Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/ |
Resumo: | Propomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovens |
id |
USP_aa7286973de3eae7d53918759172ed52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25112008-171903 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de MontaigneOf the education of children: the nouvelle manièrè of MontaigneExercício do julgamentoexercise of the judgmentFilosofia moralFormaçãoFormationHumanismo renascentistaMontaigneMontaigneMoral philosophyRenaissance humanismPropomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovensThe purpose of this study is to do a read and comment the chapter De l institution des enfans, Livre I, 26, of the Les Essais, wrote by Michel de Montaigne. It contributes to discuss and elucidate a chapter that, even though its very known and mobilized by the specialized critics, over all by the educations historians, presents an interpretation work almost always little intent to the proper developments of the text. The thesis deals in two fronts: in that one of the history and the educational conceptions of the Renaissance Humanism and in that one - in which exists its main interest - of the understanding and joint of the essential elements of the Montaignes pedagogical thought. We stand out the exercise of the judgment, the conversation as pedagogical instrument and the importance of the moral philosophy in the formation of the youngBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, SergioTheobaldo, Maria Cristina2008-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-25112008-171903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne Of the education of children: the nouvelle manièrè of Montaigne |
title |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
spellingShingle |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne Theobaldo, Maria Cristina Exercício do julgamento exercise of the judgment Filosofia moral Formação Formation Humanismo renascentista Montaigne Montaigne Moral philosophy Renaissance humanism |
title_short |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
title_full |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
title_fullStr |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
title_full_unstemmed |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
title_sort |
Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne |
author |
Theobaldo, Maria Cristina |
author_facet |
Theobaldo, Maria Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cardoso, Sergio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Theobaldo, Maria Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Exercício do julgamento exercise of the judgment Filosofia moral Formação Formation Humanismo renascentista Montaigne Montaigne Moral philosophy Renaissance humanism |
topic |
Exercício do julgamento exercise of the judgment Filosofia moral Formação Formation Humanismo renascentista Montaigne Montaigne Moral philosophy Renaissance humanism |
description |
Propomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovens |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257344846594048 |