Estudo da aplicação do conceito de travessia de pedestres da "Nova Paulista" em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire na cidade de Natal/RN
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40494 |
Resumo: | No Brasil, a maior parte das ações de engenharia de tráfego visa assegurar o fluxo de veículos, geralmente em detrimento do pedestre. A cultura dominante nas cidades brasileiras tem sido de evitar os conflitos de movimentos entre veículos e pedestres simplesmente tirando o pedestre da via, seja com passarelas, seja com a escassez de faixas de pedestre com semáforos. Excluído o motociclista, o pedestre é a maior vítima da ausência de ações para sua segurança. Esse trabalho estuda a aplicação do conceito da chamada “Nova Paulista”, que possui faixas de pedestre com semáforos a cada 80 a 150m, para uma importante via de Natal, um trecho de 1,3 km da Av. Eng. Roberto Freire na região de Ponta Negra, local de grande movimento de veículos e pedestres, especialmente turistas. Adota-se a mesma metodologia e tem-se ao final uma proposta que muda do quadro de quatro faixas de pedestre distantes sem semáforos para dez faixas com semáforos, com tempo de estágio para o pedestre baseado em velocidade de caminhada de pessoa idosa, sem alteração do tempo de vermelho existente para o fluxo principal da avenida. |
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Gomes, Matheus de AraújoSantos, Enilson Medeiros dosSilva, Walter Pedro daGrilo, Michel Elias GossonRamos, Rubens Eugênio Barreto2019-07-04T11:38:20Z2021-09-29T14:27:26Z2019-07-04T11:38:20Z2021-09-29T14:27:26Z2019-06-272013081565GOMES, Matheus de Araújo. Estudo da aplicação do conceito de travessia de pedestres da “Nova Paulista” em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire da cidade de Natal/RN. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40494No Brasil, a maior parte das ações de engenharia de tráfego visa assegurar o fluxo de veículos, geralmente em detrimento do pedestre. A cultura dominante nas cidades brasileiras tem sido de evitar os conflitos de movimentos entre veículos e pedestres simplesmente tirando o pedestre da via, seja com passarelas, seja com a escassez de faixas de pedestre com semáforos. Excluído o motociclista, o pedestre é a maior vítima da ausência de ações para sua segurança. Esse trabalho estuda a aplicação do conceito da chamada “Nova Paulista”, que possui faixas de pedestre com semáforos a cada 80 a 150m, para uma importante via de Natal, um trecho de 1,3 km da Av. Eng. Roberto Freire na região de Ponta Negra, local de grande movimento de veículos e pedestres, especialmente turistas. Adota-se a mesma metodologia e tem-se ao final uma proposta que muda do quadro de quatro faixas de pedestre distantes sem semáforos para dez faixas com semáforos, com tempo de estágio para o pedestre baseado em velocidade de caminhada de pessoa idosa, sem alteração do tempo de vermelho existente para o fluxo principal da avenida.On Brazil, Most traffic engineering actions aim to ensure the flow of vehicles, to the detriment of the pedestrian. The dominant culture in Brazilian cities has been to avoid the conflicts of movements between vehicles and pedestrians simply by taking the pedestrian off the road, either with footbridges or with the shortage of crosswalks with traffic lights. Excluding the motorcyclist, the pedestrians are the biggest victim of the lack of security measures for their safety. This work studies the application of the concept of the so-called "Nova Paulista", which has crosswalks with traffic lights every 80 to 150m, in an important avenue of the city of Natal, a segment of 1.3 km from Av. Eng. Roberto Freire in the region of Ponta Negra. It has high vehicular and pedestrian traffic, especially tourists. The same methodology as “Nova Paulista” was adopted for this route and, at the end, there is a proposal to change from four distant crosswalks without traffic lights to ten crosswalks with traffic lights paced at the average elderly person walking speed, without changing the existing stop times for the main avenue flow.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilTravessia de pedestresPedestrian crossingEngenharia de TráfegoTraffic EngineeringSegurança de TrânsitoTraffic SafetyMobilidadeMobilityEstudo da aplicação do conceito de travessia de pedestres da "Nova Paulista" em trecho da Avenida Engenheiro Roberto Freire na cidade de Natal/RNStudy on applying "Nova Paulista" pedestrian crossing concept on a Eng. Roberto Freire Avenue segment in Natal, RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40494/1/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD51ORIGINALestudodaaplicaçãoprojetonovapaulistaemtrechodarobertofreire_GOMES_2019.pdfMonografiaapplication/pdf3180612https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40494/2/estudodaaplica%c3%a7%c3%a3oprojetonovapaulistaemtrechodarobertofreire_GOMES_2019.pdf57bbe27d1407f8f5c558d96323606dbcMD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40494/3/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD53TEXTestudodaaplicaçãoprojetonovapaulistaemtrechodarobertofreire_GOMES_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain96083https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40494/4/estudodaaplica%c3%a7%c3%a3oprojetonovapaulistaemtrechodarobertofreire_GOMES_2019.pdf.txt3e6bdc0a33bb247a3dfb5030160ffc5bMD54123456789/404942023-02-23 15:44:51.024oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-02-23T18:44:51Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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