Levantamento do perfil motivacional de alunos, do ensino médio, de três escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, na disciplina de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Severo, Ivan Rodrigues Maranho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-16042015-111507/
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo levantar o perfil motivacional de alunos das três séries do ensino médio, de três escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, nas aulas de Química. Para uma aprendizagem com mais qualidade é fundamental que os alunos estejam motivados. A motivação para a realização ou não de determinada atividade pode estar relacionada a causas internas ou externas. Para melhor entendimento da motivação no contexto escolar foi utilizado como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação, que descreve seis possíveis níveis motivacionais que um indivíduo pode apresentar, propondo assim um continuum de autodeterminação partindo da desmotivação, passando pelos quatro tipos de regulação: externa, introjetada, identificada e integrada e por fim a motivação intrínseca. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, um quantitativo que foi um questionário de escala Likert de cinco pontos, onde os alunos assinalaram o nível de concordância, dentre cinco níveis, para cada uma das 18 afirmações propostas. Responderam ao questionário 376 alunos da Escola \"A\", 104 alunos da Escola \"B\" e 142 alunos da Escola \"C\". O segundo instrumento foi qualitativo, sendo duas entrevistas semiestruturadas, uma para três professores responsáveis pelas aulas de Química de cada escola, e a outra com 18 alunos selecionados a partir da análise dos questionários. Para análise dos dados coletados pelo questionário foi utilizado o método do Ranking Médio. Já as entrevistas semiestruturadas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. A análise do questionário mostrou que a maioria dos alunos das três escolas apresentou como perfil motivacional a regulação Integrada, importante resultado no que tange aos motivos para a aprendizagem. Esse resultado pode ser complementado pela análise das entrevistas, na qual os professores apresentaram estilo motivacional promotor de autonomia, um importante fator que contribui para um perfil motivacional mais autorregulado. As entrevistas com os alunos em relação ao interesse pelas aulas de Química mostraram correspondência, na maioria dos casos, com as respostas do questionário de cada entrevistado, complementando assim a visão do perfil motivacional dos alunos. Por fim destacaram-se alguns fatores que podem afetar a motivação dos alunos como: família, recompensas externas, aulas práticas e ambiente escolar. Assim, os instrumentos de coleta de dados quantitativo e qualitativo mostraram-se adequados para os objetivos do trabalho, porém é importante a continuidade das pesquisas sobre a motivação nas aulas de Química, buscando o melhoramento dos instrumentos de coleta de dados e também novos métodos de análise dos mesmos, para um melhor entendimento desse fenômeno, já que esse tema ainda é escasso no cenário brasileiro.
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spelling Levantamento do perfil motivacional de alunos, do ensino médio, de três escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, na disciplina de QuímicaSurvey the motivacional profile of students, high school, three public schools in the city of São Carlos/SP, in the discipline of ChemistryChemistry TeachingEnsino de QuímicaMotivaçãoMotivationTeoria da AutodeterminaçãoTheory of Self DeterminationO presente trabalho teve como objetivo levantar o perfil motivacional de alunos das três séries do ensino médio, de três escolas públicas da cidade de São Carlos/SP, nas aulas de Química. Para uma aprendizagem com mais qualidade é fundamental que os alunos estejam motivados. A motivação para a realização ou não de determinada atividade pode estar relacionada a causas internas ou externas. Para melhor entendimento da motivação no contexto escolar foi utilizado como referencial teórico a Teoria da Autodeterminação, que descreve seis possíveis níveis motivacionais que um indivíduo pode apresentar, propondo assim um continuum de autodeterminação partindo da desmotivação, passando pelos quatro tipos de regulação: externa, introjetada, identificada e integrada e por fim a motivação intrínseca. Para a coleta de dados foram utilizados dois instrumentos, um quantitativo que foi um questionário de escala Likert de cinco pontos, onde os alunos assinalaram o nível de concordância, dentre cinco níveis, para cada uma das 18 afirmações propostas. Responderam ao questionário 376 alunos da Escola \"A\", 104 alunos da Escola \"B\" e 142 alunos da Escola \"C\". O segundo instrumento foi qualitativo, sendo duas entrevistas semiestruturadas, uma para três professores responsáveis pelas aulas de Química de cada escola, e a outra com 18 alunos selecionados a partir da análise dos questionários. Para análise dos dados coletados pelo questionário foi utilizado o método do Ranking Médio. Já as entrevistas semiestruturadas foram analisadas utilizando análise de conteúdo. A análise do questionário mostrou que a maioria dos alunos das três escolas apresentou como perfil motivacional a regulação Integrada, importante resultado no que tange aos motivos para a aprendizagem. Esse resultado pode ser complementado pela análise das entrevistas, na qual os professores apresentaram estilo motivacional promotor de autonomia, um importante fator que contribui para um perfil motivacional mais autorregulado. As entrevistas com os alunos em relação ao interesse pelas aulas de Química mostraram correspondência, na maioria dos casos, com as respostas do questionário de cada entrevistado, complementando assim a visão do perfil motivacional dos alunos. Por fim destacaram-se alguns fatores que podem afetar a motivação dos alunos como: família, recompensas externas, aulas práticas e ambiente escolar. Assim, os instrumentos de coleta de dados quantitativo e qualitativo mostraram-se adequados para os objetivos do trabalho, porém é importante a continuidade das pesquisas sobre a motivação nas aulas de Química, buscando o melhoramento dos instrumentos de coleta de dados e também novos métodos de análise dos mesmos, para um melhor entendimento desse fenômeno, já que esse tema ainda é escasso no cenário brasileiro.The present study aimed to raise the motivational profile of students from the three high school grades, three public schools in the city of São Carlos / SP, in classes of Chemistry. For a higher quality learning is critical that students are motivated. The motivation for performing or not a determined activity can be related to internal or external causes. For a better understanding of motivation in school context was used as a theoretical framework of Self-Determination Theory, which describes six possible motivational levels that an individual may have, thus proposing a continuum of self-determination based on the motivation, through the four types of regulation: external, introjected, identified, integrated and finally intrinsic motivation. To collect data were used two instruments: a quantitative, which was a questionnaire of Likert five-point scale, where students marked the level of agreement among five levels for each of the 18 proposed statements. The student\'s number that answered the questionnaire was: 376 students from the school \"A\", 104 students from the School \"B\" and 142 students from the School \"C\". The second instrument was a qualitative, two semi-structured interviews, one to three teachers responsible for classes in Chemistry from each school, and the other with 18 students selected from the analysis of the questionnaires. To analyze the data collected by the questionnaire was used the Middle Ranking method. The semi-structured interviews were analyzed through the content analysis. The analysis of the questionnaire showed that most students of the three schools presented as motivational profile the integrated regulation, important result regarding the motives for learning. This result can be complemented by the analysis of the interviews in which teachers presented motivational style promoter of autonomy, an important factor that contributes to a more self-regulated motivational profile. The interview with students about the interest in chemistry classes showed correspondence, in most cases, with the questionnaire\'s answers of each interviewed, complementing thus the vision of the motivational profile of students. Finally highlight some factors that may affect students\' motivation as: family, external rewards, practical classes and school environment. Thus, the instruments for collecting quantitative and qualitative data were adequate for the purposes of work, but it is important to continue the research on motivation in chemistry classes, seeking improved tools for data collection and also new methods analysis of them for a better understanding of this phenomenon, since this topic is still scarce in the Brazilian scenario.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPKasseboehmer, Ana ClaudiaSevero, Ivan Rodrigues Maranho2015-01-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/75/75133/tde-16042015-111507/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:56Zoai:teses.usp.br:tde-16042015-111507Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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