Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02022009-180534/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento e proposição de modelos matemáticos que possam estimar, com a precisão necessária para efeitos de aplicação prática, o grau ou o nível de segurança de interseções, semaforizadas ou não, usando-se o conceito de oportunidades de conflito de tráfego. O conceito de oportunidade de conflito de tráfego tem sido proposto para obter medidas analíticas de segurança, sendo uma medida correlata de segurança que pode substituir com vantagem as medidas usuais como histórico de acidentes e conflitos de tráfego. Os modelos que usam o conceito de oportunidades de conflito de tráfego necessitam apenas de dados operacionais das interseções, o que torna este parâmetro uma medida potencialmente útil para aplicações práticas na determinação do nível de segurança de um determinado local ou fazer projeções sobre a efetividade de projetos de segurança. São apresentados e discutidos trabalhos de outros autores sobre o assunto, baseados nos quais foram desenvolvidas alternativas às propostas por eles formuladas. Foram analisados pontos não tratados como a aplicação do conceito de oportunidade de conflito de tráfego no período de entreverdes, bem como o estudo de pedestres nas diferentes situações de travessia (nos estudos revisados, somente foi encontrada a análise de travessia de pedestres diante do movimento de conversão à esquerda com fluxo oposto). Foi realizado um estudo piloto numa interseção real com o objetivo de testar metodologias de trabalho de campo, o que permitiu estruturar um trabalho de validação de campo por meio de diagnósticos qualitativos. |
id |
USP_a851ee99a8e9c0db956c020bf6d0a604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-02022009-180534 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão.Conflict opportunity - forecasting models.Circulação de pedestresEngenharia de tráfegoModelos (previsão)Models (forecasting)PedestriansSegurança de tráfegoTraffic engineeringTraffic safetyO objetivo deste trabalho é o desenvolvimento e proposição de modelos matemáticos que possam estimar, com a precisão necessária para efeitos de aplicação prática, o grau ou o nível de segurança de interseções, semaforizadas ou não, usando-se o conceito de oportunidades de conflito de tráfego. O conceito de oportunidade de conflito de tráfego tem sido proposto para obter medidas analíticas de segurança, sendo uma medida correlata de segurança que pode substituir com vantagem as medidas usuais como histórico de acidentes e conflitos de tráfego. Os modelos que usam o conceito de oportunidades de conflito de tráfego necessitam apenas de dados operacionais das interseções, o que torna este parâmetro uma medida potencialmente útil para aplicações práticas na determinação do nível de segurança de um determinado local ou fazer projeções sobre a efetividade de projetos de segurança. São apresentados e discutidos trabalhos de outros autores sobre o assunto, baseados nos quais foram desenvolvidas alternativas às propostas por eles formuladas. Foram analisados pontos não tratados como a aplicação do conceito de oportunidade de conflito de tráfego no período de entreverdes, bem como o estudo de pedestres nas diferentes situações de travessia (nos estudos revisados, somente foi encontrada a análise de travessia de pedestres diante do movimento de conversão à esquerda com fluxo oposto). Foi realizado um estudo piloto numa interseção real com o objetivo de testar metodologias de trabalho de campo, o que permitiu estruturar um trabalho de validação de campo por meio de diagnósticos qualitativos.The purpose of this work is, through the use of mathematic models, to estimate the level of risk using the concept of traffic conflict opportunity at signalized and unsignalized intersections. The concept of traffic conflict opportunity has been proposed to measure the level of risk, and it is considered as an alternative measure of traffic safety, potentially more useful than the traditional safety measures like traffic accident data or traffic conflict technique. The traffic conflict opportunity models do not require complex field data, only the operational data of the intersection as traffic counts and control parameters are needed. This work presents and analyses other authors studies about this subject, based on which were proposed alternative methods for their formulations. Points such as the safety analysis of the intergreen period using traffic conflict opportunity, not found in those studies, were treated in this work, as well as the pedestrian crossing risk in various situations (in the revised studies, only the analysis of pedestrian crossing risk due to a left turn movement facing an opposing flow was found). In order to test methodologies and to collect field data, it was performed a pilot study at a real intersection. The pilot study allowed to define the goals and the means needed to carry out a field validation by qualitative diagnostic analysis.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPietrantonio, HugoSun, Hsien Ming2008-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02022009-180534/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-02022009-180534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. Conflict opportunity - forecasting models. |
title |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
spellingShingle |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. Sun, Hsien Ming Circulação de pedestres Engenharia de tráfego Modelos (previsão) Models (forecasting) Pedestrians Segurança de tráfego Traffic engineering Traffic safety |
title_short |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
title_full |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
title_fullStr |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
title_full_unstemmed |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
title_sort |
Oportunidades de conflito de tráfego: modelos de previsão. |
author |
Sun, Hsien Ming |
author_facet |
Sun, Hsien Ming |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pietrantonio, Hugo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sun, Hsien Ming |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circulação de pedestres Engenharia de tráfego Modelos (previsão) Models (forecasting) Pedestrians Segurança de tráfego Traffic engineering Traffic safety |
topic |
Circulação de pedestres Engenharia de tráfego Modelos (previsão) Models (forecasting) Pedestrians Segurança de tráfego Traffic engineering Traffic safety |
description |
O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento e proposição de modelos matemáticos que possam estimar, com a precisão necessária para efeitos de aplicação prática, o grau ou o nível de segurança de interseções, semaforizadas ou não, usando-se o conceito de oportunidades de conflito de tráfego. O conceito de oportunidade de conflito de tráfego tem sido proposto para obter medidas analíticas de segurança, sendo uma medida correlata de segurança que pode substituir com vantagem as medidas usuais como histórico de acidentes e conflitos de tráfego. Os modelos que usam o conceito de oportunidades de conflito de tráfego necessitam apenas de dados operacionais das interseções, o que torna este parâmetro uma medida potencialmente útil para aplicações práticas na determinação do nível de segurança de um determinado local ou fazer projeções sobre a efetividade de projetos de segurança. São apresentados e discutidos trabalhos de outros autores sobre o assunto, baseados nos quais foram desenvolvidas alternativas às propostas por eles formuladas. Foram analisados pontos não tratados como a aplicação do conceito de oportunidade de conflito de tráfego no período de entreverdes, bem como o estudo de pedestres nas diferentes situações de travessia (nos estudos revisados, somente foi encontrada a análise de travessia de pedestres diante do movimento de conversão à esquerda com fluxo oposto). Foi realizado um estudo piloto numa interseção real com o objetivo de testar metodologias de trabalho de campo, o que permitiu estruturar um trabalho de validação de campo por meio de diagnósticos qualitativos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02022009-180534/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3138/tde-02022009-180534/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815256597672230912 |