Feridas abertas no centro do 'capitalismo humanizado': Cathy Come Home (1966) na contramão da ideologia social-democrata

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fraga, Wesley Castellano
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-03102022-170341/
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o docudrama Cathy Come Home (1966), do diretor britânico Ken Loach. Pelo fato de apresentar como tema central a questão da moradia em Londres, este filme apresenta um caráter de denúncia que frequentemente leva o público a compreendê-lo como mero retrato das péssimas condições habitacionais da capital britânica nos anos sessenta. A fim de evitar tal leitura, limitada à superfície da obra, este estudo pretende, então, realizar uma análise formal capaz de dar conta da totalidade do material elaborado pelo diretor britânico, apreendendo elementos do filme que costumam passar despercebidos. Neste percurso, que atravessa o debate sobre o realismo, buscamos compreender a configuração do docudrama de Loach como parte do empenho em figurar camadas ocultas do real e suas contradições, enxergando o filme não como mera representação dos problemas sociais mais imediatos vividos pelos trabalhadores, mas, principalmente, como uma intervenção no debate público a partir de um amplo diagnóstico do período histórico e dos impasses e perspectivas da luta política da classe trabalhadora. Sob esta perspectiva, a obra extrapola os limites da denúncia social e se mostra como uma profunda reflexão sobre a precarização do trabalho, sobre a reprodução da ideologia burguesa entre os próprios trabalhadores e, finalmente, sobre o estágio da consciência de classe dos setores mais pauperizados do proletariado. Através deste amplo diagnóstico oferecido por Ken Loach, procuramos também detectar os possíveis desdobramentos de cada um desses processos. Para isto, utilizamos como principal apoio a reflexão de Raymond Williams sobre um realismo capaz de vislumbrar o futuro nos gérmens do presente, capturando, assim, as possibilidades de transformação do real
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