Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Caroline Vetori de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172475
Resumo: A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas.
id UFRGS-2_d7ab87cd56cb7c2d2aabb5162f905b18
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172475
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Souza, Caroline Vetori deSantos, Vera Lucia Bertoni dosGiordano, Davi Freire2018-02-07T02:40:48Z2017http://hdl.handle.net/10183/172475001059418A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas.The research entitled Theater with Youngsters in Prison Situation: the creation of a space for listening presents an analysis on the potential of theater in its interface with young people who fulfill socio-educational measures interned in the Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), in particular, the young female. This work constitutes a necessary dialogue to potentiate debates about the power of theater in non-formal teaching environments through a workshop, characterized an artistic-pedagogical training. The research investigates the relationship between personal histories, memories, oral testimonies, as well as the notions of present and future with the young girls in situations of conflicts such as deprivation, oppression, desire for freedom, among others. The notion of listening as a guide for teaching practice is added to the work, both in relation to the personal materials listed by the youngsters and in relation to what the practice reverberates making it possible to trace other ways of dialogue with the students.application/pdfporEscutaPedagogia teatralHistória oralTeatroPrisãoJovensPerforming ArtsOral HistoryPedagogy of TheaterListeningTheater in PrisonDocumentary TheaterTeatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escutainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPorto Alegre, BR-RS2017Teatro: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059418.pdf001059418.pdfTexto completoapplication/pdf731128http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/1/001059418.pdf8be21089d2dfcdd6d9a018b75032b722MD51TEXT001059418.pdf.txt001059418.pdf.txtExtracted Texttext/plain131358http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/2/001059418.pdf.txt343bf4e1852af23635d6b94bfe39d5deMD52THUMBNAIL001059418.pdf.jpg001059418.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg945http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/3/001059418.pdf.jpg58f652dca21fab507528a3ddc83774b1MD5310183/1724752018-10-25 10:07:53.526oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172475Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-25T13:07:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
title Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
spellingShingle Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
Souza, Caroline Vetori de
Escuta
Pedagogia teatral
História oral
Teatro
Prisão
Jovens
Performing Arts
Oral History
Pedagogy of Theater
Listening
Theater in Prison
Documentary Theater
title_short Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
title_full Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
title_fullStr Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
title_full_unstemmed Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
title_sort Teatro com jovens em situação de cárcere : a construção de um espaço de escuta
author Souza, Caroline Vetori de
author_facet Souza, Caroline Vetori de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Caroline Vetori de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Giordano, Davi Freire
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
Giordano, Davi Freire
dc.subject.por.fl_str_mv Escuta
Pedagogia teatral
História oral
Teatro
Prisão
Jovens
topic Escuta
Pedagogia teatral
História oral
Teatro
Prisão
Jovens
Performing Arts
Oral History
Pedagogy of Theater
Listening
Theater in Prison
Documentary Theater
dc.subject.eng.fl_str_mv Performing Arts
Oral History
Pedagogy of Theater
Listening
Theater in Prison
Documentary Theater
description A pesquisa, intitulada Teatro com Jovens em Situação de Cárcere: a construção de um espaço de escuta, apresenta uma análise sobre a potencialidade do teatro em sua interface com jovens que cumprem medidas socioeducativas de internação na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE), em específico as jovens do sexo feminino. Através de uma oficina, em caráter de formação artístico-pedagógica, este trabalho se constitui como um diálogo necessário para potencializar debates sobre a potência do teatro em âmbitos de ensino não-formal, ao investigar a relação entre histórias pessoais, memórias, depoimentos orais e, ainda, as noções de presente e futuro com as jovens alunas em situações de conflitos, como privação, opressão, desejo por liberdade, dentre outros. Soma-se ao trabalho a noção de escuta como norteadora da prática docente, tanto em relação aos materiais pessoais elencados pelas jovens, quanto em relação às reverberações da prática, traçando outros caminhos no diálogo com as alunas.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-07T02:40:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172475
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001059418
url http://hdl.handle.net/10183/172475
identifier_str_mv 001059418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/1/001059418.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/2/001059418.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172475/3/001059418.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8be21089d2dfcdd6d9a018b75032b722
343bf4e1852af23635d6b94bfe39d5de
58f652dca21fab507528a3ddc83774b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224543235211264