Adolescência e autolesão: psicodiagnóstico como proposta de compreensão e intervenção a partir de um caso clínico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26022019-123803/ |
Resumo: | A ocorrência do comportamento autolesivo logra índices significativos na população adolescente e pré-adolescente, tornando-se queixa frequentemente observada no contexto escolar e clínico, preocupando a todos os envolvidos. Na atualidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a categoriza como um problema de saúde pública global, e, portanto, foco de atenção de políticas públicas e sociais prementes dada a gravidade e aumento do risco de tentativa de suicídio no futuro. No Brasil, as pesquisas realizadas ainda são incipientes quando comparadas com a produção internacional, ainda mais no que diz respeito à dinâmica psíquica do jovem que se autolesiona e meios de intervenção. Assim, considerando a perspectiva investigativa atribuída à Psicologia Clínica e a indissociabilidade entre prática e pesquisa, este trabalho buscou contribuir por meio da realização de um estudo de caso único com vistas à análise dos traços de personalidade de uma adolescente, estudante de uma escola pública do Estado de São Paulo, sem diagnóstico psiquiátrico e/ou em atendimento psicológico, além de investigar dados do funcionamento familiar e a relação de tal conduta com a sintomatologia depressiva e ansiosa. Para tanto, o método clínico-qualitativo de cariz psicanalítico foi empregado em consonância com o delineamento de estudo de casos único e o processo Psicodiagnóstico Compreensivo e Interventivo. O Psicodiagnóstico previamente esquematizado contemplou duas etapas: 1) primeira aplicação, que contabilizou sete atendimentos, e, 2) fase de follow-up, com três atendimentos. Em ambas as etapas, abarcou a realização de entrevistas com a responsável, entrevistas com a participante, aplicação do Questionário Desiderativo, Teste de Apercepção Temática Infantil - Figuras Humanas (CATH), Inventário de Depressão Infantil (CDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os resultados do caso foram examinados individualmente, em cada etapa, e, posteriormente, em conjunto, com a comparação entre essas duas fases por meio da livre inspeção do material à luz das observações oferecidas pelos instrumentos projetivos e objetivos fundamentados na abordagem psicanalítica psicodinâmica. Assim, com base nos aportes winnicottianos, pode-se observar que, no caso analisado, a conduta autolesiva revelou uma dupla função: impedir o aniquilamento total do Eu, e, concomitantemente, comunicar ao ambiente sobre falhas nos cuidados em fases primitivas, reatualizados na adolescência, na tentativa de resgatar algo ofertado, porém percebido como perdido. Adicionalmente, integrando os achados iniciais com os obtidos na reavaliação de follow-up, a significativa remissão de aspectos dissociados da personalidade da participante e sintomas clínicos após o processo Psicodiagnóstico comporta correlações com o conceito winnicottiano de distúrbio psicossomático, recuperável após a presença de condições ambientais favoráveis, ou ainda com o trânsito da posição kleiniana esquizo-paranóide para a depressiva, denotando a retomada do processo de amadurecimento. Por fim, os dados obtidos permitem sintetizar sobre a importância do ambiente para a restauração do sentimento de confiança e de esperança no caso investigado, corroborando a teoria winnicottiana sobre a subordinação da saúde psíquica ao longo da vida aos cuidados iniciais recebidos |
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Adolescência e autolesão: psicodiagnóstico como proposta de compreensão e intervenção a partir de um caso clínicoAdolescence and self-harm: Psychodiagnosis as a proposal for understanding and intervention from a clinical caseAdolescenceAdolescênciaComportamento autolesivoComprehensive and Interventional PsychodiagnosisConduta autolesivaPsicodiagnóstico compreensivo e interventivoSelf-injurious behaviorA ocorrência do comportamento autolesivo logra índices significativos na população adolescente e pré-adolescente, tornando-se queixa frequentemente observada no contexto escolar e clínico, preocupando a todos os envolvidos. Na atualidade, a Organização Mundial da Saúde (OMS) a categoriza como um problema de saúde pública global, e, portanto, foco de atenção de políticas públicas e sociais prementes dada a gravidade e aumento do risco de tentativa de suicídio no futuro. No Brasil, as pesquisas realizadas ainda são incipientes quando comparadas com a produção internacional, ainda mais no que diz respeito à dinâmica psíquica do jovem que se autolesiona e meios de intervenção. Assim, considerando a perspectiva investigativa atribuída à Psicologia Clínica e a indissociabilidade entre prática e pesquisa, este trabalho buscou contribuir por meio da realização de um estudo de caso único com vistas à análise dos traços de personalidade de uma adolescente, estudante de uma escola pública do Estado de São Paulo, sem diagnóstico psiquiátrico e/ou em atendimento psicológico, além de investigar dados do funcionamento familiar e a relação de tal conduta com a sintomatologia depressiva e ansiosa. Para tanto, o método clínico-qualitativo de cariz psicanalítico foi empregado em consonância com o delineamento de estudo de casos único e o processo Psicodiagnóstico Compreensivo e Interventivo. O Psicodiagnóstico previamente esquematizado contemplou duas etapas: 1) primeira aplicação, que contabilizou sete atendimentos, e, 2) fase de follow-up, com três atendimentos. Em ambas as etapas, abarcou a realização de entrevistas com a responsável, entrevistas com a participante, aplicação do Questionário Desiderativo, Teste de Apercepção Temática Infantil - Figuras Humanas (CATH), Inventário de Depressão Infantil (CDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os resultados do caso foram examinados individualmente, em cada etapa, e, posteriormente, em conjunto, com a comparação entre essas duas fases por meio da livre inspeção do material à luz das observações oferecidas pelos instrumentos projetivos e objetivos fundamentados na abordagem psicanalítica psicodinâmica. Assim, com base nos aportes winnicottianos, pode-se observar que, no caso analisado, a conduta autolesiva revelou uma dupla função: impedir o aniquilamento total do Eu, e, concomitantemente, comunicar ao ambiente sobre falhas nos cuidados em fases primitivas, reatualizados na adolescência, na tentativa de resgatar algo ofertado, porém percebido como perdido. Adicionalmente, integrando os achados iniciais com os obtidos na reavaliação de follow-up, a significativa remissão de aspectos dissociados da personalidade da participante e sintomas clínicos após o processo Psicodiagnóstico comporta correlações com o conceito winnicottiano de distúrbio psicossomático, recuperável após a presença de condições ambientais favoráveis, ou ainda com o trânsito da posição kleiniana esquizo-paranóide para a depressiva, denotando a retomada do processo de amadurecimento. Por fim, os dados obtidos permitem sintetizar sobre a importância do ambiente para a restauração do sentimento de confiança e de esperança no caso investigado, corroborando a teoria winnicottiana sobre a subordinação da saúde psíquica ao longo da vida aos cuidados iniciais recebidosThe occurrence of self-injurious behavior achieves significant rates in the adolescent and preadolescent population, becoming a frequent complaint in the school context, causing concern to all involved. Currently, the World Health Organization (WHO) categorizes it as a global public health problem, and therefore, focus attention on pressing public and social policies given the seriousness and increased risk of attempted suicide in the future. In Brazil, the research carried out is still incipient when compared to international production, especially with regard to the psychic dynamics of the self-injuring young person and means of intervention. Thus, considering the research perspective attributed to Clinical Psychology and the indissociability between practice and research, this work sought to contribute through the accomplishment of a single case study with a view to the investigation and analysis of the personality traits of a teenager, student of a school of the State of São Paulo and without psychiatric diagnosis, besides the family functioning and the relation of such conduct with the depressive and anxious symptomatology. The clinical-qualitative psychoanalytic method was used in consonance with the design of a single case study and the Comprehensive and Interventive Psychodiagnostic process. The psychodiagnosis previously planned included two stages: 1) the first application, which counted seven meetings, and 2) the follow-up phase, with three sessions. Interviews with the participant, interviews with the participant, application of the Desiderative Questionnaire, Child Thematic Apperception Test - Human Figures (CAT-H), Infant Depression Inventory (CDI) and Anxiety Inventory of Beck (BAI). The results of the case were examined individually at each stage and then together with the comparison between these two phases through the free inspection of the material in the light of the observations offered by the projective and objective instruments based on the psychoanalytic psychoanalytic approach. Thus, on the basis of Winnicott\'s contributions, it can be observed that, in the case analyzed, self-defeating behavior revealed a double function: to prevent the total annihilation of the ego, and, at the same time, to communicate to the environment about the failures in care, in an attempt to rescue something offered, but perceived as lost. Additionally, integrating the findings with those obtained in the follow-up reassessment, the significant remission of aspects dissociated from the participant\'s personality and clinical symptoms after the Psychodiagnostic process correlates with the winnicottian concept of psychosomatic disorder, recoverable after the presence of favorable environmental conditions , or with the transit from the kleinian position schizopanoid to the depressive, denoting the resumption of the maturation process. Finally, the data obtained allow us to synthesize the importance of the environment for the restoration of the feeling of trust and hope in the case investigated, corroborating the Winnicottian theory about the subordination of the psychic health throughout the life to the initial care receivedBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPTardivo, Leila Salomao de La Plata CuryChaves, Gislaine2018-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47133/tde-26022019-123803/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-03-11T16:00:06Zoai:teses.usp.br:tde-26022019-123803Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-03-11T16:00:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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