Leitura e escrita de crônicas no Ensino Fundamental II - anos finais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosiska, Paula
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-31102024-113819/
Resumo: Professores da educação básica, há anos, deparam com o desafio de proporcionar o letramento literário a jovens que, devido a fatores histórico-sociais, estão distantes da palavra escrita. Os quase dois anos de ensino remoto, implementado às pressas na pandemia de Covid-19, culminaram em ainda mais distanciamento das leituras que, costumeiramente, apenas chegam às pessoas por meio do ambiente escolar. Enquanto docentes e estudantes estavam em processo de letramento digital, para emular esse ambiente em plataformas de ensino, as leituras literárias foram justificadamente postergadas. Em virtude de tais circunstâncias, o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos estudantes, exigidas dos alunos do Ciclo Autoral, tornou-se tarefa ainda mais intrincada. Diante do quadro apresentado, foi elaborada uma adaptação de sequência didática, como desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a ser aplicada no sétimo ano de uma escola da rede municipal de São Paulo. Para isso, o gênero crônica foi escolhido, porque, além de abordar os temas do cotidiano, que passaram a ser valorizados após o isolamento pandêmico, é um texto enxuto, com linguagem coloquial. Como embasamento teórico sobre o gênero, recorremos sobretudo aos estudos de Arrigucci (1987); Candido (1981); Candido (2011) e Coutinho (2003). Acerca das práticas de ensino de leitura e escrita, Antunes (2010, 2017), Cosson (2020, 2022), Jolibert (1994), Rouxel; Langlade; Rezende (2013) respaldam este trabalho, que teve como ponto de partida, roda de conversa para diagnosticar os hábitos de leitura dos meus alunos. A partir do que foi verificado, fez-se necessário adaptar alguns conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para iniciar a proposta de produção, para que os jovens estivessem em processo de autoria compreendendo seu papel na esfera literária ainda que em ambiente escolar. A partir da verificação das produções textuais, com estabelecimento e tabulação de critérios de análise, foi possível constatar que os textos selecionados e trabalhados em sala de aula tiveram influência na escrita dos estudantes indicando a importância do desenvolvimento de uma proposta voltada para quem desenvolve a produção em um trânsito entre o que já foi escrito e o que podemos escrever
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Diante do quadro apresentado, foi elaborada uma adaptação de sequência didática, como desenvolvida por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), a ser aplicada no sétimo ano de uma escola da rede municipal de São Paulo. Para isso, o gênero crônica foi escolhido, porque, além de abordar os temas do cotidiano, que passaram a ser valorizados após o isolamento pandêmico, é um texto enxuto, com linguagem coloquial. Como embasamento teórico sobre o gênero, recorremos sobretudo aos estudos de Arrigucci (1987); Candido (1981); Candido (2011) e Coutinho (2003). Acerca das práticas de ensino de leitura e escrita, Antunes (2010, 2017), Cosson (2020, 2022), Jolibert (1994), Rouxel; Langlade; Rezende (2013) respaldam este trabalho, que teve como ponto de partida, roda de conversa para diagnosticar os hábitos de leitura dos meus alunos. A partir do que foi verificado, fez-se necessário adaptar alguns conceitos de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), para iniciar a proposta de produção, para que os jovens estivessem em processo de autoria compreendendo seu papel na esfera literária ainda que em ambiente escolar. A partir da verificação das produções textuais, com estabelecimento e tabulação de critérios de análise, foi possível constatar que os textos selecionados e trabalhados em sala de aula tiveram influência na escrita dos estudantes indicando a importância do desenvolvimento de uma proposta voltada para quem desenvolve a produção em um trânsito entre o que já foi escrito e o que podemos escreverFor years, Basic education teachers have tried to answer the challenge of providing literary literacy to young people who, due to historical-social factors, are far from the written word. The two-year period of remote teaching, implemented hastily during the COVID-19 pandemic, culminated in an even greater distance from readings that only reach people through the school environment. While teachers and students were in the process of digital literacy, to emulate this environment on teaching platforms, literary reading found no place. Due to such circumstances, the development of reading and writing skills of the students, one of the requirements in Middle school, has become an even more intricate task. Given the situation presented, we prepared an adaptation of the didactic sequence, as designed by Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004), and applied it in the seventh grade of a municipal school in São Paulo. For this, we choose the genre \'cronica\' in addition to addressing everyday themes - highlighted values after pandemic isolation. The main reason for this choice was the colloquial language present in this genre. As a theoretical basis for the genre, we rely mainly on studies by Arrigucci (1987), Candido (1981), Candido (2011), and Coutinho (2003). We chose Antunes (2010, 2017), Cosson (2020, 2022), Jolibert (1994), Dalvi, Rezende, and Rouxel (2013), about reading and writing teaching practices, which had as its starting point a conversation circle to diagnose the reading habits of my students. Based on what was verified, it was necessary to adopt some concepts from Dolz, Noverraz, and Schneuwly (2004) to start a Didactic Sequence in which young people are in the authorship process. The authors of the didactic sequence state that the best way to work with literary texts in the classroom is to ask students themselves to write them to experience all the aspects of literary texts. After establishing the analysis criteria and using them to verify how the selected texts (corpus) influenced the students\' texts, we were able to observe the importance of developing a proposal aimed at those who develop the written production in a transition between what has already been written and what we can writeBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGebara, Ana Elvira LucianoRosiska, Paula2024-04-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-31102024-113819/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-10-31T13:52:02Zoai:teses.usp.br:tde-31102024-113819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-10-31T13:52:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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