popular brasileira, além da crítica produzida pela ensaísta Flora Süssekind, este trabalho reflete sobre o modo como as perseguições perpetradas pelos militares fraturou, no geral, o campo das artes e da cultura no Brasil do final da década de 1960 e, em particular, o Tropicalismo, com o exílio de seus dois principais artífices. Por meio das análises das canções que compõem a obra fonográfica do cantor e compositor Caetano Veloso produzida no período entre a prisão (1969) e o retorno ao Brasil (1972), a saber, os álbuns Caetano Veloso (1969), Caetano Veloso (1971) e Transa (1972) estes dois últimos no exílio em Londres, buscou-se evidenciar e interpretar a construção de uma poética do exílio |
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