A cooperação tecnológica nas multinacionais brasileiras: um estudo multicaso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-25042008-130815/ |
Resumo: | À medida que o conhecimento e a inovação tornam-se mais importantes para o sucesso competitivo das organizações, surge a necessidade de avaliar as iniciativas que promovem a criação de novos conhecimentos e a geração de inovações tecnológicas, tais como as parcerias tecnológicas firmadas entre empresas e universidades. Visando ao aprofundamento deste tema, buscou-se identificar o estágio de desenvolvimento da cooperação empresauniversidade nas multinacionais brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva e foram efetuados múltiplos estudos de caso. As multinacionais brasileiras estudadas em profundidade foram: Embraco, Alfa, Beta, Tigre e WEG. Dados primários foram coletados junto às empresas estudadas por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários. Foram também obtidos dados complementares sobre as empresas estudadas em fontes secundárias. O arcabouço teórico que suportou a pesquisa abordou sete temas centrais, sendo eles a inovação e a capacitação tecnológica, a gestão da P&D, a cooperação empresauniversidade, a cooperação tecnológica internacional, a internacionalização de empresas, a internacionalização de P&D e as multinacionais brasileiras. Os resultados da pesquisa indicaram que o estágio de desenvolvimento da cooperação empresa-universidade é predominantemente intermediário nas multinacionais brasileiras estudadas. Foi também possível verificar que não existe um consenso ou padrão rígido para a utilização de determinados arranjos e mecanismos para a cooperação tecnológica nas multinacionais brasileiras, a escolha dos mesmos dependerá da posição e dos objetivos de cada participante frente ao processo cooperativo e deverá contemplar a maleabilidade e adequações necessárias ao tipo de relação a ser desenvolvida. Por fim, o trabalho ressalta que a cooperação empresauniversidade é um grande propulsor da competitividade tecnológica e, cada vez mais, deverá ser foco de atenção das empresas, das universidades e do governo. |
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A cooperação tecnológica nas multinacionais brasileiras: um estudo multicasoThe technological cooperation in the Brazilian multinational: a multi case studyBrazilian multinationalsCooperação tecnológicaMultinacionais brasileirasTechnological cooperationÀ medida que o conhecimento e a inovação tornam-se mais importantes para o sucesso competitivo das organizações, surge a necessidade de avaliar as iniciativas que promovem a criação de novos conhecimentos e a geração de inovações tecnológicas, tais como as parcerias tecnológicas firmadas entre empresas e universidades. Visando ao aprofundamento deste tema, buscou-se identificar o estágio de desenvolvimento da cooperação empresauniversidade nas multinacionais brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa descritiva e foram efetuados múltiplos estudos de caso. As multinacionais brasileiras estudadas em profundidade foram: Embraco, Alfa, Beta, Tigre e WEG. Dados primários foram coletados junto às empresas estudadas por meio de entrevistas semi-estruturadas e questionários. Foram também obtidos dados complementares sobre as empresas estudadas em fontes secundárias. O arcabouço teórico que suportou a pesquisa abordou sete temas centrais, sendo eles a inovação e a capacitação tecnológica, a gestão da P&D, a cooperação empresauniversidade, a cooperação tecnológica internacional, a internacionalização de empresas, a internacionalização de P&D e as multinacionais brasileiras. Os resultados da pesquisa indicaram que o estágio de desenvolvimento da cooperação empresa-universidade é predominantemente intermediário nas multinacionais brasileiras estudadas. Foi também possível verificar que não existe um consenso ou padrão rígido para a utilização de determinados arranjos e mecanismos para a cooperação tecnológica nas multinacionais brasileiras, a escolha dos mesmos dependerá da posição e dos objetivos de cada participante frente ao processo cooperativo e deverá contemplar a maleabilidade e adequações necessárias ao tipo de relação a ser desenvolvida. Por fim, o trabalho ressalta que a cooperação empresauniversidade é um grande propulsor da competitividade tecnológica e, cada vez mais, deverá ser foco de atenção das empresas, das universidades e do governo.As knowledge and innovation become more important to the competitive success of the organizations, the need to evaluate the initiatives that promote the creation of new knowledge and the generation of technological innovations, such as technology partnerships signed between companies and universities arises. In order to deepen this issue, we have tried to identify the development stage of company-university cooperation in Brazilian multinationals. For this, a qualitative and descriptive research was conducted and several case studies were done. Brazilian multinationals studied in depth were: Embraco, Alfa, Beta, Tigre and WEG. Primary data were gathered from the companies using semi-structured interviews and questionnaires. Additional data about the studied companies were also obtained from secondary sources. The theoretical framework that supported the search addressed seven key issues: innovation and technological training, management of R&D, business-university cooperation, international technological cooperation, internationalization of enterprises, internationalization of R&D and Brazilian multinationals. The results indicate that the development stage of business-university cooperation is predominantly intermediary in the studied Brazilian multinational. It was also possible to see that there is a consensus or rigid standard for the use of certain arrangements and mechanisms for technology cooperation in Brazilian multinational, and their choices will depend on each participant\'s position and goals face the cooperative process and should consider flexibility and adjustments necessary and the kind of relationship to be developed. Finally, the work emphasizes that business-university cooperation is a major propellant for technological competitiveness and, increasingly, to be the companies of, universities and the government\'s attention focus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPorto, Geciâne SilveiraCosta, Priscila Rezende da2008-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-25042008-130815/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:09:55Zoai:teses.usp.br:tde-25042008-130815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:09:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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