Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cláudia Coelho Santos
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://doi.org/10.11606/D.11.2003.tde-06052003-152747
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais.
id USP_aa8a5841178b46b85a8c79730cd72bc6
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06052003-152747
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso. Formation of environmental educators and the potential of action: a study case. 2003-01-31Marcos SorrentinoDalcio CaronEda Terezinha de Oliveira TassaraCláudia Coelho SantosUniversidade de São PauloRecursos FlorestaisUSPBR avaliação da educação changes of attitudes curso de especialização educação ambiental educação [estudo e ensino] education (study and teaching) environmental education evalution of education formação de professores formation of teachers mudança de atitude specialization course Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais. This study was carried out aiming contributing for the production of knowledge viewing constitution, consolidation, and promotion of educational processes related to powering the subjects for an action committed with the social and environmental sustainability. Thus, in the Specialization Course on Education for Sustainable Societies developed by State University of Southeast Bahia, campus Jequié, and by using the elements of a qualitative research and proceedings of this study case, the identification of elements that could promote changes of values and attitudes toward the social transformation through increasing the power of the subjects involved. The research shows points that must be presented in Environmental Education programs. Processes based on the autonomy of the students, on the dialog between the involved ones and the reflexive practice can contribute for the formation of critical, technically competent, and committed educators ethically and politically active toward the social-environmental matters. https://doi.org/10.11606/D.11.2003.tde-06052003-152747info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USP2023-12-21T18:19:06Zoai:teses.usp.br:tde-06052003-152747Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212023-12-22T12:12:59.533469Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.pt.fl_str_mv Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Formation of environmental educators and the potential of action: a study case.
title Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
spellingShingle Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
Cláudia Coelho Santos
title_short Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_full Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_fullStr Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_full_unstemmed Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
title_sort Formação de educadores ambientais e potência de ação: um estudo de caso.
author Cláudia Coelho Santos
author_facet Cláudia Coelho Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcos Sorrentino
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Dalcio Caron
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eda Terezinha de Oliveira Tassara
dc.contributor.author.fl_str_mv Cláudia Coelho Santos
contributor_str_mv Marcos Sorrentino
Dalcio Caron
Eda Terezinha de Oliveira Tassara
description Este estudo foi realizado com o objetivo de contribuir para a produção de conhecimentos que visem a constituição, consolidação e promoção de processos educacionais voltados à potencializar os sujeitos para uma ação comprometida com a sustentabilidade socioambiental. Assim, utilizando elementos da pesquisa qualitativa e procedimentos do estudo de caso, buscou-se identificar, no Curso de Especialização em Educação para Sociedades Sustentáveis, desenvolvido pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus de Jequié, os elementos que poderiam estimular mudanças de atitude e valores no sentido da transformação social, refletindo no incremento da potência dos sujeitos envolvidos. A pesquisa apresenta aspectos que devem ser contemplados em um programa de Educação Ambiental. Processos pautados na autonomia dos educandos, no diálogo entre os envolvidos e na prática reflexiva, podem contribuir para a formação de educadores críticos, competentes tecnicamente e comprometidos ética e politicamente com as questões ambientais.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.11606/D.11.2003.tde-06052003-152747
url https://doi.org/10.11606/D.11.2003.tde-06052003-152747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.publisher.program.fl_str_mv Recursos Florestais
dc.publisher.initials.fl_str_mv USP
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1794502510373765120