Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Henrique, Nayana Ribeiro
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-203514/
Resumo: Tradicionalmente, os processos de ensino e aprendizagem em diversos setores têm se pautado na centralidade do professor, em que conteúdos, propósitos e atividades estão previamente delineados e são repassados aos praticantes. No âmbito esportivo, soma-se a tal premissa ao viés técnico de aprendizagem de habilidades esportivas. No entanto, importantes teorias vêm discutindo as consequências do referido método e, influenciados pelo viés da Pedagogia do Esporte, os processos centrados no aluno/praticante tem crescido consideravelmente, sobretudo em projetos esportivos com viés formativo e/ou iniciação esportiva. Nele, os aprendizes são ativos, ou seja, têm maior participação em seu aprendizado e em suas próprias responsabilidades. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar duas metodologias de ensino (centrada no aluno e centrada no professor) aplicadas a um projeto de ginástica para todos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação participante, com aulas divididas em dois grupos mistos de crianças e adolescentes (6 a 12 anos): turma CA - aulas centradas no aluno; turma CP - aulas centradas no professor. A coleta de dados foi dividida nas seguintes etapas: a) diários de campo, nos quais os monitores e professores registraram por meio da linguagem oral (mídia social WhatsApp) e escrita (e-mail e caderno de anotação) as percepções acerca de cada aula; b) roda de conversa no final de cada aula com pequenos grupos de praticantes (gravadas em vídeos), cada qual realizada por um monitor; c) reunião didático-pedagógica com os monitores, no dia posterior à intervenção - que balizavam as aulas subsequentes; e) e, por fim, grupo focal com dois representantes de cada minigrupo de apresentação pré e após a participação em um festival de GPT. Para a análise dos dados, adotamos a análise temática, com a criação de categorias, inicialmente para cada discurso e, posteriormente, para todas de maneira geral. Para validade e confiabilidade dos dados, durante toda a coleta tivemos o acompanhamento de um critical friend, que emitiu feedbacks externos sobre o processo e tratou de fortalecer nossa neutralidade ao analisar cada método. Antes das reuniões didático-pedagógicas, cada pesquisador analisava as entrevistas dos praticantes e diários dos demais colegas para explanar os temas mais salutares. Posteriormente, cruzávamos as informações e chegávamos a temáticas mais recorrentes. Os resultados indicaram 3 aspectos a serem discutidos: 1) Os 4F\'s, 2) Composição Coreográfica e 3) O desafio do processo ensino-aprendizagem: Mediação. Apoiados nos resultados deste estudo, podemos assumir que o ensino centrado no aluno proporcionou reflexão sobre as próprias ações no grupo, senso de coletividade, além de despertar a criatividade e autonomia
id USP_a4d65c807390b9a3b6d0a0552eeb8655
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-14052021-203514
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todosStudent-centered and teacher-centered classes: experiences in gymnastics for allEnsino-aprendizagemFitnessGinásticaGinástica para todosGymnastics for AllPedagogia do esporteSport pedagogyTeaching-learningTradicionalmente, os processos de ensino e aprendizagem em diversos setores têm se pautado na centralidade do professor, em que conteúdos, propósitos e atividades estão previamente delineados e são repassados aos praticantes. No âmbito esportivo, soma-se a tal premissa ao viés técnico de aprendizagem de habilidades esportivas. No entanto, importantes teorias vêm discutindo as consequências do referido método e, influenciados pelo viés da Pedagogia do Esporte, os processos centrados no aluno/praticante tem crescido consideravelmente, sobretudo em projetos esportivos com viés formativo e/ou iniciação esportiva. Nele, os aprendizes são ativos, ou seja, têm maior participação em seu aprendizado e em suas próprias responsabilidades. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar duas metodologias de ensino (centrada no aluno e centrada no professor) aplicadas a um projeto de ginástica para todos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação participante, com aulas divididas em dois grupos mistos de crianças e adolescentes (6 a 12 anos): turma CA - aulas centradas no aluno; turma CP - aulas centradas no professor. A coleta de dados foi dividida nas seguintes etapas: a) diários de campo, nos quais os monitores e professores registraram por meio da linguagem oral (mídia social WhatsApp) e escrita (e-mail e caderno de anotação) as percepções acerca de cada aula; b) roda de conversa no final de cada aula com pequenos grupos de praticantes (gravadas em vídeos), cada qual realizada por um monitor; c) reunião didático-pedagógica com os monitores, no dia posterior à intervenção - que balizavam as aulas subsequentes; e) e, por fim, grupo focal com dois representantes de cada minigrupo de apresentação pré e após a participação em um festival de GPT. Para a análise dos dados, adotamos a análise temática, com a criação de categorias, inicialmente para cada discurso e, posteriormente, para todas de maneira geral. Para validade e confiabilidade dos dados, durante toda a coleta tivemos o acompanhamento de um critical friend, que emitiu feedbacks externos sobre o processo e tratou de fortalecer nossa neutralidade ao analisar cada método. Antes das reuniões didático-pedagógicas, cada pesquisador analisava as entrevistas dos praticantes e diários dos demais colegas para explanar os temas mais salutares. Posteriormente, cruzávamos as informações e chegávamos a temáticas mais recorrentes. Os resultados indicaram 3 aspectos a serem discutidos: 1) Os 4F\'s, 2) Composição Coreográfica e 3) O desafio do processo ensino-aprendizagem: Mediação. Apoiados nos resultados deste estudo, podemos assumir que o ensino centrado no aluno proporcionou reflexão sobre as próprias ações no grupo, senso de coletividade, além de despertar a criatividade e autonomiaTraditionally, teaching and learning processes in different sectors have been guided by the centrality of the teacher, in which contents, purposes and activities are previously outlined and are passed on to practitioners. In sports, this premise is added to the technical bias of learning sports skills. However, important theories have been discussing the consequences of the aforementioned method and, influenced by the Pedagogy of Sport bias, the processes centered on the student / practitioner have grown considerably above all, in sports projects with formative bias and / or sports initiation. In it, apprentices are active, that is, they have greater participation in their learning and in their own responsibilities. Thus, the aim of this study was to analyze two teaching methodologies (student-centered and teacher-centered) applied to a Gymnastics for All project. The study was characterized as a participatory action research, with classes divided into two mixed groups of children and adolescents (6 to 12 years old): CA class - classes centered on the student; CP class - teacher-centered classes. The data collection was divided into the following steps: a) field diaries, in which the monitors and teachers recorded through the oral language (social media WhatsApp) and written (email and notebook) the perceptions about each class ; b) conversation circle at the end of each class with small groups of practitioners (recorded on videos), each performed by a monitor; c) didactic pedagogical meeting with the monitors, the day after the intervention - which marked the subsequent classes; e) and, finally, a focus group with two representatives from each mini-group presenting before and after participating in a GfA festival. For the analysis of the data we adopted the thematic analysis, with the creation of categories, initially for each discourse and, later, for all in general. For validity and reliability of the data, throughout the collection we had the follow-up of a critical friend, who sent external feedbacks about the process and tried to strengthen our neutrality when analyzing each method and before the didactic-pedagogical meetings, each researcher analyzed the interviews of the practitioners and diaries of other colleagues to explain the most wholesome topics. Subsequently, we crossed the information and arrived at more recurring themes. The results indicated 3 aspects to be discussed: 1) The 4F\'s, 2) Choreographic Composition and 3) The challenge of the teaching-learning process: Mediation. Based on the results of this study, we can assume that student-centered teaching provided reflection on the group\'s own actions, sense of collectivity, in addition to awakening creativity and autonomyBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCarbinatto, Michele VivieneHenrique, Nayana Ribeiro2020-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-203514/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-06-22T00:16:09Zoai:teses.usp.br:tde-14052021-203514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-06-22T00:16:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
Student-centered and teacher-centered classes: experiences in gymnastics for all
title Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
spellingShingle Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
Henrique, Nayana Ribeiro
Ensino-aprendizagem
Fitness
Ginástica
Ginástica para todos
Gymnastics for All
Pedagogia do esporte
Sport pedagogy
Teaching-learning
title_short Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
title_full Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
title_fullStr Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
title_full_unstemmed Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
title_sort Aula centrada no aluno e aula centrada no professor: experiência na ginástica para todos
author Henrique, Nayana Ribeiro
author_facet Henrique, Nayana Ribeiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carbinatto, Michele Viviene
dc.contributor.author.fl_str_mv Henrique, Nayana Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino-aprendizagem
Fitness
Ginástica
Ginástica para todos
Gymnastics for All
Pedagogia do esporte
Sport pedagogy
Teaching-learning
topic Ensino-aprendizagem
Fitness
Ginástica
Ginástica para todos
Gymnastics for All
Pedagogia do esporte
Sport pedagogy
Teaching-learning
description Tradicionalmente, os processos de ensino e aprendizagem em diversos setores têm se pautado na centralidade do professor, em que conteúdos, propósitos e atividades estão previamente delineados e são repassados aos praticantes. No âmbito esportivo, soma-se a tal premissa ao viés técnico de aprendizagem de habilidades esportivas. No entanto, importantes teorias vêm discutindo as consequências do referido método e, influenciados pelo viés da Pedagogia do Esporte, os processos centrados no aluno/praticante tem crescido consideravelmente, sobretudo em projetos esportivos com viés formativo e/ou iniciação esportiva. Nele, os aprendizes são ativos, ou seja, têm maior participação em seu aprendizado e em suas próprias responsabilidades. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar duas metodologias de ensino (centrada no aluno e centrada no professor) aplicadas a um projeto de ginástica para todos. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa-ação participante, com aulas divididas em dois grupos mistos de crianças e adolescentes (6 a 12 anos): turma CA - aulas centradas no aluno; turma CP - aulas centradas no professor. A coleta de dados foi dividida nas seguintes etapas: a) diários de campo, nos quais os monitores e professores registraram por meio da linguagem oral (mídia social WhatsApp) e escrita (e-mail e caderno de anotação) as percepções acerca de cada aula; b) roda de conversa no final de cada aula com pequenos grupos de praticantes (gravadas em vídeos), cada qual realizada por um monitor; c) reunião didático-pedagógica com os monitores, no dia posterior à intervenção - que balizavam as aulas subsequentes; e) e, por fim, grupo focal com dois representantes de cada minigrupo de apresentação pré e após a participação em um festival de GPT. Para a análise dos dados, adotamos a análise temática, com a criação de categorias, inicialmente para cada discurso e, posteriormente, para todas de maneira geral. Para validade e confiabilidade dos dados, durante toda a coleta tivemos o acompanhamento de um critical friend, que emitiu feedbacks externos sobre o processo e tratou de fortalecer nossa neutralidade ao analisar cada método. Antes das reuniões didático-pedagógicas, cada pesquisador analisava as entrevistas dos praticantes e diários dos demais colegas para explanar os temas mais salutares. Posteriormente, cruzávamos as informações e chegávamos a temáticas mais recorrentes. Os resultados indicaram 3 aspectos a serem discutidos: 1) Os 4F\'s, 2) Composição Coreográfica e 3) O desafio do processo ensino-aprendizagem: Mediação. Apoiados nos resultados deste estudo, podemos assumir que o ensino centrado no aluno proporcionou reflexão sobre as próprias ações no grupo, senso de coletividade, além de despertar a criatividade e autonomia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-203514/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39136/tde-14052021-203514/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090709769158656