Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Opitz, Simone Perufo
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-03092008-131659/
Resumo: Os enfermeiros têm a responsabilidade ética, legal e profissional de promover uma assistência segura na administração de medicamentos. A aprendizagem da administração de medicamentos está centrada no conhecimento que os enfermeiros constroem em sua formação acadêmica e na vivência profissional. O objetivo deste trabalho foi compreender o significado da administração de medicamentos, pelo estudante de enfermagem nas suas primeiras experiências. Dada a natureza do problema, esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, à luz do Interacionismo Simbólico. Como estratégias para a coleta de dados foi utilizada a observação não-participante e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos 13 estudantes de uma instituição pública de ensino superior, localizada no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados, organizados e analisados por meio da estratégia da análise comparativa constante. Os resultados revelaram que os estudantes de enfermagem, ao vivenciarem o processo da administração de medicamentos, experienciaram insegurança ao administrar medicamentos; evidenciando as categorias: não valorizando a execução de determinados procedimentos básicos e emergindo sentimentos de dúvida para \"ser Enfermeiro\" no contexto desta ação. Como condições causais do fenômeno despontam a vivência de situações de erros e a percepção de conhecimentos teórico-práticos insuficientes; e como estratégia de ação a importância do laboratório e do campo de prática para o aprendizado. As condições intervenientes que influenciaram a realização dessa ação foram: tendo apoio dos colegas, família e professor e tendo dificuldades no relacionamento com o cliente. Como conseqüências as categorias: despertando para a responsabilidade da \"ação\" de administrar medicamentos e despertando para a profissão: sentindo-se enfermeiro ao administrar medicamentos. Enfim, os estudantes de enfermagem participantes do estudo atribuíram o significado da administração de medicamento como uma atividade de ilimitado valor e responsabilidade, conduzindo-os a um despertar para a futura profissão.
id USP_abb300f3d54cc7e420126b49eff85631
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-03092008-131659
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagemUnderstanding the meaning of medication administration to undergraduate nursing students.educação em enfermagemestudantes de enfermagemnursing educationnursing studentspharmaceutical preparationspreparações farmacêuticasOs enfermeiros têm a responsabilidade ética, legal e profissional de promover uma assistência segura na administração de medicamentos. A aprendizagem da administração de medicamentos está centrada no conhecimento que os enfermeiros constroem em sua formação acadêmica e na vivência profissional. O objetivo deste trabalho foi compreender o significado da administração de medicamentos, pelo estudante de enfermagem nas suas primeiras experiências. Dada a natureza do problema, esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, à luz do Interacionismo Simbólico. Como estratégias para a coleta de dados foi utilizada a observação não-participante e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos 13 estudantes de uma instituição pública de ensino superior, localizada no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados, organizados e analisados por meio da estratégia da análise comparativa constante. Os resultados revelaram que os estudantes de enfermagem, ao vivenciarem o processo da administração de medicamentos, experienciaram insegurança ao administrar medicamentos; evidenciando as categorias: não valorizando a execução de determinados procedimentos básicos e emergindo sentimentos de dúvida para \"ser Enfermeiro\" no contexto desta ação. Como condições causais do fenômeno despontam a vivência de situações de erros e a percepção de conhecimentos teórico-práticos insuficientes; e como estratégia de ação a importância do laboratório e do campo de prática para o aprendizado. As condições intervenientes que influenciaram a realização dessa ação foram: tendo apoio dos colegas, família e professor e tendo dificuldades no relacionamento com o cliente. Como conseqüências as categorias: despertando para a responsabilidade da \"ação\" de administrar medicamentos e despertando para a profissão: sentindo-se enfermeiro ao administrar medicamentos. Enfim, os estudantes de enfermagem participantes do estudo atribuíram o significado da administração de medicamento como uma atividade de ilimitado valor e responsabilidade, conduzindo-os a um despertar para a futura profissão.Nurses have the ethical, legal and professional responsibility to promote safe care in medication administration. Learning about medication administration is centered on the knowledge that nurses develop during their academic education and professional experience. This work aimed at understanding the meaning of medication administration to nursing students during their first experiences. Due to the nature of the problem addressed, a qualitative approach was used according to the Grounded Theory, in the light of Symbolic Interactionism. Non-participant observation and semi-structured interviews were used as strategies for data collection from 13 subjects who were students at a public college in São Paulo state. Data were collected, organized and analyzed through the strategy of constant comparative analysis. The results showed that, during the process of medication administration, the nursing students experienced insecurity according to the following categories: not valuing the execution of basic procedures and with feelings of doubt \"about being a nurse\" emerging in the context of this action. The causes for the phenomenon were: experiencing situations of error and the perception that theoretical and practical knowledge was insufficient. As action strategies, the following must be cited: the importance of laboratory and practical activities for learning; as interventional conditions that would influence the performance of this action: having support from colleagues, relatives, teachers and having difficulties in the relationship with the client, and as consequences: awakening to the responsibility of the \"action\" of administering medication and awakening to the profession: feeling as a nurse when administering medication. Finally, the nursing students participating in the study attributed the meaning of medication administration as an activity of unlimited value and responsibility which leads them to the awakening to a future profession.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCassiani, Silvia Helena de BortoliOpitz, Simone Perufo2002-12-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-03092008-131659/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:56Zoai:teses.usp.br:tde-03092008-131659Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
Understanding the meaning of medication administration to undergraduate nursing students.
title Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
spellingShingle Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
Opitz, Simone Perufo
educação em enfermagem
estudantes de enfermagem
nursing education
nursing students
pharmaceutical preparations
preparações farmacêuticas
title_short Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
title_full Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
title_fullStr Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
title_sort Compreendendo o significado da administração de medicamentos para os estudantes de graduação em enfermagem
author Opitz, Simone Perufo
author_facet Opitz, Simone Perufo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cassiani, Silvia Helena de Bortoli
dc.contributor.author.fl_str_mv Opitz, Simone Perufo
dc.subject.por.fl_str_mv educação em enfermagem
estudantes de enfermagem
nursing education
nursing students
pharmaceutical preparations
preparações farmacêuticas
topic educação em enfermagem
estudantes de enfermagem
nursing education
nursing students
pharmaceutical preparations
preparações farmacêuticas
description Os enfermeiros têm a responsabilidade ética, legal e profissional de promover uma assistência segura na administração de medicamentos. A aprendizagem da administração de medicamentos está centrada no conhecimento que os enfermeiros constroem em sua formação acadêmica e na vivência profissional. O objetivo deste trabalho foi compreender o significado da administração de medicamentos, pelo estudante de enfermagem nas suas primeiras experiências. Dada a natureza do problema, esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, tendo como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados, à luz do Interacionismo Simbólico. Como estratégias para a coleta de dados foi utilizada a observação não-participante e entrevistas semi-estruturadas, tendo como sujeitos 13 estudantes de uma instituição pública de ensino superior, localizada no interior do Estado de São Paulo. Os dados foram coletados, organizados e analisados por meio da estratégia da análise comparativa constante. Os resultados revelaram que os estudantes de enfermagem, ao vivenciarem o processo da administração de medicamentos, experienciaram insegurança ao administrar medicamentos; evidenciando as categorias: não valorizando a execução de determinados procedimentos básicos e emergindo sentimentos de dúvida para \"ser Enfermeiro\" no contexto desta ação. Como condições causais do fenômeno despontam a vivência de situações de erros e a percepção de conhecimentos teórico-práticos insuficientes; e como estratégia de ação a importância do laboratório e do campo de prática para o aprendizado. As condições intervenientes que influenciaram a realização dessa ação foram: tendo apoio dos colegas, família e professor e tendo dificuldades no relacionamento com o cliente. Como conseqüências as categorias: despertando para a responsabilidade da \"ação\" de administrar medicamentos e despertando para a profissão: sentindo-se enfermeiro ao administrar medicamentos. Enfim, os estudantes de enfermagem participantes do estudo atribuíram o significado da administração de medicamento como uma atividade de ilimitado valor e responsabilidade, conduzindo-os a um despertar para a futura profissão.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-12-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-03092008-131659/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/22/22132/tde-03092008-131659/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256645117149184