Abertura da teleficção no Brasil: as minisséries da Rede Globo de Televisão (1982 - 1992)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-02032016-153857/ |
Resumo: | Esta tese toma por objeto a teleficção brasileira, mais especificamente as minisséries produzidas pela Rede Globo de Televisão entre 1982 e 1992. A análise aborda aspectos centrais para a produção desses programas: as determinantes sociais e políticas mais gerais, os sentidos atribuídos pelos produtores, as lógicas de distribuição das principais propriedades sociais, os mecanismos de recrutamento, os princípios de hierarquização vigentes na indústria televisiva, as convenções e os conteúdos ideológicos dos produtos. Sob a conjuntura de efervescência social e política que marca esse período, o conglomerado mais dinâmico da indústria cultural no Brasil iniciou a diversificação dos seus formatos teleficcionais, visando predominantemente a obtenção de rendimentos simbólicos. Oferecendo ao público ampliado programas sofisticados, a Rede Globo angaria para si uma respeitabilidade pública que lhe permite neutralizar um amplo arco de acusações, mas, sobretudo, a plataforma pela democratização dos meios de comunicação defendida por movimentos sociais e partidos de esquerda. Do ponto de vista interno, todavia, as minisséries são muito valorizadas. Idealizada como via de aprimoramento das telenovelas, essa produção também abre margem para experimentação no próprio âmbito da arte comercial, razão pela qual se prestam melhor às pretensões autorais de roteiristas e diretores propensos a expressar suas perspectivas pessoais sobre o mundo e a teleficção, expondo de modo mais explícito o viés pedagógico subjacente às tramas, aos diálogos e à visão de mundo típica da indústria cultural brasileira. A análise detida de uma amostra de minisséries que abrange as principais linhas temáticas exploradas pela Rede Globo naquele interregno cuida de discernir as tomadas de posição mediante às quais o aparelho ideológico estabelece significações e hierarquiza valores acerca de questões fulcrais na experiência social brasileira, mas também as estratégias acionadas pelos produtores nos limites da margem de que dispõem para incutir nos programas traços pessoais que reforçam, atenuam ou mesmo contrariam o sentido geral imperante. O conteúdo das minisséries delineia um gradiente que parte da abordagem explícita de tópicos interditados seja por racionalidade política, seja pela lógica comercial , até o apelo em graus mais ou menos atenuados a estratégias alusivas. Não por acaso, os assuntos que põem em funcionamento as estruturas de contenção da indústria cultural repercutem os solavancos a pontuar a modernização em marcha forçada da sociedade brasileira: a desagregação do patriarcado, o preconceito racial, o autoritarismo político e, permeando todos eles, o papel despenhado pela própria mídia em diversos registros. |
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Abertura da teleficção no Brasil: as minisséries da Rede Globo de Televisão (1982 - 1992)The opening up of television drama in Brazil: the serials of Globo Network Television (1982-1992)CommunicationComunicaçõesCulturaCultureMinissérieSerialsSociologia da televisãoSociology of televisionTelevisãoTelevisionEsta tese toma por objeto a teleficção brasileira, mais especificamente as minisséries produzidas pela Rede Globo de Televisão entre 1982 e 1992. A análise aborda aspectos centrais para a produção desses programas: as determinantes sociais e políticas mais gerais, os sentidos atribuídos pelos produtores, as lógicas de distribuição das principais propriedades sociais, os mecanismos de recrutamento, os princípios de hierarquização vigentes na indústria televisiva, as convenções e os conteúdos ideológicos dos produtos. Sob a conjuntura de efervescência social e política que marca esse período, o conglomerado mais dinâmico da indústria cultural no Brasil iniciou a diversificação dos seus formatos teleficcionais, visando predominantemente a obtenção de rendimentos simbólicos. Oferecendo ao público ampliado programas sofisticados, a Rede Globo angaria para si uma respeitabilidade pública que lhe permite neutralizar um amplo arco de acusações, mas, sobretudo, a plataforma pela democratização dos meios de comunicação defendida por movimentos sociais e partidos de esquerda. Do ponto de vista interno, todavia, as minisséries são muito valorizadas. Idealizada como via de aprimoramento das telenovelas, essa produção também abre margem para experimentação no próprio âmbito da arte comercial, razão pela qual se prestam melhor às pretensões autorais de roteiristas e diretores propensos a expressar suas perspectivas pessoais sobre o mundo e a teleficção, expondo de modo mais explícito o viés pedagógico subjacente às tramas, aos diálogos e à visão de mundo típica da indústria cultural brasileira. A análise detida de uma amostra de minisséries que abrange as principais linhas temáticas exploradas pela Rede Globo naquele interregno cuida de discernir as tomadas de posição mediante às quais o aparelho ideológico estabelece significações e hierarquiza valores acerca de questões fulcrais na experiência social brasileira, mas também as estratégias acionadas pelos produtores nos limites da margem de que dispõem para incutir nos programas traços pessoais que reforçam, atenuam ou mesmo contrariam o sentido geral imperante. O conteúdo das minisséries delineia um gradiente que parte da abordagem explícita de tópicos interditados seja por racionalidade política, seja pela lógica comercial , até o apelo em graus mais ou menos atenuados a estratégias alusivas. Não por acaso, os assuntos que põem em funcionamento as estruturas de contenção da indústria cultural repercutem os solavancos a pontuar a modernização em marcha forçada da sociedade brasileira: a desagregação do patriarcado, o preconceito racial, o autoritarismo político e, permeando todos eles, o papel despenhado pela própria mídia em diversos registros.This dissertation studies the Brazilian television drama, more specifically the serials produced by Globo Network Television between 1982 and 1992. The analyses approaches features that are central to the production of these programs: broader social and political determinants, the meanings attributed by the producers, the logics of distribution of the main social properties, the mechanisms of hiring, the hierarchizing principles that are valid in the television industry, the conventions and the ideological content of the products. Under the conjuncture of social and political changes that marks this period, the most dynamic conglomerate of Brazilian cultural industry initiated the diversification of its drama formats, aiming mainly to gain symbolical profit. By offering sophisticated programs to the amplified public, Globo Network Television attracts to itself a public respectability that allows it to neutralize a broad spectrum of accusations, especially the platform of democratizing media communication system defended by social movements and left wing parties. From an internal point of view, though, the serials are too much valorized. Idealized as a way of improving the telenovelas, the production of serials also opens space for experimentation in the commercial\'s art own dominion, reason why they are better suited to the authorial pretensions of the writers and directors that are willing to express their personal perspectives about the world and the television drama, explicitly exposing the pedagogical bias of underlying the plots, the dialogues and the world view typically of the Brazilian cultural industry. An attentive analyses of a serial sample that encompasses the main thematic lines explored by Globo Network Television at the period allows specifying the positions by which the ideological apparatus establishes meanings and hierarchizes values regarding fundamental issues of the Brazilian social experience, and also visualizing the strategies used by the producers within the limits of the boundaries that they have to put inside the programs personal features that reinforces, attenuate or even contradict the general ruling direction. The serial contend outlines a gradient that goes from direct approach of topics that are interdicted by either the political rationality and the commercial logic, to invocation in more or less attenuated degrees of the allusion strategies. Not accidentally, topics that make the contention structures of the cultural industry reverberate the bumps that mark the ongoing forced modernization of the Brazilian society: the decadence of the patriarchate, the racial prejudice, the political authoritarianism and, permeating them all, the role played by the media itself in a couple of registries.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPJackson, Luiz CarlosSilva, Dimitri Pinheiro da2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-02032016-153857/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:06:17Zoai:teses.usp.br:tde-02032016-153857Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:06:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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