Gramática e estilística em diálogo: a crônica em narrativas escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Sueli Pinheiro da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10072020-220242/
Resumo: Esta pesquisa apresenta o resultado de um estudo acerca do conjunto de trabalhos voltados para a abordagem estilística, especialmente no ensino de língua portuguesa, inspirado na experiência vivida por Bakhtin quando foi professor de língua russa na Educação Básica em meados do século XX. Para tanto, investigamos: a trajetória desses estudos no Brasil; a perspectiva de estilo/estilística no Círculo de Bakhtin, ao qual o estilo é fruto das relações de interação social em que a língua se realiza, por meio do encontro de vozes de sujeitos sócio-históricos e dialogicamente constituídos no outro; e, por fim, propomos uma abordagem de ensino de língua portuguesa de base estilística. Desse modo, via realização de uma pesquisa-ação, desenvolvemos um projeto didático destinado a alunos do ensino médio, pautado em atividades de leitura, escrita e reescrita de crônicas, considerando-se os elementos que constituem esse gênero e a escolha dos recursos estilísticos empregados na construção dos enunciados. A escrita dos alunos apresenta, por um lado, o relato de fatos cotidianos compartilhados por meio de narrativas em que se expressam e provocam no seu interlocutor sentimentos que oscilam da indignação ao humor ou mesmo uma reflexão. Por outro lado, destacam-se componentes gramaticais e discursivos utilizados para construir determinados sentidos e provocar respostas presumidas no seu interlocutor, num processo de interação em que entram em cena as suas valorações sociais. Os resultados da pesquisa demonstram que o estudo da estilística no Brasil constitui referência na estilística linguística, na estilística literária, na estilística sociolinguística e, mais recentemente, na abordagem enunciativo-discursiva, inclusive em trabalhos inspirados na perspectiva dialógica da linguagem. A intervenção didática realizada despertou nos alunos a sua capacidade de acessar diferentes recursos estilísticos para a construção de textos, que revelam seus interesses na seleção dos articuladores da narrativa para atingir seus propósitos discursivos em situações de interação. A pesquisa possibilitou também avanços e retomadas nos estudos estilísticos e, por seu caráter interventivo, pode contribuir para a formação de escritores e para o ensino de língua portuguesa.
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Desse modo, via realização de uma pesquisa-ação, desenvolvemos um projeto didático destinado a alunos do ensino médio, pautado em atividades de leitura, escrita e reescrita de crônicas, considerando-se os elementos que constituem esse gênero e a escolha dos recursos estilísticos empregados na construção dos enunciados. A escrita dos alunos apresenta, por um lado, o relato de fatos cotidianos compartilhados por meio de narrativas em que se expressam e provocam no seu interlocutor sentimentos que oscilam da indignação ao humor ou mesmo uma reflexão. Por outro lado, destacam-se componentes gramaticais e discursivos utilizados para construir determinados sentidos e provocar respostas presumidas no seu interlocutor, num processo de interação em que entram em cena as suas valorações sociais. Os resultados da pesquisa demonstram que o estudo da estilística no Brasil constitui referência na estilística linguística, na estilística literária, na estilística sociolinguística e, mais recentemente, na abordagem enunciativo-discursiva, inclusive em trabalhos inspirados na perspectiva dialógica da linguagem. A intervenção didática realizada despertou nos alunos a sua capacidade de acessar diferentes recursos estilísticos para a construção de textos, que revelam seus interesses na seleção dos articuladores da narrativa para atingir seus propósitos discursivos em situações de interação. A pesquisa possibilitou também avanços e retomadas nos estudos estilísticos e, por seu caráter interventivo, pode contribuir para a formação de escritores e para o ensino de língua portuguesa.This research presents the result of a study about a set of works aimed at the stylistic approach, especially in language teaching, inspired by an experience lived by Bakhtin, when he was a Russian language teacher in Basic Education in the middle of the XX century. For this purpose, we investigated the path of these studies in Brazil about the style/stylistic perspective in the Bakhtin circle, where style is the result of social interaction relations in which language takes place in the voices encounter of socio-historical subjects and dialogically constituted in the other; and, finally, we propose a stylistic-based approach to teaching the Portuguese language. Thus, through an action research, we carried out a didactic project intended for high school students based on reading and writing activities and rewriting chronicles focused on the elements that constitute this genre and the choice of stylistic resources used in statements construction. On the one hand, the students\' writing shows the report of everyday facts shared through narratives in which they express themselves and arise feelings in their interlocutor that vary from indignation to humor or even to a reflection. On the other hand, there are grammatical and discursive components used to construct certain meanings and to cause presumed responses in their interlocutor during an interaction process in which their social values come into play. The research results show that the study of stylistics in Brazil is a reference in linguistic stylistics, in literary linguistic, in sociolinguistic stylistics and, more recently in the enunciative-discursive approach, especially in works inspired by language dialogic perspective. The didactic intervention arouse in the students their ability to access different stylistic resources for building texts, what reveal their interests in the selection of articulatory elements to achieve their discursive purposes in interaction situations. The research made it possible to resume and advance in stylistic studies and, due to its interventional character; it can contribute to the Portuguese language teaching.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGrillo, Sheila Vieira de CamargoSilva, Sueli Pinheiro da2020-03-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8142/tde-10072020-220242/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-07-11T04:17:01Zoai:teses.usp.br:tde-10072020-220242Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-07-11T04:17:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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