Difusão experimentalmente induzida do uso de ferramentas de sonda em um grupo semi-livre de macacos-prego (Sapajus SP.)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-25112019-164354/ |
Resumo: | Os macacos-prego selvagens são usuários habilidosos de ferramentas líticas. O uso habitual de sondas, porém, só foi observado em machos de uma única população. Nós disponibilizamos a um grupo de macacos-prego (Sapajus sp.) semi-livre caixas-problema das quais eles poderiam extrair melado ou alimentos sólidos através de ferramentas de sonda. A disponibilidade das ferramentas variou em todas as condições. Após 17hs de interação do grupo com a caixa de melado, 1 macho adulto resolveu a tarefa. Demorou muito mais tempo para que outros cinco machos fossem bem-sucedidos. As fêmeas, no entanto, apresentaram uma frequência de visitação baixa ao experimento. Nós comparamos os comportamentos destes cinco machos proficientes (primeiro macho inovador excluído), com os próximos 5 machos mais ativos (malsucedidos): a frequência de \"Manipulação de Varetas\" foi a única diferença significativa. Oportunidades de \"Inserções Observadas\" ou \"Scrounging\" não tiveram nenhum efeito imediato no sucesso - nem \"Retirar varetas facilitadas\" (exceto para o primeiro sujeito bem-sucedido). O contato social e a facilitação da extração de sondas levaram a um aumento da manipulação das varetas e do contato com as caixas, aumentando as oportunidades de aprendizagem social: a primeira inserção bem-sucedida pareceu ocorrer inadvertidamente após a frequente manipulação de varetas na caixa de melado. A generalização para o sucesso na Caixa de alimentos sólidos foi extremamente rápida para os macacos bem-sucedidos na caixa de melado |
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Difusão experimentalmente induzida do uso de ferramentas de sonda em um grupo semi-livre de macacos-prego (Sapajus SP.)Experimentally induced diffusion of probe tool use in a group of tufted capuchin monkeys (Sapajus sp.)Aprendizagem socialCapuchin monkeyDifusãoMacacos-pregoSocial learningSondasStick tool-useUso de ferramentasOs macacos-prego selvagens são usuários habilidosos de ferramentas líticas. O uso habitual de sondas, porém, só foi observado em machos de uma única população. Nós disponibilizamos a um grupo de macacos-prego (Sapajus sp.) semi-livre caixas-problema das quais eles poderiam extrair melado ou alimentos sólidos através de ferramentas de sonda. A disponibilidade das ferramentas variou em todas as condições. Após 17hs de interação do grupo com a caixa de melado, 1 macho adulto resolveu a tarefa. Demorou muito mais tempo para que outros cinco machos fossem bem-sucedidos. As fêmeas, no entanto, apresentaram uma frequência de visitação baixa ao experimento. Nós comparamos os comportamentos destes cinco machos proficientes (primeiro macho inovador excluído), com os próximos 5 machos mais ativos (malsucedidos): a frequência de \"Manipulação de Varetas\" foi a única diferença significativa. Oportunidades de \"Inserções Observadas\" ou \"Scrounging\" não tiveram nenhum efeito imediato no sucesso - nem \"Retirar varetas facilitadas\" (exceto para o primeiro sujeito bem-sucedido). O contato social e a facilitação da extração de sondas levaram a um aumento da manipulação das varetas e do contato com as caixas, aumentando as oportunidades de aprendizagem social: a primeira inserção bem-sucedida pareceu ocorrer inadvertidamente após a frequente manipulação de varetas na caixa de melado. A generalização para o sucesso na Caixa de alimentos sólidos foi extremamente rápida para os macacos bem-sucedidos na caixa de meladoWild tufted capuchins are dexterous stone tool users. The customary use of probes, though, has only been observed in males of a single population. We exposed a semi-free group to boxes from which molasses or solid food could be extracted. Probe availability varied across conditions. After 17hs of group interaction with the molasses box, 1 adult male solved the task. It took much longer for 5 other males to succeed (females visited much less the apparatus). We compared the behaviors of these five proficient males (first excluded) with the next 5 more active (unsuccessful) males: frequency of \"General Manipulation\" of sticks was the only significant difference. \"Probing observation\" or \"Scrounging\" did not have any immediate effect on success - nor did \"Pre-inserted Probe Extraction\" (except for the first successful subject). Social information and facilitated probe extraction led to an increase of sticks and boxes manipulation, enhancing opportunities for associal learning: the first successful probing seemed to occur inadvertently after clumsy manipulation of sticks on the molasses box. Generalization to probing of solid food was extremely fast for the molasses-proficient monkeysBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPOttoni, Eduardo BenedictoRufo, Henrique Pereira2019-08-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-25112019-164354/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-29T22:47:02Zoai:teses.usp.br:tde-25112019-164354Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-29T22:47:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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