Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sana, Tânia Cristina Vargas
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-06012017-134128/
Resumo: Neste trabalho o objetivo foi analisar um estudo sobre a percepção de estudantes do 2o e do 3o ano do Ensino Médio quanto à representação submicroscópica de processos de mudança de estado físico da matéria, pois, em minha carreira docente, sempre percebi grande dificuldade dos alunos nas correlações entre o universo químico macro para o submicro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com a participação de 32 alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo, SP. A sequência das atividades desenvolvidas iniciou-se pela leitura de um texto sobre propriedades da matéria, seguindo-se uma aula experimental sobre pontos de fusão e ebulição de substâncias puras e misturas. Após discussões em pequenos grupos e, subsequentemente, com uma exposição dos resultados com a sala em geral, foi proposto que os estudantes elaborassem imagens que representassem sua compreensão acerca do fenômeno de mudança de estado físico no nível submicroscópico. Após um encontro com discussões sobre as imagens produzidas nas cartolinas, elaborou-se um recurso audiovisual por grupo sobre processo de fusão e/ou ebulição. Para um entendimento mais preciso dos modelos produzidos foram feitas entrevistas com os grupos, tanto pós-produção das imagens da cartolina como também do recurso audiovisual. Foram elaboradas categorias das imagens, fornecendo indícios analíticos comparativos nas diferentes fases das atividades executadas, do que se pôde inferir que, a princípio, houve dificuldade, por parte dos estudantes, em expor seus modelos, e as explicações referentes ao domínio submicro no início do processo, além de simples, apresentavam erros conceituais, tais como a posição espacial das partículas ou a indistinção entre substância e mistura. Ao final do processo, pós-produção do recurso audiovisual, identificou-se uma evolução positiva considerável dos modelos expressos, por apresentarem características mais consistentes cientificamente, como também o discurso dos estudantes tornou-se mais coerente e seguro. Percebemos a importância de criar oportunidades frequentes para que os estudantes construam modelos sobre fenômenos, com diferentes formas de representação, sendo o processo apoiado por discussão, pois, além do fato de essa prática favorecer a percepção de suas dificuldades conceituais, isso os ajuda a selecionar e a organizar suas informações, contribuindo para que desenvolvam concepções escolares, acerca do assunto estudado, mais próximas daquelas aceitas pela comunidade científica. Também pudemos constatar que a diversidade de linguagens se faz necessária no ensino de Química, pois, para se atingir maior audiência, há a obrigatoriedade de diferentes formas de expressão do mesmo contexto, o que chamamos de multimodalidade. Concluímos que esse sistema de aprendizagem multimodal é importante, pois, com o uso de diversas formas de abordagem, por meio de diferentes ferramentas (textos, experimento, imagens, discussão), conseguimos não só alcançar maior interesse de grande parte dos estudantes, mas que eles fossem participantes ativos e críticos, fazendo parte da construção do seu conhecimento, ao invés de serem simples ouvintes que absorvem informações.
id USP_a5e40c5752fbe2ab23b3e42ee5b70349
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06012017-134128
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matériaProduction of different media in the investigation of high school students models on changes in state of matterChemistry EducationEnsino de QuímicaModelModeloSubmicroscopicSubmicroscópicoNeste trabalho o objetivo foi analisar um estudo sobre a percepção de estudantes do 2o e do 3o ano do Ensino Médio quanto à representação submicroscópica de processos de mudança de estado físico da matéria, pois, em minha carreira docente, sempre percebi grande dificuldade dos alunos nas correlações entre o universo químico macro para o submicro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com a participação de 32 alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo, SP. A sequência das atividades desenvolvidas iniciou-se pela leitura de um texto sobre propriedades da matéria, seguindo-se uma aula experimental sobre pontos de fusão e ebulição de substâncias puras e misturas. Após discussões em pequenos grupos e, subsequentemente, com uma exposição dos resultados com a sala em geral, foi proposto que os estudantes elaborassem imagens que representassem sua compreensão acerca do fenômeno de mudança de estado físico no nível submicroscópico. Após um encontro com discussões sobre as imagens produzidas nas cartolinas, elaborou-se um recurso audiovisual por grupo sobre processo de fusão e/ou ebulição. Para um entendimento mais preciso dos modelos produzidos foram feitas entrevistas com os grupos, tanto pós-produção das imagens da cartolina como também do recurso audiovisual. Foram elaboradas categorias das imagens, fornecendo indícios analíticos comparativos nas diferentes fases das atividades executadas, do que se pôde inferir que, a princípio, houve dificuldade, por parte dos estudantes, em expor seus modelos, e as explicações referentes ao domínio submicro no início do processo, além de simples, apresentavam erros conceituais, tais como a posição espacial das partículas ou a indistinção entre substância e mistura. Ao final do processo, pós-produção do recurso audiovisual, identificou-se uma evolução positiva considerável dos modelos expressos, por apresentarem características mais consistentes cientificamente, como também o discurso dos estudantes tornou-se mais coerente e seguro. Percebemos a importância de criar oportunidades frequentes para que os estudantes construam modelos sobre fenômenos, com diferentes formas de representação, sendo o processo apoiado por discussão, pois, além do fato de essa prática favorecer a percepção de suas dificuldades conceituais, isso os ajuda a selecionar e a organizar suas informações, contribuindo para que desenvolvam concepções escolares, acerca do assunto estudado, mais próximas daquelas aceitas pela comunidade científica. Também pudemos constatar que a diversidade de linguagens se faz necessária no ensino de Química, pois, para se atingir maior audiência, há a obrigatoriedade de diferentes formas de expressão do mesmo contexto, o que chamamos de multimodalidade. Concluímos que esse sistema de aprendizagem multimodal é importante, pois, com o uso de diversas formas de abordagem, por meio de diferentes ferramentas (textos, experimento, imagens, discussão), conseguimos não só alcançar maior interesse de grande parte dos estudantes, mas que eles fossem participantes ativos e críticos, fazendo parte da construção do seu conhecimento, ao invés de serem simples ouvintes que absorvem informações.This work aims to analyze a study on the perception of students of 2nd and 3rd year of high school as the submicroscopic representation of the physical state of change processes of matter, as it was perceived in my teaching career, great difficulty of the students in the correlations between macro chemical universe for submicron one. A qualitative methodology with the participation of 32 students of a private school in São Paulo was used. The sequence of activities began by reading a text about the properties of matter, followed by an experimental class on melting points and boiling of pure substances and mixtures. After small group discussions and consequently with an exhibition of the results with the room in general, it was proposed that students draw up images that represent their understanding of the physical state change phenomenon in the submicroscopic level. After a meeting with discussions on the images produced on cards, an audio-visual resource per group on melting and / or boiling process was developed. For a more precise understanding of the models produced interviews were conducted with groups, both post-production of cardboard images as well as audio-visual resource. Images of the categories have been prepared providing comparative analytical evidence in the different phases of the activities performed, in which we can infer that the beginning was difficult for students to expose their models and explanations for the submicron domain early in the process, as well as simple, presented conceptual errors, such as the spatial position of the particles or blurring of the substance and mixing. At the end of the process, post-production of audiovisual resource has been identified a significant positive evolution of models expressed for having more consistent characteristics scientifically, as well as the speech of students has become more consistent and secure. We realize the importance of creating opportunities for students to build models of phenomena, with different forms of representation, the process being supported by discussion, because besides this practice favors the perception of their conceptual difficulties, it helps to select and organize their information, helping to develop educational concepts on the subject studied closer to those accepted by the scientific community. We can also see that the diversity of languages is necessary in the teaching of chemistry because it was realized that to reach a bigger audience there is the requirement of different forms of expression of the same context, what we call multimodality. We conclude that this multimodal learning system is important because, with the use of various forms of approach, using different tools (texts, experiment, images, discussion), we can not only achieve greater interest in many of the students, but they are active and critical participants, part of the construction of knowledge, rather than being mere listeners to absorb information.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPArroio, AgnaldoSana, Tânia Cristina Vargas2016-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-06012017-134128/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:34:08Zoai:teses.usp.br:tde-06012017-134128Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:34:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
Production of different media in the investigation of high school students models on changes in state of matter
title Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
spellingShingle Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
Sana, Tânia Cristina Vargas
Chemistry Education
Ensino de Química
Model
Modelo
Submicroscopic
Submicroscópico
title_short Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
title_full Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
title_fullStr Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
title_full_unstemmed Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
title_sort Produção de diferentes mídias na investigação de modelos de estudantes do ensino médio sobre mudanças de estados físicos da matéria
author Sana, Tânia Cristina Vargas
author_facet Sana, Tânia Cristina Vargas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arroio, Agnaldo
dc.contributor.author.fl_str_mv Sana, Tânia Cristina Vargas
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry Education
Ensino de Química
Model
Modelo
Submicroscopic
Submicroscópico
topic Chemistry Education
Ensino de Química
Model
Modelo
Submicroscopic
Submicroscópico
description Neste trabalho o objetivo foi analisar um estudo sobre a percepção de estudantes do 2o e do 3o ano do Ensino Médio quanto à representação submicroscópica de processos de mudança de estado físico da matéria, pois, em minha carreira docente, sempre percebi grande dificuldade dos alunos nas correlações entre o universo químico macro para o submicro. Foi utilizada uma metodologia qualitativa, com a participação de 32 alunos de um colégio particular da cidade de São Paulo, SP. A sequência das atividades desenvolvidas iniciou-se pela leitura de um texto sobre propriedades da matéria, seguindo-se uma aula experimental sobre pontos de fusão e ebulição de substâncias puras e misturas. Após discussões em pequenos grupos e, subsequentemente, com uma exposição dos resultados com a sala em geral, foi proposto que os estudantes elaborassem imagens que representassem sua compreensão acerca do fenômeno de mudança de estado físico no nível submicroscópico. Após um encontro com discussões sobre as imagens produzidas nas cartolinas, elaborou-se um recurso audiovisual por grupo sobre processo de fusão e/ou ebulição. Para um entendimento mais preciso dos modelos produzidos foram feitas entrevistas com os grupos, tanto pós-produção das imagens da cartolina como também do recurso audiovisual. Foram elaboradas categorias das imagens, fornecendo indícios analíticos comparativos nas diferentes fases das atividades executadas, do que se pôde inferir que, a princípio, houve dificuldade, por parte dos estudantes, em expor seus modelos, e as explicações referentes ao domínio submicro no início do processo, além de simples, apresentavam erros conceituais, tais como a posição espacial das partículas ou a indistinção entre substância e mistura. Ao final do processo, pós-produção do recurso audiovisual, identificou-se uma evolução positiva considerável dos modelos expressos, por apresentarem características mais consistentes cientificamente, como também o discurso dos estudantes tornou-se mais coerente e seguro. Percebemos a importância de criar oportunidades frequentes para que os estudantes construam modelos sobre fenômenos, com diferentes formas de representação, sendo o processo apoiado por discussão, pois, além do fato de essa prática favorecer a percepção de suas dificuldades conceituais, isso os ajuda a selecionar e a organizar suas informações, contribuindo para que desenvolvam concepções escolares, acerca do assunto estudado, mais próximas daquelas aceitas pela comunidade científica. Também pudemos constatar que a diversidade de linguagens se faz necessária no ensino de Química, pois, para se atingir maior audiência, há a obrigatoriedade de diferentes formas de expressão do mesmo contexto, o que chamamos de multimodalidade. Concluímos que esse sistema de aprendizagem multimodal é importante, pois, com o uso de diversas formas de abordagem, por meio de diferentes ferramentas (textos, experimento, imagens, discussão), conseguimos não só alcançar maior interesse de grande parte dos estudantes, mas que eles fossem participantes ativos e críticos, fazendo parte da construção do seu conhecimento, ao invés de serem simples ouvintes que absorvem informações.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-06012017-134128/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-06012017-134128/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256755828948992