Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Roseli Luz
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11032016-150103/
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo evidenciar as práticas de leitura na sala de aula, no dia a dia da escola, procurando maneiras diferentes de aproximar os alunos da leitura literária. A escolha de se trabalhar com o gênero crônica surgiu da hipótese de que ele facilita o processo do ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Por meio dele, os alunos podem assumir-se como produtores do conhecimento e passam a ser sujeitos desse processo. Na sequência, o trabalho traz ainda dois outros gêneros textuais: a entrevista e o vídeo documentário que puderam ser desenvolvidos com base na leitura de crônicas na sala de aula. O tratamento metodológico construiu-se à medida que as situações reais de sala de aula e os questionamentos dos alunos foram surgindo e questões foram se impondo. A partir desse fato a fundamentação teórica se justifica pela necessidade real da investigação dos textos. Este trabalho se propõe ainda a desenvolver atividades que promovam a produção de sentido com base nas práticas de leituras, com os alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo.
id USP_a650302c546bdeb83800ff9dc15b711c
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-11032016-150103
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundoShort stories in the classroom: reading practices, knowledge and acknowledgment of the worldCrônicaDocumentary videoEntrevistaGêneros textuaisInterviewLeituraReadingShort storyTextual genresVídeo documentárioEsta dissertação tem como objetivo evidenciar as práticas de leitura na sala de aula, no dia a dia da escola, procurando maneiras diferentes de aproximar os alunos da leitura literária. A escolha de se trabalhar com o gênero crônica surgiu da hipótese de que ele facilita o processo do ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Por meio dele, os alunos podem assumir-se como produtores do conhecimento e passam a ser sujeitos desse processo. Na sequência, o trabalho traz ainda dois outros gêneros textuais: a entrevista e o vídeo documentário que puderam ser desenvolvidos com base na leitura de crônicas na sala de aula. O tratamento metodológico construiu-se à medida que as situações reais de sala de aula e os questionamentos dos alunos foram surgindo e questões foram se impondo. A partir desse fato a fundamentação teórica se justifica pela necessidade real da investigação dos textos. Este trabalho se propõe ainda a desenvolver atividades que promovam a produção de sentido com base nas práticas de leituras, com os alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo.The purpose of this dissertation is to demonstrate the reading practices in the classroom, day to day, seeking different ways of how to draw the students near to the literary readings. The choice of working with the short story genre came from the assumption that it facilitates the process of teaching and learning in the Portuguese language. Through this process, the students can take on the role of producers of knowledge and become subjects of this process. Subsequently, this work brings two other textual genres: the interview and the documentary video which could be developed based on the reading of short stories in the classroom. The methodological approach was formed as the real classroom situation and the students questioning were both emerging, and questions were established. For this reason, the theoretical foundation is justified by the actual need to investigate the texts. This work also aims to develop activities that promote the creation of meaning based on reading practices, with year 7 students from a public school in the state of São Paulo.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPGregorin Filho, Jose NicolauCorreia, Roseli Luz2015-08-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11032016-150103/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-08T11:30:02Zoai:teses.usp.br:tde-11032016-150103Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-08T11:30:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
Short stories in the classroom: reading practices, knowledge and acknowledgment of the world
title Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
spellingShingle Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
Correia, Roseli Luz
Crônica
Documentary video
Entrevista
Gêneros textuais
Interview
Leitura
Reading
Short story
Textual genres
Vídeo documentário
title_short Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
title_full Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
title_fullStr Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
title_full_unstemmed Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
title_sort Crônicas na sala de aula: práticas de leitura e (re)conhecimento de mundo
author Correia, Roseli Luz
author_facet Correia, Roseli Luz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gregorin Filho, Jose Nicolau
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Roseli Luz
dc.subject.por.fl_str_mv Crônica
Documentary video
Entrevista
Gêneros textuais
Interview
Leitura
Reading
Short story
Textual genres
Vídeo documentário
topic Crônica
Documentary video
Entrevista
Gêneros textuais
Interview
Leitura
Reading
Short story
Textual genres
Vídeo documentário
description Esta dissertação tem como objetivo evidenciar as práticas de leitura na sala de aula, no dia a dia da escola, procurando maneiras diferentes de aproximar os alunos da leitura literária. A escolha de se trabalhar com o gênero crônica surgiu da hipótese de que ele facilita o processo do ensino-aprendizagem em Língua Portuguesa. Por meio dele, os alunos podem assumir-se como produtores do conhecimento e passam a ser sujeitos desse processo. Na sequência, o trabalho traz ainda dois outros gêneros textuais: a entrevista e o vídeo documentário que puderam ser desenvolvidos com base na leitura de crônicas na sala de aula. O tratamento metodológico construiu-se à medida que as situações reais de sala de aula e os questionamentos dos alunos foram surgindo e questões foram se impondo. A partir desse fato a fundamentação teórica se justifica pela necessidade real da investigação dos textos. Este trabalho se propõe ainda a desenvolver atividades que promovam a produção de sentido com base nas práticas de leituras, com os alunos de uma turma de 7º ano, de uma escola da rede pública do Estado de São Paulo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11032016-150103/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8162/tde-11032016-150103/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090608110764032