Aplicação do modelo t-student para análise dos resultados de ensaios de proficiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cintra, Flávia Maria Ravagnani Neves
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-03012018-171250/
Resumo: Os Ensaios de Proficiência por comparação interlaboratorial têm sido um importante mecanismo para controlar a consistência dos laboratórios. Instituições do governo, como o INMETRO, têm utilizado tais mecanismos para monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos laboratórios da Rede Brasileira de Laboratórios (RBL) e da Rede Brasileira de Calibração (RBC). Atualmente, os métodos estatísticos utilizados para analisar os resultados dos Ensaios de Proficiência estão escritos em normas técnicas, como o ISO/IEC Guide 43-1. Recentemente, Leão, Aoki e Silva (2002) propuseram um método de regressão para testar a competência dos laboratórios, utilizando a distribuição normal multivariada para modelar os dados e estabelecer testes estatísticos. Como em medições a presença de valores extremos é constante, vamos modelar os dados utilizando a distribuição t-student, para acomodar tais valores extremos. Neste modelo, estamos interessados em estimar o grau de liberdade e o parâmetro de tendência da medição do laboratório com respeito ao valor de referência, já que os laboratórios vão utilizar sistemas de medições similares para medir o mesmo item, com incertezas determinadas por um processo de calibração. Encontraremos os estimadores de máxima verossimilhança e de momentos para estes dois parâmetros e vamos desenvolver um teste para avaliarmos a consistência das medições dos laboratórios. No final, a título de aplicação, vamos analisar os dados obtidos pela REMESP (Rede de Metrologia de São Paulo) na área de eletricidade, onde vamos medir a tensão DC de um multímetro digital.
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