O Teatro do Sentenciado de Abdias Nascimento: classe e raça na modernização do teatro brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Narvaes, Viviane Becker
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19022021-183344/
Resumo: A presente Tese de Doutorado, intitulada O Teatro do Sentenciado de Abdias Nascimento: classe e raça na modernização do teatro brasileiro, se enquadra na área de concentração \"Teoria e Prática do Teatro\" e na linha de pesquisa \"História do Teatro\". Trata-se de pesquisa histórica de natureza básica, qualitativa e documental, portanto teórica e empírica. O Teatro do Sentenciado foi um grupo de teatro criado por Abdias Nascimento no interior da unidade prisional em que esteve encarcerado no Estado de São Paulo, na década de 1940, a saber, a Penitenciária do Estado de São Paulo, o Carandiru. As peças criadas e encenadas pelo grupo são analisadas nesta tese e podem ser consideradas as primeiras experiências teatrais, documentadas de forma mais complexa, de teatro nas prisões no Brasil, ainda que se tenham notícias da existência de grupos mais antigos. Ao historiar e analisar essa experiência teatral, identifico alguns outros homens presos que constituíram o grupo, bem como pessoas da administração penitenciária que compuseram os bastidores deste teatro. A análise das seis peças que compõem o repertório do grupo foi feita com base em documentação encontrada que inclui apenas um pequeno fragmento de texto. Trazer as vozes dos homens que participaram desse processo foi uma premissa metodológica, mas também uma necessidade da pesquisa para lidar com os processos de apagamento da história do teatro das classes populares. O sujeito encarcerado foi compreendido, portanto, como pertencente a setores subalternizados da sociedade brasileira. As dimensões de classe destas determinações podem ser vislumbradas inclusive ao examinarmos a conformação do campo da história do teatro no Brasil, cuja fração dedicada ao estudo do teatro vinculado aos setores populares é infinitamente menor do que aquela dedicada às expressões referidas à cultura dominante. Diante disso se fez necessário refletir sobre as condições de produção teatral dos encarcerados e recapitular as conexões dessa produção com a história das relações entre arte e prisão. Examino experiências específicas de teatro e prisão no contexto internacional e organizo uma linha do tempo do teatro nas prisões do Brasil. A contextualização internacional e nacional não pretende uma totalização das práticas teatrais nas prisões, mas, sobretudo, situar este tipo de teatro numa escala global e, no caso nacional, contribuir com o campo, organizando cronologicamente as práticas encontradas. Diante da escassez de fontes tradicionais sobre o Teatro do Sentenciado, analiso também obra inédita de Abdias Nascimento escrita enquanto esteve encarcerado no Carandiru. O Teatro do Sentenciado é examinado sob a ótica da produção artística e cultural dos setores populares da sociedade e proposto como um capítulo relevante da história do teatro brasileiro, inclusive, nos debates de sua modernização.
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spelling O Teatro do Sentenciado de Abdias Nascimento: classe e raça na modernização do teatro brasileiroAbdias Nascimento\'s Theater of Sentenced People: class and race in the modernization of Brazilian theaterHistória do TeatroHistory of TheaterTeatro do SentenciadoTeatro e PrisãoTheater and PrisonTheater of Sentenced PeopleA presente Tese de Doutorado, intitulada O Teatro do Sentenciado de Abdias Nascimento: classe e raça na modernização do teatro brasileiro, se enquadra na área de concentração \"Teoria e Prática do Teatro\" e na linha de pesquisa \"História do Teatro\". Trata-se de pesquisa histórica de natureza básica, qualitativa e documental, portanto teórica e empírica. O Teatro do Sentenciado foi um grupo de teatro criado por Abdias Nascimento no interior da unidade prisional em que esteve encarcerado no Estado de São Paulo, na década de 1940, a saber, a Penitenciária do Estado de São Paulo, o Carandiru. As peças criadas e encenadas pelo grupo são analisadas nesta tese e podem ser consideradas as primeiras experiências teatrais, documentadas de forma mais complexa, de teatro nas prisões no Brasil, ainda que se tenham notícias da existência de grupos mais antigos. Ao historiar e analisar essa experiência teatral, identifico alguns outros homens presos que constituíram o grupo, bem como pessoas da administração penitenciária que compuseram os bastidores deste teatro. A análise das seis peças que compõem o repertório do grupo foi feita com base em documentação encontrada que inclui apenas um pequeno fragmento de texto. Trazer as vozes dos homens que participaram desse processo foi uma premissa metodológica, mas também uma necessidade da pesquisa para lidar com os processos de apagamento da história do teatro das classes populares. O sujeito encarcerado foi compreendido, portanto, como pertencente a setores subalternizados da sociedade brasileira. As dimensões de classe destas determinações podem ser vislumbradas inclusive ao examinarmos a conformação do campo da história do teatro no Brasil, cuja fração dedicada ao estudo do teatro vinculado aos setores populares é infinitamente menor do que aquela dedicada às expressões referidas à cultura dominante. Diante disso se fez necessário refletir sobre as condições de produção teatral dos encarcerados e recapitular as conexões dessa produção com a história das relações entre arte e prisão. Examino experiências específicas de teatro e prisão no contexto internacional e organizo uma linha do tempo do teatro nas prisões do Brasil. A contextualização internacional e nacional não pretende uma totalização das práticas teatrais nas prisões, mas, sobretudo, situar este tipo de teatro numa escala global e, no caso nacional, contribuir com o campo, organizando cronologicamente as práticas encontradas. Diante da escassez de fontes tradicionais sobre o Teatro do Sentenciado, analiso também obra inédita de Abdias Nascimento escrita enquanto esteve encarcerado no Carandiru. O Teatro do Sentenciado é examinado sob a ótica da produção artística e cultural dos setores populares da sociedade e proposto como um capítulo relevante da história do teatro brasileiro, inclusive, nos debates de sua modernização.The present PhD dissertation named \"Abdias Nascimento\'s Theater of Senteced People: class and race in the modernization of Brazilian theater\" fits into the area of concentration \"Theater Theory and Practice\" and at the research line \"History of Theater\". This is a historical research of a basic, qualitative and documentary nature, therefore theoretical and empirical. Teather of Sentenced People was a theater group created by Abdias Nascimento in the interior of the prison unit where he was incarcerated in the State of São Paulo, in the 1940s, namely Penitenciária do Estado de São Paulo, so called the Carandiru. The plays created and staged by the group are analyzed in this thesis and can be considered the first more complex documented theatrical experiences in prisons in Brazil, even though there are reports of older groups. In the history and analysis of this theatrical experience, I identify some other prisoners who made up the group, as well as people from the penitentiary administration who made up the backstage of this theater. The analysis of six plays that make up the group\'s repertoire was made from documentation found that includes only a small fragment of text. Bringing in the voices of men who participated in this process was a methodological premise, but also a requirement of the research to deal with the processes of erasing the history of popular-class theater. The incarcerated subject was understood as belonging to subordinate sectors of Brazilian society. The class dimensions of these determinations can be glimpsed even by examining the conformation of the field of theater history in Brazil, whose fraction dedicated to the study of theater linked to the popular sectors is infinitely smaller than that dedicated to expressions referring to the dominant culture. Given this, it was imperative to reflect on the conditions of theatrical production of the incarcerated and to recap the connections of this production with the history of the relations between art and prison. I examine specific theater and prison experiences in the international context and organize a theater timeline in Brazil\'s prisons. The international and national contextualization does not intend a totality of theatrical practices in prisons, but rather situate this type of theater on a global scale and in the national case, contribute to the field by chronologically organizing the practices found. Faced with the scarcity of traditional sources about the Theater of sentenced People, I also analyze Abdias Nascimento\'s unpublished work written while incarcerated at Carandiru. Theater of Sentenced People is examined from the perspective of the artistic and cultural production of the popular sectors of society and proposed as a relevant chapter of the history of Brazilian theater, including the debates of its modernization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPBetti, Maria SilviaNarvaes, Viviane Becker2020-03-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-19022021-183344/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2021-02-20T00:39:02Zoai:teses.usp.br:tde-19022021-183344Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212021-02-20T00:39:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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