A influência da tecnologia da informação na estratégia de personalização nas empresas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kissimoto, Kumiko Oshio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3136/tde-06042011-132054/
Resumo: A internet introduziu uma nova economia a economia da era digital, em que todos os consumidores e empresas estão em rede. A economia tradicional foi fragmentada, convertendo cada vez mais os mercados de massa em mercados de nicho. E os impactos destas transformações podem ser sentidos nas estruturas organizacionais, no ambiente econômico e nas relações entre as pessoas. Diante destas transformações, as empresas têm repensado os seus modelos de negócios e suas estratégias competitivas. No centro destas transformações se encontra o cliente, antes visto como passivo, hoje é considerado um recurso e competência da companhia. Para atender a este novo fator, a estratégia de personalização tem sido adotada pelas companhias. A personalização visa atender à necessidade dos clientes de personalizar não apenas o produto fisicamente, mas a sua experiência no momento da compra. É neste contexto que este trabalho é desenvolvido, com o objetivo de buscar um melhor entendimento de como a Tecnologia da Informação tem impactado e influenciado os fatores que habilitam a estratégia de personalização. Para atingir o objetivo, inicialmente foi feita uma ampla pesquisa bibliografia para identificar os fatores que influenciam a personalização. Em seguida, através da abordagem de estudos de caso múltiplos foi investigado se estes fatores ocorriam empiricamente e como eles ocorriam. Os resultados encontrados permitiram identificar divergências e concordâncias nas afirmações encontradas na literatura, que ao final fornecem refinamento e a necessidade de uma maior reflexão sobre os fatores que tem influenciado e direcionado a personalização.
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