Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claro, Sushila Vieira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
Resumo: A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.
id USP_a81eb8153bfb56be354cceffe8f46564
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07022024-120351
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergenteI know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacyAlfabetizaçãoCommunicationComunicaçãoDesignDesignEarly childhood educationEducação InfantilLetramento emergente lúdicoLiteracyPlayful emergent literacyA presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.Th is thesis aimed, based on the fi elds of Education, Communication, and Design, to understand how the interdisciplinary approach between these areas of knowledge could result in an excellent pedagogical practice, as well as provide insights for the creation of specifi c activities and objects to promote language acquisition in children aged 0-6 years therefore, with a specifi c focus on playful emergent literacy. Initially, we conducted a bibliographic review, presenting concepts and refl ections from each specifi c fi eld in accordance with the scope of our proposal. Th us, we clarifi ed which theoretical foundations contributed to defi ning the requirements of the product developed and used in our empirical research. Aft erward, we materialized the product which we named Custom Individualized Types in EVA (Tipos Individualizados Personalizados em EVA, in portuguese TIPEVA) and conducted tests in accordance with the regulations for objects intended for child manipulation. We defi ned the fi eld study in two phases: individual, considering the childrens interaction with TIPEVA in their home environment, and collective, by conducting stimulated activities with a group of thirteen students at the USP Central Daycare. For data collection, we used a fi eld notebook fi lled out by the guardians during the individual phase and diagnostic assessments (initial and fi nal) with the subjects involved in the collective proposal.Th e results and analyses indicated positive trends in the use of the developed material, as well as various possibilities for further study, suggesting that TIPEVA could be an eff ective tool in the playful emergent literacy process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado deClaro, Sushila Vieira2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-08T16:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022024-120351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-08T16:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
I know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacy
title Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
spellingShingle Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
Claro, Sushila Vieira
Alfabetização
Communication
Comunicação
Design
Design
Early childhood education
Educação Infantil
Letramento emergente lúdico
Literacy
Playful emergent literacy
title_short Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
title_full Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
title_fullStr Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
title_full_unstemmed Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
title_sort Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
author Claro, Sushila Vieira
author_facet Claro, Sushila Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de
dc.contributor.author.fl_str_mv Claro, Sushila Vieira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Communication
Comunicação
Design
Design
Early childhood education
Educação Infantil
Letramento emergente lúdico
Literacy
Playful emergent literacy
topic Alfabetização
Communication
Comunicação
Design
Design
Early childhood education
Educação Infantil
Letramento emergente lúdico
Literacy
Playful emergent literacy
description A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256776544616448