A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21112017-141527/ |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo utilizar a Tecnologia de Informação e Comunicação para o aprimoramento do ensino da disciplina de Biologia e analisar a funcionalidade e benefício da plataforma educacional social Edmodo no ensino de genética do sistema AB0 de grupos sanguíneos por discentes do 3º ano do Ensino Médio. As atividades foram realizadas com 121 discentes de uma escola técnica estadual do município de Cruzeiro/SP. A metodologia consistiu nos seguintes passos: I - Questionário: caracterizou-se o perfil dos discentes, II - Enquete: realizou-se uma sondagem a respeito do tema, III - Pré-teste: teste diagnóstico, IV - Sequência didática em 4 etapas: 1 - Explorando as ideias do texto, 2 - Aula expositiva dialogada, 3 - Prática de estudo e 4 - Determinando os grupos sanguíneos; e V - Pós-teste: avaliou-se o grau de letramento científico. Verificou-se com a pesquisa que os resultados fornecem parâmetros para a discussão sobre a aprendizagem de genética por alunos desta faixa etária, bem como apontam para uma melhor compreensão do sistema AB0 de grupos sanguíneos pelos alunos após da realização da sequência didática. |
id |
USP_ab3eba6380df35c65f75795ffc6683cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-21112017-141527 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino MédioThe Edmodo social educational platform applied to the teaching of genetics in High SchoolAB0 SystemAprendizagemEdmodoEdmodoInformation and Communication TechnologyLearningSistema AB0Tecnologia de Informação e ComunicaçãoEsta pesquisa teve como objetivo utilizar a Tecnologia de Informação e Comunicação para o aprimoramento do ensino da disciplina de Biologia e analisar a funcionalidade e benefício da plataforma educacional social Edmodo no ensino de genética do sistema AB0 de grupos sanguíneos por discentes do 3º ano do Ensino Médio. As atividades foram realizadas com 121 discentes de uma escola técnica estadual do município de Cruzeiro/SP. A metodologia consistiu nos seguintes passos: I - Questionário: caracterizou-se o perfil dos discentes, II - Enquete: realizou-se uma sondagem a respeito do tema, III - Pré-teste: teste diagnóstico, IV - Sequência didática em 4 etapas: 1 - Explorando as ideias do texto, 2 - Aula expositiva dialogada, 3 - Prática de estudo e 4 - Determinando os grupos sanguíneos; e V - Pós-teste: avaliou-se o grau de letramento científico. Verificou-se com a pesquisa que os resultados fornecem parâmetros para a discussão sobre a aprendizagem de genética por alunos desta faixa etária, bem como apontam para uma melhor compreensão do sistema AB0 de grupos sanguíneos pelos alunos após da realização da sequência didática.The aim of this research was to use Information and Communication Technology to improve the teaching of the Biology discipline and to analyze the functionality and benefits of the Edmodo social educational platform in the teaching of genetics of the AB0 system of blood groups by students of the 3rd year of High School . The activities were carried out with 121 students from a state technical school in the municipality of Cruzeiro/SP. The methodology consisted of the following steps: I - Questionnaire: the profile of the students was characterized, II - Poll: a survey was carried out on the subject, III - Pre-test: diagnostic test, IV - 1 - Exploring the ideas of the text, 2 - Lecture dialogues, 3 - Practice of study and 4 - Determining the blood groups; And V - Post-test: the degree of scientific literacy was evaluated. It was verified with the research that the results provide parameters for the discussion about the learning of genetics by students of this age group, as well as point to a better understanding of the AB0 system of blood groups by the students after the accomplishment of the didactic sequence.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSuzuki, Paulo AtsushiJunqueira, Marcus Paolo2017-04-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21112017-141527/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2018-07-17T16:38:18Zoai:teses.usp.br:tde-21112017-141527Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212018-07-17T16:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio The Edmodo social educational platform applied to the teaching of genetics in High School |
title |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
spellingShingle |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio Junqueira, Marcus Paolo AB0 System Aprendizagem Edmodo Edmodo Information and Communication Technology Learning Sistema AB0 Tecnologia de Informação e Comunicação |
title_short |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
title_full |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
title_fullStr |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
title_sort |
A plataforma educacional social Edmodo aplicada ao ensino de genética no Ensino Médio |
author |
Junqueira, Marcus Paolo |
author_facet |
Junqueira, Marcus Paolo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Suzuki, Paulo Atsushi |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Marcus Paolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AB0 System Aprendizagem Edmodo Edmodo Information and Communication Technology Learning Sistema AB0 Tecnologia de Informação e Comunicação |
topic |
AB0 System Aprendizagem Edmodo Edmodo Information and Communication Technology Learning Sistema AB0 Tecnologia de Informação e Comunicação |
description |
Esta pesquisa teve como objetivo utilizar a Tecnologia de Informação e Comunicação para o aprimoramento do ensino da disciplina de Biologia e analisar a funcionalidade e benefício da plataforma educacional social Edmodo no ensino de genética do sistema AB0 de grupos sanguíneos por discentes do 3º ano do Ensino Médio. As atividades foram realizadas com 121 discentes de uma escola técnica estadual do município de Cruzeiro/SP. A metodologia consistiu nos seguintes passos: I - Questionário: caracterizou-se o perfil dos discentes, II - Enquete: realizou-se uma sondagem a respeito do tema, III - Pré-teste: teste diagnóstico, IV - Sequência didática em 4 etapas: 1 - Explorando as ideias do texto, 2 - Aula expositiva dialogada, 3 - Prática de estudo e 4 - Determinando os grupos sanguíneos; e V - Pós-teste: avaliou-se o grau de letramento científico. Verificou-se com a pesquisa que os resultados fornecem parâmetros para a discussão sobre a aprendizagem de genética por alunos desta faixa etária, bem como apontam para uma melhor compreensão do sistema AB0 de grupos sanguíneos pelos alunos após da realização da sequência didática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21112017-141527/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-21112017-141527/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257254126944256 |