Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Theobaldo, Maria Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/
Resumo: Propomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovens
id USP_aa7286973de3eae7d53918759172ed52
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25112008-171903
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de MontaigneOf the education of children: the nouvelle manièrè of MontaigneExercício do julgamentoexercise of the judgmentFilosofia moralFormaçãoFormationHumanismo renascentistaMontaigneMontaigneMoral philosophyRenaissance humanismPropomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovensThe purpose of this study is to do a read and comment the chapter De l institution des enfans, Livre I, 26, of the Les Essais, wrote by Michel de Montaigne. It contributes to discuss and elucidate a chapter that, even though its very known and mobilized by the specialized critics, over all by the educations historians, presents an interpretation work almost always little intent to the proper developments of the text. The thesis deals in two fronts: in that one of the history and the educational conceptions of the Renaissance Humanism and in that one - in which exists its main interest - of the understanding and joint of the essential elements of the Montaignes pedagogical thought. We stand out the exercise of the judgment, the conversation as pedagogical instrument and the importance of the moral philosophy in the formation of the youngBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCardoso, SergioTheobaldo, Maria Cristina2008-08-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:57Zoai:teses.usp.br:tde-25112008-171903Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
Of the education of children: the nouvelle manièrè of Montaigne
title Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
spellingShingle Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
Theobaldo, Maria Cristina
Exercício do julgamento
exercise of the judgment
Filosofia moral
Formação
Formation
Humanismo renascentista
Montaigne
Montaigne
Moral philosophy
Renaissance humanism
title_short Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
title_full Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
title_fullStr Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
title_full_unstemmed Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
title_sort Sobre o \'Da educação das crianças\': a nova maneira de Montaigne
author Theobaldo, Maria Cristina
author_facet Theobaldo, Maria Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Sergio
dc.contributor.author.fl_str_mv Theobaldo, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Exercício do julgamento
exercise of the judgment
Filosofia moral
Formação
Formation
Humanismo renascentista
Montaigne
Montaigne
Moral philosophy
Renaissance humanism
topic Exercício do julgamento
exercise of the judgment
Filosofia moral
Formação
Formation
Humanismo renascentista
Montaigne
Montaigne
Moral philosophy
Renaissance humanism
description Propomos neste estudo uma leitura e comentário do capítulo De l\'institution des enfans, Livro I, 26, dos Essais de Michel de Montaigne. Trata-se de contribuir para a discussão e elucidação de um capítulo que, embora muito conhecido e mobilizado pela crítica especializada, sobretudo pelos historiadores da educação, apresenta um trabalho de interpretação quase sempre pouco atento aos desenvolvimentos próprios do texto. A tese labora em duas frentes: naquela da história e das concepções educacionais do humanismo renascentista e naquela - em que está seu interesse principal - da compreensão e articulação dos elementos essenciais do pensamento pedagógico de Montaigne. Ressaltamos o exercício do julgamento, a conversação como meio pedagógico e a importância da filosofia moral na formação dos jovens
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8133/tde-25112008-171903/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257344846594048