Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Micali, Flávia Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-13022014-101433/
Resumo: Métodos de orientação alimentar mostram-se cada vez mais necessários diante do consumo freqüente e elevado de alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, que promovem o crescimento da obesidade. No tratamento desta são necessários métodos de orientação alimentar com o propósito de favorecer a escolha pela alimentação saudável, fornecendo informação energética e nutricional, de modo a dar recursos para o comensal fazer melhores escolhas alimentares. Estudos sobre métodos de educação em saúde mostram que o uso de imagens, associadas à informação escrita ou verbal, podem favorecer processos cognitivos, como atenção e memória, além de favorecer a adesão às informações. O objetivo do estudo foi construir, validar e avaliar a memorização de orientações alimentares, transmitidas com o apoio de instrumento imagético, em mulheres eutróficas e obesas. Para a construção do instrumento, foram elaboradas fotos sobre quatro temas para compor o instrumento imagético: Vida doce, cuidando do açúcar, Comer bem fazendo as melhores escolhas, Comida gostosa e com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável. Cada tema continha cinco fotos. Os critérios utilizados foram imagens de impacto, que transmitissem informações aplicadas e que explicitasse aspectos negativos e positivos de princípios nutricionais. Foi realizada validação do instrumento por meio de métodos quantitativos, recorrendo a um questionário com escala Likert, e qualitativos, com uso de grupos focais. Participaram da validação 10 mulheres, 6 eutróficas e 4 obesas, para avaliar se as mensagens transmitidas pelo instrumento imagético eram condizentes com aquelas que se objetivava transmitir, e um grupo de 5 nutricionistas para validar tecnicamente o instrumento e obter sugestões a respeito do conteúdo do mesmo. O instrumento foi usado em oficinas de orientação nutricional e avaliado por meio de questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Nesta etapa participaram 33 mulheres, entre eutróficas (n=18) e obesas (n=15). A orientação nutricional com o instrumento imagético foi realizada em grupos com 3 a 5 pessoas, em duas oficinas, cada qual abordando dois temas de fotos. Decorridos 30 e 60 dias destas intervenções, foi feita a reavaliação do peso das participantes e aplicado um questionário para avaliar a memorização delas quanto aos conteúdos abordados nas intervenções. Em todos os tempos avaliados, as mulheres obesas memorizaram mais as mensagens abordadas nas intervenções que as mulheres eutróficas, sendo que estas apresentaram uma diminuição da memorização das mensagens no primeiro intervalo de tempo analisado. Os temas de fotos mais memorizados por ambos os grupos foram aqueles com abordagem sobre conteúdo de açúcar dos alimentos e bebidas e comida saudável e, observou-se que o tipo de foto do instrumento influenciou na memorização das mensagens. Não houve variação significativa do peso entre as eutróficas e obesas nas avaliações feitas após as intervenções. O instrumento imagético se destaca como uma ferramenta a ser utilizada no tratamento e prevenção da obesidade, uma vez que se mostrou efetivo em veicular as mensagens pretendidas com as fotos, e aborda temas alimentares relevantes para a melhoria da alimentação do brasileiro.
id USP_a5075a1be6249323cb5e23cfe8608648
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-13022014-101433
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentarTo build and assess an instrument of images for food guidance.Educação Alimentar e NutricionalFood and Nutrition EducationImageImagemMemóriaMemoryValidaçãoValidationMétodos de orientação alimentar mostram-se cada vez mais necessários diante do consumo freqüente e elevado de alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, que promovem o crescimento da obesidade. No tratamento desta são necessários métodos de orientação alimentar com o propósito de favorecer a escolha pela alimentação saudável, fornecendo informação energética e nutricional, de modo a dar recursos para o comensal fazer melhores escolhas alimentares. Estudos sobre métodos de educação em saúde mostram que o uso de imagens, associadas à informação escrita ou verbal, podem favorecer processos cognitivos, como atenção e memória, além de favorecer a adesão às informações. O objetivo do estudo foi construir, validar e avaliar a memorização de orientações alimentares, transmitidas com o apoio de instrumento imagético, em mulheres eutróficas e obesas. Para a construção do instrumento, foram elaboradas fotos sobre quatro temas para compor o instrumento imagético: Vida doce, cuidando do açúcar, Comer bem fazendo as melhores escolhas, Comida gostosa e com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável. Cada tema continha cinco fotos. Os critérios utilizados foram imagens de impacto, que transmitissem informações aplicadas e que explicitasse aspectos negativos e positivos de princípios nutricionais. Foi realizada validação do instrumento por meio de métodos quantitativos, recorrendo a um questionário com escala Likert, e qualitativos, com uso de grupos focais. Participaram da validação 10 mulheres, 6 eutróficas e 4 obesas, para avaliar se as mensagens transmitidas pelo instrumento imagético eram condizentes com aquelas que se objetivava transmitir, e um grupo de 5 nutricionistas para validar tecnicamente o instrumento e obter sugestões a respeito do conteúdo do mesmo. O instrumento foi usado em oficinas de orientação nutricional e avaliado por meio de questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Nesta etapa participaram 33 mulheres, entre eutróficas (n=18) e obesas (n=15). A orientação nutricional com o instrumento imagético foi realizada em grupos com 3 a 5 pessoas, em duas oficinas, cada qual abordando dois temas de fotos. Decorridos 30 e 60 dias destas intervenções, foi feita a reavaliação do peso das participantes e aplicado um questionário para avaliar a memorização delas quanto aos conteúdos abordados nas intervenções. Em todos os tempos avaliados, as mulheres obesas memorizaram mais as mensagens abordadas nas intervenções que as mulheres eutróficas, sendo que estas apresentaram uma diminuição da memorização das mensagens no primeiro intervalo de tempo analisado. Os temas de fotos mais memorizados por ambos os grupos foram aqueles com abordagem sobre conteúdo de açúcar dos alimentos e bebidas e comida saudável e, observou-se que o tipo de foto do instrumento influenciou na memorização das mensagens. Não houve variação significativa do peso entre as eutróficas e obesas nas avaliações feitas após as intervenções. O instrumento imagético se destaca como uma ferramenta a ser utilizada no tratamento e prevenção da obesidade, uma vez que se mostrou efetivo em veicular as mensagens pretendidas com as fotos, e aborda temas alimentares relevantes para a melhoria da alimentação do brasileiro.Methods of food guidance have shown to be increasingly more necessary because of the frequent and high consumption of processed food, which have much fat and sugar, and contribute to obesity growth. In the obesity treatment, methods of food guidance are necessary to support healthy food choices providing energetic and nutritional information that possibilities the subject to make better food choices. Researches about health education methods show that the use of pictures closely linked to written or spoken text can markedly increase cognitive process, like attention to and recall of information, and supports adherence to it. The aim of the study was to build, validate and assess the memorization of food guidance, communicated with support of an instrument of images, in normal weight and obese women. There were made four themes of photos to make the instrument of images: Sweet life, taking care of sugar, Eat well doing better choices, Pleasant food and with little fat and I take care of me with healthy food. Each theme had five photos. The criterions used were impact images that convey information about negative and positive aspects of nutritional principles. The validation of the instrument was performed using quantitative methods, with Likert scale, and qualitative, using focus groups. Ten women participated in the validation, 6 normal weight and 4 obese, to assess whether the messages transmitted by the instrument were consistent with those that were aimed to convey, and a group of 5 nutritionists to technically validate the instrument and get suggestions about it. The instrument was used in workshops about nutritional guidance and validated by means of a structured questionnaire with opened and closed questions. Thirty-three women participated in this stage, between normal weight (n=18) and obese women (n=15). The food guidance with image instrument was done in groups with 3 to 5 people, in two workshops, each of it approaching two themes of photos. After 30 and 60 days of workshops, participants weights were reassessed and the women had to answer a questionnaire to assess their memorization about food information that was transmitted at the workshops. In all assessed periods of time it was observed that obese women recalled the messages addressed in the workshops better than normal weight women, and this last group showed a reduction recall of the messages in the first period of time assessed. The photos themes that were most recalled by both groups were those with approach on sugar content of foods and drinks and healthy food, and it was observed that the type of photo instrument influenced the memorization of the messages. There was no significant variation at normal weight and obese women weight after the workshops. The instrument of images stands out as a tool to be used in the treatment and prevention of obesity, since it was effective in transmitting the desired messages, and it covers food themes that are important to the improvement of the Brazilians diet.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGarcia, Rosa Wanda DiezMicali, Flávia Gonçalves2013-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-13022014-101433/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:49Zoai:teses.usp.br:tde-13022014-101433Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
To build and assess an instrument of images for food guidance.
title Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
spellingShingle Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
Micali, Flávia Gonçalves
Educação Alimentar e Nutricional
Food and Nutrition Education
Image
Imagem
Memória
Memory
Validação
Validation
title_short Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
title_full Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
title_fullStr Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
title_full_unstemmed Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
title_sort Construir e avaliar um instrumento imagético para orientação alimentar
author Micali, Flávia Gonçalves
author_facet Micali, Flávia Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Rosa Wanda Diez
dc.contributor.author.fl_str_mv Micali, Flávia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Alimentar e Nutricional
Food and Nutrition Education
Image
Imagem
Memória
Memory
Validação
Validation
topic Educação Alimentar e Nutricional
Food and Nutrition Education
Image
Imagem
Memória
Memory
Validação
Validation
description Métodos de orientação alimentar mostram-se cada vez mais necessários diante do consumo freqüente e elevado de alimentos processados, ricos em gordura e açúcar, que promovem o crescimento da obesidade. No tratamento desta são necessários métodos de orientação alimentar com o propósito de favorecer a escolha pela alimentação saudável, fornecendo informação energética e nutricional, de modo a dar recursos para o comensal fazer melhores escolhas alimentares. Estudos sobre métodos de educação em saúde mostram que o uso de imagens, associadas à informação escrita ou verbal, podem favorecer processos cognitivos, como atenção e memória, além de favorecer a adesão às informações. O objetivo do estudo foi construir, validar e avaliar a memorização de orientações alimentares, transmitidas com o apoio de instrumento imagético, em mulheres eutróficas e obesas. Para a construção do instrumento, foram elaboradas fotos sobre quatro temas para compor o instrumento imagético: Vida doce, cuidando do açúcar, Comer bem fazendo as melhores escolhas, Comida gostosa e com pouca gordura e Cuido de mim com comida saudável. Cada tema continha cinco fotos. Os critérios utilizados foram imagens de impacto, que transmitissem informações aplicadas e que explicitasse aspectos negativos e positivos de princípios nutricionais. Foi realizada validação do instrumento por meio de métodos quantitativos, recorrendo a um questionário com escala Likert, e qualitativos, com uso de grupos focais. Participaram da validação 10 mulheres, 6 eutróficas e 4 obesas, para avaliar se as mensagens transmitidas pelo instrumento imagético eram condizentes com aquelas que se objetivava transmitir, e um grupo de 5 nutricionistas para validar tecnicamente o instrumento e obter sugestões a respeito do conteúdo do mesmo. O instrumento foi usado em oficinas de orientação nutricional e avaliado por meio de questionário estruturado com questões abertas e fechadas. Nesta etapa participaram 33 mulheres, entre eutróficas (n=18) e obesas (n=15). A orientação nutricional com o instrumento imagético foi realizada em grupos com 3 a 5 pessoas, em duas oficinas, cada qual abordando dois temas de fotos. Decorridos 30 e 60 dias destas intervenções, foi feita a reavaliação do peso das participantes e aplicado um questionário para avaliar a memorização delas quanto aos conteúdos abordados nas intervenções. Em todos os tempos avaliados, as mulheres obesas memorizaram mais as mensagens abordadas nas intervenções que as mulheres eutróficas, sendo que estas apresentaram uma diminuição da memorização das mensagens no primeiro intervalo de tempo analisado. Os temas de fotos mais memorizados por ambos os grupos foram aqueles com abordagem sobre conteúdo de açúcar dos alimentos e bebidas e comida saudável e, observou-se que o tipo de foto do instrumento influenciou na memorização das mensagens. Não houve variação significativa do peso entre as eutróficas e obesas nas avaliações feitas após as intervenções. O instrumento imagético se destaca como uma ferramenta a ser utilizada no tratamento e prevenção da obesidade, uma vez que se mostrou efetivo em veicular as mensagens pretendidas com as fotos, e aborda temas alimentares relevantes para a melhoria da alimentação do brasileiro.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-13022014-101433/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/17/17138/tde-13022014-101433/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090669344456704