Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/ |
Resumo: | A exportação é uma atividade cada vez mais importante, principalmente para os países emergentes, como o Brasil. No período de 1997 até hoje, o Brasil fez muitos esforços para incentivar e expandir as exportações através dos consórcios formados por pequenas e médias empresas. Estas empresas fizeram, em algum momento, a escolha de uma estratégia de abordagem do mercado internacional, de maneira a viabilizar o empreendimento. No entanto, é fundamental conhecer o perfil estratégico destas empresas para poder determinar quais são as mais importantes estratégias escolhidas, e compará-las com as de consórcios de reconhecido sucesso. A grande questão objeto deste estudo é: Quais são as estratégias operacionais mais importantes, que geram uma posição de vantagem competitiva em consórcios de exportação? A forma de responder a esta questão foi fazer uma comparação entre as características estratégicas identificadas nos consórcios brasileiros e italianos, com a finalidade de detectar similaridades e diferenças. Para isso, foram definidas as dimensões aplicáveis de Marketing Internacional e de Competitividade a partir da literatura pertinente, e as correspondentes estratégias. Foram definidos cinco setores empresariais equivalentes em cada país, para permitir uma maior amostragem. O trabalho de campo foi realizado por meio de um questionário de aproximadamente 130 itens, elaborado nos dois idiomas, e enviado por correio eletrônico para os gestores destes consórcios no Brasil (com a ajuda do SEBRAE-SP e da APEX - Brasil Agência de Promoção de Exportações) e na Itália (Federexport - Federação dos Consórcios de Exportação). As respostas obtidas foram ordenadas de acordo com a importância de cada uma delas, para cada dimensão. A análise dos dados coletados permitiu identificar, de acordo com a percepção dos respondentes, qual o grau de importância de cada estratégia; detectar onde estão as maiores diferenças e comentá-las, com a intenção de indicar alguns caminhos para que os consórcios brasileiros saibam como chegar ao reconhecido sucesso dos consórcios italianos. Esta pesquisa proporcionou um entendimento muito oportuno e atual sobre o estado da arte dos consórcios formados pelas pequenas empresas exportadoras brasileiras, comparativamente as italianas. Os resultados obtidos em função do conhecimento um pouco mais profundo desta situação poderão levar os interessados a utilizar as comparações das estratégias empregadas de maneira a realizar uma melhor gestão de todas as dimensões, garantindo vantagens competitivas e longevidade de atuação no mercado externo. |
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Estratégias de consórcio de exportação no contexto de marketing internacional: um estudo comparativo de consórcios brasileiros e italianosExport consortium strategies in the context of international marketing: a comparative study of Brazilian and Italian consortiaComércio exteriorCompetitive strategyEstratégia competitivaForeign tradeInternational marketingMarketing internacionalA exportação é uma atividade cada vez mais importante, principalmente para os países emergentes, como o Brasil. No período de 1997 até hoje, o Brasil fez muitos esforços para incentivar e expandir as exportações através dos consórcios formados por pequenas e médias empresas. Estas empresas fizeram, em algum momento, a escolha de uma estratégia de abordagem do mercado internacional, de maneira a viabilizar o empreendimento. No entanto, é fundamental conhecer o perfil estratégico destas empresas para poder determinar quais são as mais importantes estratégias escolhidas, e compará-las com as de consórcios de reconhecido sucesso. A grande questão objeto deste estudo é: Quais são as estratégias operacionais mais importantes, que geram uma posição de vantagem competitiva em consórcios de exportação? A forma de responder a esta questão foi fazer uma comparação entre as características estratégicas identificadas nos consórcios brasileiros e italianos, com a finalidade de detectar similaridades e diferenças. Para isso, foram definidas as dimensões aplicáveis de Marketing Internacional e de Competitividade a partir da literatura pertinente, e as correspondentes estratégias. Foram definidos cinco setores empresariais equivalentes em cada país, para permitir uma maior amostragem. O trabalho de campo foi realizado por meio de um questionário de aproximadamente 130 itens, elaborado nos dois idiomas, e enviado por correio eletrônico para os gestores destes consórcios no Brasil (com a ajuda do SEBRAE-SP e da APEX - Brasil Agência de Promoção de Exportações) e na Itália (Federexport - Federação dos Consórcios de Exportação). As respostas obtidas foram ordenadas de acordo com a importância de cada uma delas, para cada dimensão. A análise dos dados coletados permitiu identificar, de acordo com a percepção dos respondentes, qual o grau de importância de cada estratégia; detectar onde estão as maiores diferenças e comentá-las, com a intenção de indicar alguns caminhos para que os consórcios brasileiros saibam como chegar ao reconhecido sucesso dos consórcios italianos. Esta pesquisa proporcionou um entendimento muito oportuno e atual sobre o estado da arte dos consórcios formados pelas pequenas empresas exportadoras brasileiras, comparativamente as italianas. Os resultados obtidos em função do conhecimento um pouco mais profundo desta situação poderão levar os interessados a utilizar as comparações das estratégias empregadas de maneira a realizar uma melhor gestão de todas as dimensões, garantindo vantagens competitivas e longevidade de atuação no mercado externo.Exporting is an increasingly important activity, especially for emerging countries like Brazil. From 1997 to the present day, Brazil has made many efforts to encourage and expand exports through consortia formed by small and medium-sized companies. At some point, these companies chose a strategy for approaching the international market in order to make the venture viable. However, it is essential to know the strategic profile of these companies in order to determine which are the most important strategies chosen, and to compare them with those of successful consortia. The main question of this study is: \"What are the most important operational strategies that generate a position of competitive advantage in export consortia?\" The way to answer this question was to compare the strategic characteristics identified in Brazilian and Italian consortia in order to detect similarities and differences. To do this, the applicable dimensions of International Marketing and Competitiveness were defined from the relevant literature, along with the corresponding strategies. Five equivalent business sectors were defined in each country to allow for a larger sample. The fieldwork was carried out using a questionnaire of approximately 130 items, drawn up in both languages, and sent by e-mail to the managers of these consortia in Brazil (with the help of SEBRAE-SP and APEX - Brazil Export Promotion Agency) and Italy (Federexport - Federation of Export Consortia). The answers obtained were ranked according to the importance of each of them, for each dimension. The analysis of the data collected made it possible to identify, according to the respondents\' perceptions, the degree of importance of each strategy; to detect where the greatest differences lie and to comment on them, with the intention of indicating some ways in which Brazilian consortia can learn how to achieve the recognized success of Italian consortia. This research has provided a very timely and up-to-date understanding of the state of the art of consortia formed by small Brazilian exporting companies, compared to Italian ones. The results obtained as a result of a more in-depth understanding of this situation could lead interested parties to use comparisons of the strategies employed in order to achieve better management of all dimensions, guaranteeing competitive advantages and longevity in the foreign market.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRodrigues Filho, Lino NogueiraMazza, Luciano2004-08-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-28022024-112100/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-28T14:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-28022024-112100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-28T14:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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