A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PACHIONI, Miguel Sgarbi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ação Midiática
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460
Resumo: O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos.
id UFPR-8_e4ed7037c9befd7d6aaa200575c6a773
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/32460
network_acronym_str UFPR-8
network_name_str Ação Midiática
repository_id_str
spelling A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOeducação; sociedade; desescolarização.O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos.UFPRPACHIONI, Miguel Sgarbi2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3246010.5380/am.v1i4.32460Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)2238-070110.5380/am.v1i4reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460/20596info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:15:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/32460Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T19:15:09Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
title A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
spellingShingle A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
PACHIONI, Miguel Sgarbi
educação; sociedade; desescolarização.
title_short A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
title_fullStr A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
title_full_unstemmed A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
title_sort A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
author PACHIONI, Miguel Sgarbi
author_facet PACHIONI, Miguel Sgarbi
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv PACHIONI, Miguel Sgarbi
dc.subject.por.fl_str_mv educação; sociedade; desescolarização.
topic educação; sociedade; desescolarização.
description O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460
10.5380/am.v1i4.32460
url https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460
identifier_str_mv 10.5380/am.v1i4.32460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460/20596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)
2238-0701
10.5380/am.v1i4
reponame:Ação Midiática
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Ação Midiática
collection Ação Midiática
repository.name.fl_str_mv Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com
_version_ 1799760992293355520