A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kissimoto, Kumiko Oshio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/
Resumo: A internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
id USP_ac0d6c92a2c662f7494e878abfe48b09
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-06042011-132054
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.The influence of information technology in the personalization strategy in the brazilian companies.Information TechnologyInternetInternetPersonalizaçãoPersonalizationTecnologia da InformaçãoA internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.The internet introduced a new economy the economy in the digital era, in which all the consumers and the companies are connected. The traditional economy was fragmented, converting the mass markets into niche markets. And these changes are impacting the organizational structures, the economic environment and the human relations. To cope with these transformations, companies have to rethink their business models and their competitive strategies. In the middle of these transformations is the customer, former seeing as passive, now is considered a company resource and a competence to pursue. In order to attend to this new factor, the personalization strategy has being adopted by the companies. The personalization\'s goal is to attend the customer\'s need for personalization, not only physically modifying the product, but creating their own experience in the buying process. This is the context where this research occurs, with the objective of achieving a better understanding about how the Information Technology impacts and influences the personalization strategy enablers. In order to achieve the objective, a broad literature research was initially made to identify the personalization influencing factors. Following, through a multiple case study approach, it was investigated if these factors could be found empirically and how they were occurring. The results allowed the identification of divergences and concordances in the facts found in literature that ultimately provides theory refinement and the necessity of a deeper reflection about the factors that are influencing and driving the personalization.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPLaurindo, Fernando José BarbinKissimoto, Kumiko Oshio2011-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:29Zoai:teses.usp.br:tde-06042011-132054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
The influence of information technology in the personalization strategy in the brazilian companies.
title A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
spellingShingle A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
Kissimoto, Kumiko Oshio
Information Technology
Internet
Internet
Personalização
Personalization
Tecnologia da Informação
title_short A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
title_full A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
title_fullStr A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
title_full_unstemmed A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
title_sort A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.
author Kissimoto, Kumiko Oshio
author_facet Kissimoto, Kumiko Oshio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Laurindo, Fernando José Barbin
dc.contributor.author.fl_str_mv Kissimoto, Kumiko Oshio
dc.subject.por.fl_str_mv Information Technology
Internet
Internet
Personalização
Personalization
Tecnologia da Informação
topic Information Technology
Internet
Internet
Personalização
Personalization
Tecnologia da Informação
description A internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090439076118528