A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ação Midiática |
Texto Completo: | https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460 |
Resumo: | O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos. |
id |
UFPR-8_e4ed7037c9befd7d6aaa200575c6a773 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ufpr.br:article/32460 |
network_acronym_str |
UFPR-8 |
network_name_str |
Ação Midiática |
repository_id_str |
|
spelling |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTOeducação; sociedade; desescolarização.O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos.UFPRPACHIONI, Miguel Sgarbi2012-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/3246010.5380/am.v1i4.32460Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012)2238-070110.5380/am.v1i4reponame:Ação Midiáticainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460/20596info:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-08T19:15:09Zoai:revistas.ufpr.br:article/32460Revistahttps://revistas.ufpr.br/acaomidiaticaPUBhttps://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/oairevistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com2238-07012238-0701opendoar:2019-10-08T19:15:09Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
spellingShingle |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PACHIONI, Miguel Sgarbi educação; sociedade; desescolarização. |
title_short |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_fullStr |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_full_unstemmed |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
title_sort |
A DESESCOLARIZAÇÃO DA SOCIEDADE PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO |
author |
PACHIONI, Miguel Sgarbi |
author_facet |
PACHIONI, Miguel Sgarbi |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PACHIONI, Miguel Sgarbi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação; sociedade; desescolarização. |
topic |
educação; sociedade; desescolarização. |
description |
O presente texto apresenta a resenha do livro "Sociedade sem escolas", do polímata pensador austríaco Ivan Illich. Nesta obra, publicada originalmente em 1971, o modelo de disciplina escolar universal, amplamente adotado no ocidente, é confrontado com a possibilidade de se desescolarizar as instituições e o modelo de aprendizagem para que, assim, tenha-se a possibilidade de compactuar a verdadeira potencialidade criativa dos educandos com suas habilidades. Com isso, fica evidente a razão pelo qual o autor estrutura seu pensamento em direção a natureza da aprendizagem, para quem educar não é escolarizar e não se faz para todos, mas sim por todos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460 10.5380/am.v1i4.32460 |
url |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460 |
identifier_str_mv |
10.5380/am.v1i4.32460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ufpr.br/acaomidiatica/article/view/32460/20596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
publisher.none.fl_str_mv |
UFPR |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura.; Ed. 04 - JUL/DEZ (2012) 2238-0701 10.5380/am.v1i4 reponame:Ação Midiática instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR) instacron:UFPR |
instname_str |
Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
instacron_str |
UFPR |
institution |
UFPR |
reponame_str |
Ação Midiática |
collection |
Ação Midiática |
repository.name.fl_str_mv |
Ação Midiática - Universidade Federal do Paraná (UFPR) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaacaomidiatica@gmail.com||revistaacaomidiatica@gmail.com |
_version_ |
1799760992293355520 |