Desescolarização e abandono do mundo: um estudo sobre argumentos antiescola e seus pressupostos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Klinko, Janaina
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48135/tde-19102021-104539/
Resumo: O debate acerca da educação domiciliar como modalidade de formação educacional alternativa tornou-se um assunto público no Brasil nos últimos anos. Dentre o diverso conjunto de propostas contido nessa modalidade, encontra-se a prática específica da desescolarização [unschooling], preconizando a total assunção da responsabilidade educativa pela família. Esta pesquisa tem como objetivo propor um exercício de compreensão a respeito dos argumentos e justificativas utilizados pelos unschoolers atualmente. Para isso, realiza uma análise detalhada de alguns pressupostos recolhidos no discurso de seus defensores, com base em depoimentos publicizados em dois documentários sobre o tema. E, simultaneamente, propõe uma articulação destes pressupostos com a obra de autores referenciados principalmente nos campos da filosofia, educação e psicanálise. A partir dessa discussão, o trabalho identifica uma supervalorização das aprendizagens em detrimento da experiência de transmissão. Além disso, reconhece uma priorização dos interesses privados e a busca pela associação entre aqueles julgados semelhantes. Frente aos pressupostos apresentados, esta dissertação assinala uma importante relação entre a desescolarização contemporânea e o abandono do mundo em sua dimensão temporal e, também, no que concerne à pluralidade humana. Questiona, ainda, se a desescolarização configura uma alternativa à lógica vigente como a proposta de Ivan Illich na década de 1970 ou se corresponde, mais fortemente, a uma tendência individualista própria de nossa época.
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