Testes adaptativos sensíveis ao conteúdo de banco de itens: uma aplicação em exames de proficiência em inglês para programas de pós-graduação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-17022020-145608/ |
Resumo: | A aplicação de Testes Adaptativos Computadorizados a vários tipos de avaliações e domínios tem se tornado cada vez mais fácil devido ao suporte teórico da Teoria de Resposta de Itens (TRI), a maior disponibilidade de computadores pessoais mais potentes e ao desenvolvimento de software rodando nestes computadores nestes computadores para realizar as análises da TRI. Os testes adaptativos ajustam as suas questões ao nível de habilidade individual de cada estudante, adaptando-Se a capacidade de cada um, gerando uma avaliação mais eficiente e de maior qualidade. A existência de um banco de itens calibrado, de acordo com os modelos estatísticos da TRI, permite a administração adequada dos testes adaptativos. As principais dificuldades de implantação dos testes adaptativos são a necessidade de um estudo empírico em larga escala, envolvendo profissionais de várias áreas, para uma boa calibração do banco de itens e a geração de avaliações multidimensionais, isto é, avaliações que atendam a diferentes conteúdos de uma área do conhecimento. O presente trabalho se propôs a popular e calibrar um banco de itens do domínio de inglês instrumental explorando técnicas sensíveis ao conteúdo do banco de itens para permitir a avaliação de varias habilidades. Atualmente, o banco possui 103 itens e estimamos que em três semestres ele vira a conter o número ideal de itens para seu uso em um teste adaptativo, um tempo razoável, dado o número de alunos do programa de pósgraduação. Adicionalmente, foram desenvolvidos um sistema de gerência desse banco e a modelagem de um sistema de avaliação adaptativa que podem ser utilizados tanto para a avaliação diagnóstica do inglês instrumental, quanto para a avaliação formal da proficiência em inglês para admissão em programas de mestrado. A modelagem foi bem detalhada para permitir uma implementação fácil do sistema, dada a dificuldade inerente à teoria estatística utilizada em testes adaptativos, |
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