A última cavaleira do apocalipse: um enredo caótico do ensino de Filosofia da escola pública do Estado de São Paulo no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Sandra Braga
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08022022-103550/
Resumo: O ensino escolar pensado para objetivar uma finalidade específica precisa ter intencionalidade que, no caso da presente pesquisa de doutorado, é promover a apropriação do conhecimento teórico-filosófico, procurando transformar as funções psicológicas superiores, contempladas enquanto unidade interfuncional entre o cognitivo, afetivo e volitivo, a partir do referencial teórico-metodológico oriundo da Psicologia Histórico-Cultural. Considera-se o ensino como desenvolvedor, quando os seus sujeitos possuem os mesmos motivos e necessidades, visando uma finalidade em comum. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de superação das contradições do Currículo Escolar do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a partir da organização de um ensino que possibilite a constituição da unidade afetivocognitivo-volitivo pela mediação do conhecimento teórico-filosófico na atividade pedagógica e filosófica. O problema de pesquisa se expressa pela questão: quais são as condições necessárias para possibilitar um ensino desenvolvedor, por meio da apropriação do conhecimento teórico no ensino de Filosofia no Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista a integração entre as esferas cognitiva, afetiva e volitiva, feita a partir do que prescreve o Currículo do Estado de São Paulo? Para tanto, realizou-se um estudo de campo com intervenção pedagógica de cunho experimental em todas as turmas do Ensino Médio por meio do componente curricular Filosofia, no ano de 2017, em uma escola estadual pública da área urbana e central do município de Cotia-SP. Os instrumentos para coleta de dados foram o caderno pessoal de registros da professora, cadernos e tarefas dos escolares/estudantes, registros fotográficos, sonoros e videogravados, em que se priorizou para a análise os dados aqueles provenientes de uma única turma, uma 1ª série do Ensino Médio, por causa de suas especificidades e de seus desafios. As categorias de análise emergiram da realidade em movimento, a saber: esquemas conceituais, seminário e café filosófico. Cada categoria, integrada às abstrações substanciais e à unidade de pesquisa, as situações vivenciais, visou identificar as transformações das funções psicológicas dos escolares/estudantes. Os resultados indicam que é possível notar a alteração no desenvolvimento dos escolares/estudantes quando, no processo de integração da atividade pedagógica e da atividade filosófica, a práxis pedagógica é voltada para a objetivação de ações e operações que ultrapassem os aspectos técnicos e se direcionem também para a afetividade, para os interesses e para a volição. Assim, as atividades integradas, ao promoverem a apropriação dos conhecimentos teóricos no desenvolvimento de uma consciência que impacte para além da esfera cognoscitiva, e se valha da afetividade, da volição e das vivências como meios transformadores da cognição em direção à genericidade humana sensível, a fim de perceber as nuances, as disparidades e as contradições da realidade concreta, pode (re)qualificar a forma como os estudantes veem e incorporam os conceitos e categorias mediadoras das relações, não apenas na escola, mas, sobretudo para além de seus muros.
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spelling A última cavaleira do apocalipse: um enredo caótico do ensino de Filosofia da escola pública do Estado de São Paulo no Ensino MédioThe Last Knight of the Apocalypse: a chaotic plot of the High School Philosophy teaching in the public school in the State of São PauloAtividade PedagógicaEnsino de FilosofiaHistorical-Cultural PsychologyPedagogical ActivityPhilosophy TeachingPsicologia Histórico-CulturalO ensino escolar pensado para objetivar uma finalidade específica precisa ter intencionalidade que, no caso da presente pesquisa de doutorado, é promover a apropriação do conhecimento teórico-filosófico, procurando transformar as funções psicológicas superiores, contempladas enquanto unidade interfuncional entre o cognitivo, afetivo e volitivo, a partir do referencial teórico-metodológico oriundo da Psicologia Histórico-Cultural. Considera-se o ensino como desenvolvedor, quando os seus sujeitos possuem os mesmos motivos e necessidades, visando uma finalidade em comum. O objetivo da pesquisa é analisar o processo de superação das contradições do Currículo Escolar do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo a partir da organização de um ensino que possibilite a constituição da unidade afetivocognitivo-volitivo pela mediação do conhecimento teórico-filosófico na atividade pedagógica e filosófica. O problema de pesquisa se expressa pela questão: quais são as condições necessárias para possibilitar um ensino desenvolvedor, por meio da apropriação do conhecimento teórico no ensino de Filosofia no Ensino Médio de uma escola pública estadual, tendo em vista a integração entre as esferas cognitiva, afetiva e volitiva, feita a partir do que prescreve o Currículo do Estado de São Paulo? Para tanto, realizou-se um estudo de campo com intervenção pedagógica de cunho experimental em todas as turmas do Ensino Médio por meio do componente curricular Filosofia, no ano de 2017, em uma escola estadual pública da área urbana e central do município de Cotia-SP. Os instrumentos para coleta de dados foram o caderno pessoal de registros da professora, cadernos e tarefas dos escolares/estudantes, registros fotográficos, sonoros e videogravados, em que se priorizou para a análise os dados aqueles provenientes de uma única turma, uma 1ª série do Ensino Médio, por causa de suas especificidades e de seus desafios. As categorias de análise emergiram da realidade em movimento, a saber: esquemas conceituais, seminário e café filosófico. Cada categoria, integrada às abstrações substanciais e à unidade de pesquisa, as situações vivenciais, visou identificar as transformações das funções psicológicas dos escolares/estudantes. Os resultados indicam que é possível notar a alteração no desenvolvimento dos escolares/estudantes quando, no processo de integração da atividade pedagógica e da atividade filosófica, a práxis pedagógica é voltada para a objetivação de ações e operações que ultrapassem os aspectos técnicos e se direcionem também para a afetividade, para os interesses e para a volição. Assim, as atividades integradas, ao promoverem a apropriação dos conhecimentos teóricos no desenvolvimento de uma consciência que impacte para além da esfera cognoscitiva, e se valha da afetividade, da volição e das vivências como meios transformadores da cognição em direção à genericidade humana sensível, a fim de perceber as nuances, as disparidades e as contradições da realidade concreta, pode (re)qualificar a forma como os estudantes veem e incorporam os conceitos e categorias mediadoras das relações, não apenas na escola, mas, sobretudo para além de seus muros.School teaching developed for a specific purpose needs an intention, as for this doctoral research, of promoting the appropriation of theoretical-philosophical knowledge, seeking to transform higher psychological functions from such framework derived from Historical-Cultural Psychology, contemplated as an interfunctional unit between the cognitive, affective and volitional form. Teaching is considered as a developer, when its subjects involved in the process have the same motives and needs aiming at a common purpose. The objective of the research is to analyze how to overcome contradictions in the High School Curriculum of the São Paulo State Department of Education through an organization of teaching that enables the constitution of the affective-cognitivevolitive unit, with a deep thought on theoretical-philosophical knowledge in pedagogical and philosophical activity. The research question is expressed by which are the necessary conditions to enable a developer education through the appropriation of theoretical knowledge in the teaching of Philosophy in High School of a state public school, if this could be made with integration between the cognitive, affective and volitional spheres, based on what the Curriculum of the State of São Paulo prescribes. Therefore, a field study was carried out with an experimental pedagogical intervention in all high school classes with the Philosophy curricular component, in a public state school in the central area of the city of Cotia in 2017. The instruments for data collection were the records on the teacher\'s personal notebook, tasks and notebooks from students, as well as photographic, sound and video recordings, in which data from a single class, a 1st High School grade, were prioritized for analysis because of its specificities and challenges. The categories of analysis emerged from the named moving realities: conceptual schemes, seminars and debates so-called philosophical coffee. Each category, integrated to the substantial abstractions and to the research unit, aimed to identify through the experiential situations the transformations in the psychological functions of the students. The results indicate that it is possible to notice a change in the development of schoolchildren/students when, in the process of integrating the pedagogical and the philosophical activity, the pedagogical praxis is focused on the objectification of actions and operations that go beyond the technical aspects and are also directed by affectivity, interests and volition. Thus, by promoting the appropriation of theoretical knowledge in the development of a consciousness that impacts beyond the cognitive sphere, and uses affectivity, volition and experiences as means of transforming cognition towards sensitive human genericity, integrated activities help on the understanding the nuances, disparities and contradictions of concrete reality, (re)qualifing the way in which students perceive and incorporate the concepts and categories that mediate relationships, not only at school, but above all beyond its walls.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBernardes, Maria Eliza MattosinhoFreire, Sandra Braga2021-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-08022022-103550/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-03-03T14:06:02Zoai:teses.usp.br:tde-08022022-103550Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-03-03T14:06:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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