Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/ |
Resumo: | A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico. |
id |
USP_a81eb8153bfb56be354cceffe8f46564 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-07022024-120351 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergenteI know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacyAlfabetizaçãoCommunicationComunicaçãoDesignDesignEarly childhood educationEducação InfantilLetramento emergente lúdicoLiteracyPlayful emergent literacyA presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico.Th is thesis aimed, based on the fi elds of Education, Communication, and Design, to understand how the interdisciplinary approach between these areas of knowledge could result in an excellent pedagogical practice, as well as provide insights for the creation of specifi c activities and objects to promote language acquisition in children aged 0-6 years therefore, with a specifi c focus on playful emergent literacy. Initially, we conducted a bibliographic review, presenting concepts and refl ections from each specifi c fi eld in accordance with the scope of our proposal. Th us, we clarifi ed which theoretical foundations contributed to defi ning the requirements of the product developed and used in our empirical research. Aft erward, we materialized the product which we named Custom Individualized Types in EVA (Tipos Individualizados Personalizados em EVA, in portuguese TIPEVA) and conducted tests in accordance with the regulations for objects intended for child manipulation. We defi ned the fi eld study in two phases: individual, considering the childrens interaction with TIPEVA in their home environment, and collective, by conducting stimulated activities with a group of thirteen students at the USP Central Daycare. For data collection, we used a fi eld notebook fi lled out by the guardians during the individual phase and diagnostic assessments (initial and fi nal) with the subjects involved in the collective proposal.Th e results and analyses indicated positive trends in the use of the developed material, as well as various possibilities for further study, suggesting that TIPEVA could be an eff ective tool in the playful emergent literacy process.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSiqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado deClaro, Sushila Vieira2023-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-08T16:05:02Zoai:teses.usp.br:tde-07022024-120351Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-08T16:05:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente I know this lett er!: studies on the infl uence of typographic aesthetics found in urban typographic landscapes in the process of emergent literacy |
title |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
spellingShingle |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente Claro, Sushila Vieira Alfabetização Communication Comunicação Design Design Early childhood education Educação Infantil Letramento emergente lúdico Literacy Playful emergent literacy |
title_short |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
title_full |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
title_fullStr |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
title_full_unstemmed |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
title_sort |
Essa letra eu sei!: estudos da influência da estética tipográfica presente nas paisagens tipográficas urbanas no processo de letramento emergente |
author |
Claro, Sushila Vieira |
author_facet |
Claro, Sushila Vieira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Siqueira, Idmea Semeghini Prospero Machado de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Claro, Sushila Vieira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Communication Comunicação Design Design Early childhood education Educação Infantil Letramento emergente lúdico Literacy Playful emergent literacy |
topic |
Alfabetização Communication Comunicação Design Design Early childhood education Educação Infantil Letramento emergente lúdico Literacy Playful emergent literacy |
description |
A presente tese buscou, com bases nas áreas da Educação, Comunicação e Design, compreender como a interdisciplinaridade entre tais áreas do saber poderia ter como resultado um fazer pedagógico de excelência, além de proporcionar conhecimentos para a produção de atividades e objetos específi cos para a estimulação da aquisição da linguagem por crianças no período de 0-6 anos portanto, com foco específi co em letramento emergente lúdico. Inicialmente, fi zemos um percurso bibliográfi co, trazendo conceitos e refl exões de cada área em específi co e conforme o recorte de nossa proposta. Assim, esclarecemos quais apoios teóricos serviram para a defi nição dos requisitos do produto elaborado e utilizado em nossa pesquisa empírica. Após, materializamos o produto o qual nomeamos de Tipos Individualizados Personalizados em EVA (TIPEVA) e procedemos às testagens encontradas nas normativas para objetos de manipulação infantil. Dividimos o estudo de campo em dois momentos: individual, considerando a interação da criança com os TIPEVA no ambiente de sua residência; e coletivo, realizando atividades estimuladas com uma turma de treze alunos na Creche Central da USP. Para coleta de dados, utilizamos um caderno de campo preenchido pelos responsáveis (no individual) e avaliações diagnósticas (inicial e fi nal) com os sujeitos alocados na proposta coletiva. Os resultados e as análises apontaram tendências positivas no uso do material desenvolvido, bem como diversas possibilidades para a continuação do estudo, indicando os TIPEVA como ferramentas efetivas no processo de letramento emergente lúdico. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-13 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/ |
url |
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48138/tde-07022024-120351/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256776544616448 |