Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Cláudia Coelho
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-06052003-152747/
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais.
id USP_aa8a5841178b46b85a8c79730cd72bc6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06052003-152747
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.Formation of environmental educators and the potential of action: a study case.avaliação da educaçãochanges of attitudescurso de especializaçãoeducação ambientaleducação [estudo e ensino]education (study and teaching)environmental educationevalution of educationformação de professoresformation of teachersmudança de atitudespecialization courseEste estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais.This study was carried out aiming contributing for the production of knowledge viewing constitution, consolidation, and promotion of educational processes related to powering the subjects for an action committed with the social and environmental sustainability. Thus, in the Specialization Course on Education for Sustainable Societies developed by State University of Southeast Bahia, campus Jequié, and by using the elements of a qualitative research and proceedings of this study case, the identification of elements that could promote changes of values and attitudes toward the social transformation through increasing the power of the subjects involved. The research shows points that must be presented in Environmental Education programs. Processes based on the autonomy of the students, on the dialog between the involved ones and the reflexive practice can contribute for the formation of critical, technically competent, and committed educators ethically and politically active toward the social-environmental matters.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSorrentino, MarcosSantos, Cláudia Coelho2003-01-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-06052003-152747/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2023-05-23T19:55:10Zoai:teses.usp.br:tde-06052003-152747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-05-23T19:55:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
Formation of environmental educators and the potential of action: a study case.
title Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
spellingShingle Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
Santos, Cláudia Coelho
avaliação da educação
changes of attitudes
curso de especialização
educação ambiental
educação [estudo e ensino]
education (study and teaching)
environmental education
evalution of education
formação de professores
formation of teachers
mudança de atitude
specialization course
title_short Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_full Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_fullStr Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_sort Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
author Santos, Cláudia Coelho
author_facet Santos, Cláudia Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sorrentino, Marcos
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Cláudia Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv avaliação da educação
changes of attitudes
curso de especialização
educação ambiental
educação [estudo e ensino]
education (study and teaching)
environmental education
evalution of education
formação de professores
formation of teachers
mudança de atitude
specialization course
topic avaliação da educação
changes of attitudes
curso de especialização
educação ambiental
educação [estudo e ensino]
education (study and teaching)
environmental education
evalution of education
formação de professores
formation of teachers
mudança de atitude
specialization course
description Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-06052003-152747/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-06052003-152747/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090440871280640