A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Michel Carvalho da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-28022014-141218/
Resumo: Pretende-se analisar o papel da mídia na representação do ensino superior no Brasil, investigando o discurso editorial do jornal Folha de S. Paulo sobre as noções de democratização e excelência. O corpus será formado por editoriais publicados pelo veículo entre 2003 e 2010, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula. O período escolhido coincide com a adoção de programas de expansão de vagas na educação superior e com a perspectiva na época de uma reforma universitária. O estudo reflete como a instância editorial midiática agenda e enquadra determinadas temáticas, reiterando teses, ressemantizando sentidos, na tentativa de influenciar o debate público sobre a educação. A hipótese que se levanta é que a Folha aponta para um modelo de educação superior, a partir de expedientes enunciativos comprobatórios e predicativos, que se aproximam de determinados discursos de agentes políticos e organizações internacionais. A interpretação será realizada a partir de alguns conceitos norteadores da análise do discurso, assim como nos estudos da linha de pesquisa comunicação e educação.
id USP_a3ad6fb80c7a59cf14e5c694d1a2364f
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-28022014-141218
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. PauloCommunication and EducationComunicação e EducaçãoDiscurso MidiáticoEditorialEditorialEnsino SuperiorFolha de S. PauloFolha de S. PauloHigher EducationMedia DiscoursePretende-se analisar o papel da mídia na representação do ensino superior no Brasil, investigando o discurso editorial do jornal Folha de S. Paulo sobre as noções de democratização e excelência. O corpus será formado por editoriais publicados pelo veículo entre 2003 e 2010, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula. O período escolhido coincide com a adoção de programas de expansão de vagas na educação superior e com a perspectiva na época de uma reforma universitária. O estudo reflete como a instância editorial midiática agenda e enquadra determinadas temáticas, reiterando teses, ressemantizando sentidos, na tentativa de influenciar o debate público sobre a educação. A hipótese que se levanta é que a Folha aponta para um modelo de educação superior, a partir de expedientes enunciativos comprobatórios e predicativos, que se aproximam de determinados discursos de agentes políticos e organizações internacionais. A interpretação será realizada a partir de alguns conceitos norteadores da análise do discurso, assim como nos estudos da linha de pesquisa comunicação e educação.It is intended to analyze the role of media in the representation of higher education in Brazil, investigating the editorial speech of the newspaper Folha de S. Paulo on the notions of democratization and excellence. The corpus will consist of editorials published by the vehicle between 2003 and 2010, during the two terms of former President Lula. The chosen period coincides with the adoption of expansion programs of enrollment in higher education and the prospect at the time of a university reform. The study reflects how the media editorial instance schedule and frame certain themes, reiterating theses, resematizating senses in an attempt to influence the public debate about the education. The hypothesis is that the Folha points to a model of higher education, from evidential and predicative expedients enunciative, that approximate of determined speeches of political agents and international organizations. The interpretation will be performed from some guiding concepts of discourse analysis, as in the studies of the communication and education research lines.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCitelli, Adilson OdairSilva, Michel Carvalho da2013-09-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-28022014-141218/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:47Zoai:teses.usp.br:tde-28022014-141218Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
title A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
spellingShingle A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
Silva, Michel Carvalho da
Communication and Education
Comunicação e Educação
Discurso Midiático
Editorial
Editorial
Ensino Superior
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Higher Education
Media Discourse
title_short A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
title_full A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
title_fullStr A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
title_full_unstemmed A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
title_sort A educação superior no discurso midiático: imagens de excelência e democratização nos editoriais da Folha de S. Paulo
author Silva, Michel Carvalho da
author_facet Silva, Michel Carvalho da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Citelli, Adilson Odair
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Michel Carvalho da
dc.subject.por.fl_str_mv Communication and Education
Comunicação e Educação
Discurso Midiático
Editorial
Editorial
Ensino Superior
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Higher Education
Media Discourse
topic Communication and Education
Comunicação e Educação
Discurso Midiático
Editorial
Editorial
Ensino Superior
Folha de S. Paulo
Folha de S. Paulo
Higher Education
Media Discourse
description Pretende-se analisar o papel da mídia na representação do ensino superior no Brasil, investigando o discurso editorial do jornal Folha de S. Paulo sobre as noções de democratização e excelência. O corpus será formado por editoriais publicados pelo veículo entre 2003 e 2010, durante os dois mandatos do ex-presidente Lula. O período escolhido coincide com a adoção de programas de expansão de vagas na educação superior e com a perspectiva na época de uma reforma universitária. O estudo reflete como a instância editorial midiática agenda e enquadra determinadas temáticas, reiterando teses, ressemantizando sentidos, na tentativa de influenciar o debate público sobre a educação. A hipótese que se levanta é que a Folha aponta para um modelo de educação superior, a partir de expedientes enunciativos comprobatórios e predicativos, que se aproximam de determinados discursos de agentes políticos e organizações internacionais. A interpretação será realizada a partir de alguns conceitos norteadores da análise do discurso, assim como nos estudos da linha de pesquisa comunicação e educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-28022014-141218/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-28022014-141218/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257425648812032