Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antequera, Fernanda Guedes Bomfim
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23158/tde-26102021-121502/
Resumo: A educação à distância é considerada uma rica alternativa de aprendizado capaz de superar barreiras físicas entre professores e alunos, ultrapassando problemas como a indisponibilidade de tempo, dificuldades geográficas e relacionadas às árduas rotinas existente para alguns estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Levantamento Epidemiológico de saúde bucal da Guatemala, através da participação e o aprendizado dos cirurgiões dentistas, alunos de odontologia e outros profissionais de saúde indicados pelo Conselho Nacional de Saúde Bucal da Guatemala, que foram inscritos no curso realizado à distância. O desfecho esperado com o oferecimento do curso foi tornar os participantes aptos a realizarem o levantamento epidemiológico em saúde bucal, que futuramente será realizado na Guatemala, importante instrumento no auxílio dos planejamentos em ações de saúde bucal. Esta pesquisa se caracterizou pela metodologia quali-quantitativa do curso oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizando-se os recursos da Plataforma Moodle. O estudo foi divido em duas etapas distintas: a primeira delas de caráter quantitativo, com análise de relatórios individuais do progresso e participação dos alunos no curso, mensurando notas e participação em cada módulo; a segunda, compondo o eixo qualitativo do estudo, onde os fóruns de comunicação e fóruns de dúvidas foram analisados através dos instrumentos Comunidade de Inquirição (CoI), análise qualitativa de Minayo e o instrumento de Roblyer e Wiencke. Concluiu-se que ao final do curso, através das avaliações aplicadas e das análises das respostas, observou-se que os alunos possuíam informações suficientes para entenderem o conceito e as etapas de um levantamento epidemiológico, que estavam confortáveis e ambientados com a proposta apresentada para a coleta dos dados que serão realizados, na Guatemala, em momento oportuno, de forma a potencializar o aprendizado à distância, e empoderar os alunos na realização do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, importante instrumento para o diagnóstico situacional da população e o planejamento de propostas e ações na área da saúde bucal sustentando políticas públicas.
id USP_a8b3c91a85b946d21804fef28cc9694d
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-26102021-121502
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucalEvaluation of distance course epidemiological survey in dental health offered to oral health professionals of GuatemalaDistance LearningEnsino à distânciaGuatemalaGuatemalaMoodle PlataformOral HealthPlataforma MoodlePublic HealthSaúde BucalSaúde PúblicaA educação à distância é considerada uma rica alternativa de aprendizado capaz de superar barreiras físicas entre professores e alunos, ultrapassando problemas como a indisponibilidade de tempo, dificuldades geográficas e relacionadas às árduas rotinas existente para alguns estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Levantamento Epidemiológico de saúde bucal da Guatemala, através da participação e o aprendizado dos cirurgiões dentistas, alunos de odontologia e outros profissionais de saúde indicados pelo Conselho Nacional de Saúde Bucal da Guatemala, que foram inscritos no curso realizado à distância. O desfecho esperado com o oferecimento do curso foi tornar os participantes aptos a realizarem o levantamento epidemiológico em saúde bucal, que futuramente será realizado na Guatemala, importante instrumento no auxílio dos planejamentos em ações de saúde bucal. Esta pesquisa se caracterizou pela metodologia quali-quantitativa do curso oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizando-se os recursos da Plataforma Moodle. O estudo foi divido em duas etapas distintas: a primeira delas de caráter quantitativo, com análise de relatórios individuais do progresso e participação dos alunos no curso, mensurando notas e participação em cada módulo; a segunda, compondo o eixo qualitativo do estudo, onde os fóruns de comunicação e fóruns de dúvidas foram analisados através dos instrumentos Comunidade de Inquirição (CoI), análise qualitativa de Minayo e o instrumento de Roblyer e Wiencke. Concluiu-se que ao final do curso, através das avaliações aplicadas e das análises das respostas, observou-se que os alunos possuíam informações suficientes para entenderem o conceito e as etapas de um levantamento epidemiológico, que estavam confortáveis e ambientados com a proposta apresentada para a coleta dos dados que serão realizados, na Guatemala, em momento oportuno, de forma a potencializar o aprendizado à distância, e empoderar os alunos na realização do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, importante instrumento para o diagnóstico situacional da população e o planejamento de propostas e ações na área da saúde bucal sustentando políticas públicas.Distance education is considered a rich learning alternative capable of overcoming physical barriers between teachers and students, overcoming problems such as unavailability of time, geographical difficulties and those related to the arduous routines that exist for some students. The aim of this study was to evaluate the course Epidemiological Survey of Oral Health in Guatemala, through the participation and learning of dentists, dentistry students and other health professionals appointed by the National Council of Oral Health of Guatemala, who were enrolled in the distance course. The expected outcome with the offering of the course was to make the participants able to carry out the epidemiological survey on oral health, which will be carried out in the future in Guatemala, an important tool to aid planning in oral health actions. This research was characterized by the qualitative-quantitative methodology of the course offered in a virtual learning environment (AVA), using the resources of the Moodle Platform. The study was divided into two distinct stages: the first of a quantitative nature, with analysis of individual progress reports and student participation in the course, measuring grades and participation in each module; the second, composing the qualitative axis of the study, where the communication forums and doubt forums were analyzed using the Community of Inquiry (CoI) instruments, Minayo\'s qualitative analysis and the Roblyer and Wiencke instrument. It was concluded that at the end of the course, through the applied evaluations and the analysis of the answers, it was observed that the students had enough information to understand the concept and steps of an epidemiological survey, that they were comfortable and familiar with the proposal presented for the collection of data that will be carried out in Guatemala, in due course, in order to enhance distance learning, and empower students to carry out the Epidemiological Survey on Oral Health, an important tool for the situational diagnosis of the population and the planning of proposals and actions in the area of oral health supporting public political.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPAraujo, Maria Ercilia deAntequera, Fernanda Guedes Bomfim2021-06-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23158/tde-26102021-121502/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-08-23T14:44:02Zoai:teses.usp.br:tde-26102021-121502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-08-23T14:44:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
Evaluation of distance course epidemiological survey in dental health offered to oral health professionals of Guatemala
title Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
spellingShingle Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
Antequera, Fernanda Guedes Bomfim
Distance Learning
Ensino à distância
Guatemala
Guatemala
Moodle Plataform
Oral Health
Plataforma Moodle
Public Health
Saúde Bucal
Saúde Pública
title_short Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
title_full Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
title_fullStr Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
title_full_unstemmed Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
title_sort Avaliação do curso à distância oferecido aos profissionais de saúde bucal da Guatemala: levantamento epidemiológico em saúde bucal
author Antequera, Fernanda Guedes Bomfim
author_facet Antequera, Fernanda Guedes Bomfim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araujo, Maria Ercilia de
dc.contributor.author.fl_str_mv Antequera, Fernanda Guedes Bomfim
dc.subject.por.fl_str_mv Distance Learning
Ensino à distância
Guatemala
Guatemala
Moodle Plataform
Oral Health
Plataforma Moodle
Public Health
Saúde Bucal
Saúde Pública
topic Distance Learning
Ensino à distância
Guatemala
Guatemala
Moodle Plataform
Oral Health
Plataforma Moodle
Public Health
Saúde Bucal
Saúde Pública
description A educação à distância é considerada uma rica alternativa de aprendizado capaz de superar barreiras físicas entre professores e alunos, ultrapassando problemas como a indisponibilidade de tempo, dificuldades geográficas e relacionadas às árduas rotinas existente para alguns estudantes. O objetivo deste estudo foi avaliar o curso de Levantamento Epidemiológico de saúde bucal da Guatemala, através da participação e o aprendizado dos cirurgiões dentistas, alunos de odontologia e outros profissionais de saúde indicados pelo Conselho Nacional de Saúde Bucal da Guatemala, que foram inscritos no curso realizado à distância. O desfecho esperado com o oferecimento do curso foi tornar os participantes aptos a realizarem o levantamento epidemiológico em saúde bucal, que futuramente será realizado na Guatemala, importante instrumento no auxílio dos planejamentos em ações de saúde bucal. Esta pesquisa se caracterizou pela metodologia quali-quantitativa do curso oferecido em ambiente virtual de aprendizagem (AVA), utilizando-se os recursos da Plataforma Moodle. O estudo foi divido em duas etapas distintas: a primeira delas de caráter quantitativo, com análise de relatórios individuais do progresso e participação dos alunos no curso, mensurando notas e participação em cada módulo; a segunda, compondo o eixo qualitativo do estudo, onde os fóruns de comunicação e fóruns de dúvidas foram analisados através dos instrumentos Comunidade de Inquirição (CoI), análise qualitativa de Minayo e o instrumento de Roblyer e Wiencke. Concluiu-se que ao final do curso, através das avaliações aplicadas e das análises das respostas, observou-se que os alunos possuíam informações suficientes para entenderem o conceito e as etapas de um levantamento epidemiológico, que estavam confortáveis e ambientados com a proposta apresentada para a coleta dos dados que serão realizados, na Guatemala, em momento oportuno, de forma a potencializar o aprendizado à distância, e empoderar os alunos na realização do Levantamento Epidemiológico em Saúde Bucal, importante instrumento para o diagnóstico situacional da população e o planejamento de propostas e ações na área da saúde bucal sustentando políticas públicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23158/tde-26102021-121502/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23158/tde-26102021-121502/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257406292099072