A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Struwka, Solange
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-07022020-111515/
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação da personalidade em camponeses que fazem uso comum do território. O estudo foi apoiado no referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural. Fundamentalmente, utilizou as contribuições de Lev S. Vygotski para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano. Para isso, partimos do pressuposto de que o cerne do processo de formação das características pessoais está na organização da vida real e concreta, nas relações estabelecidas com a atividade e nos sentidos a elas atribuídos, tendo a vivência como categoria funcional de análise. As estratégias metodológicas empregadas foram a realização de observações participantes e de entrevistas semiestruturadas com quatro camponeses faxinalenses de duas comunidades localizadas no Estado do Paraná e duas lideranças de movimentos populares que contribuíram na reorganização das comunidades pesquisadas. Acompanhamos as famílias no decorrer de dois anos e seis meses, período em que realizamos seis imersões em campo com permanência de duas semanas cada. Buscamos compreender quais nexos e determinações atuam na maneira pela qual os participantes se apropriam da natureza e organizam as relações de produção e reprodução da vida comunitária; os princípios orientadores de sua concepção de ser humano, sociedade e natureza, que garantem a continuidade da apropriação coletiva do território; e como aprendem e ensinam sobre a materialidade e imaterialidade da vida a partir das relações cotidianas. A análise dos dados obtidos revelou que o avanço da propriedade privada sobre os territórios de uso comum reconfigurou drasticamente a relação das famílias com a atividade produtiva até então desenvolvida. Desse processo, através da mediação de pessoas ligadas a pastorais, movimentos populares e partido político, os camponeses faxinalenses passaram a atribuir novos sentidos às experiências relacionadas à terra e a sua perda. Gradativamente, influenciados por atividades políticas e educativas, os sujeitos foram desenvolvendo novas formas de se relacionar com o seu contexto e lugar social, mudanças atreladas, fundamentalmente, à necessidade de realizar ações coletivas para defender seu território, elementos que não faziam parte dos conteúdos, práticas e ações presentes nos costumes e tradições vivenciados até então. Assim, evidenciamos como as inter-relações, as ações, os processos de formação política, unidos aos costumes de uso comum, produziram mudanças na concepção pessoal de mundo e na forma de se relacionar e agir diante das situações enfrentadas. Dos princípios ou regularidades fundamentais, identificados na concepção pessoal de mundo dos camponeses faxinalenses e que orientam a organização da atividade desenvolvida no território, destacamos: a centralidade da produção de bens de uso realizada a partir de dois pressupostos: se adaptar às exigências da natureza e suprir as demandas básicas da família e das demais pessoas que vivem na comunidade. Fundamentalmente, através dos princípios e regularidades orientadores de sua concepção pessoal de mundo, os camponeses faxinalenses consideram e respeitam o complexo sistema formado pela natureza e pelo ser humano (coletivo), assim como, têm as necessidades das famílias e da comunidade como centro de suas preocupações. Estas concepções e ideias incidem na forma pela qual organizam as relações sociais e a atividade produtiva no faxinal. Verificamos, ainda, que a aprendizagem e o desenvolvimento dos princípios orientadores da personalidade têm sua base nas relações interpessoais (família e comunidade), caracterizadas pelos sujeitos como próximas e de confiança. Estas relações, unidas à realização das práticas sociais (atividade), produzem vivências positivas e agradáveis nos entrevistados e mobilizam sua vontade, seu desejo e a busca por repeti-las e recriá-las. Apesar de não serem explicadas verbalmente pelos camponeses, esse fazer media a internalização dos objetivos, sentidos e motivos presentes nos costumes e tradições faxinalenses e transforma-os em constitutivos do intrapessoal. Assim, a partir das análises e indícios explicativos da presente pesquisa apontamos que o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o domínio cultural da conduta e a formação da concepção pessoal de mundo, em última instância, formam a personalidade
id USP_ac644dbc02c094b990921fc869e4bb45
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07022020-111515
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terraNot informedCamponesesCommon land useFaxinalensesHistorical-cultural psychologyPeasants FaxinalensesPersonalidadePersonalityPsicologia histórico-culturalPsicologia socialSocial psychologyUso comum da terraEsta pesquisa teve como objetivo investigar a formação da personalidade em camponeses que fazem uso comum do território. O estudo foi apoiado no referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural. Fundamentalmente, utilizou as contribuições de Lev S. Vygotski para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano. Para isso, partimos do pressuposto de que o cerne do processo de formação das características pessoais está na organização da vida real e concreta, nas relações estabelecidas com a atividade e nos sentidos a elas atribuídos, tendo a vivência como categoria funcional de análise. As estratégias metodológicas empregadas foram a realização de observações participantes e de entrevistas semiestruturadas com quatro camponeses faxinalenses de duas comunidades localizadas no Estado do Paraná e duas lideranças de movimentos populares que contribuíram na reorganização das comunidades pesquisadas. Acompanhamos as famílias no decorrer de dois anos e seis meses, período em que realizamos seis imersões em campo com permanência de duas semanas cada. Buscamos compreender quais nexos e determinações atuam na maneira pela qual os participantes se apropriam da natureza e organizam as relações de produção e reprodução da vida comunitária; os princípios orientadores de sua concepção de ser humano, sociedade e natureza, que garantem a continuidade da apropriação coletiva do território; e como aprendem e ensinam sobre a materialidade e imaterialidade da vida a partir das relações cotidianas. A análise dos dados obtidos revelou que o avanço da propriedade privada sobre os territórios de uso comum reconfigurou drasticamente a relação das famílias com a atividade produtiva até então desenvolvida. Desse processo, através da mediação de pessoas ligadas a pastorais, movimentos populares e partido político, os camponeses faxinalenses passaram a atribuir novos sentidos às experiências relacionadas à terra e a sua perda. Gradativamente, influenciados por atividades políticas e educativas, os sujeitos foram desenvolvendo novas formas de se relacionar com o seu contexto e lugar social, mudanças atreladas, fundamentalmente, à necessidade de realizar ações coletivas para defender seu território, elementos que não faziam parte dos conteúdos, práticas e ações presentes nos costumes e tradições vivenciados até então. Assim, evidenciamos como as inter-relações, as ações, os processos de formação política, unidos aos costumes de uso comum, produziram mudanças na concepção pessoal de mundo e na forma de se relacionar e agir diante das situações enfrentadas. Dos princípios ou regularidades fundamentais, identificados na concepção pessoal de mundo dos camponeses faxinalenses e que orientam a organização da atividade desenvolvida no território, destacamos: a centralidade da produção de bens de uso realizada a partir de dois pressupostos: se adaptar às exigências da natureza e suprir as demandas básicas da família e das demais pessoas que vivem na comunidade. Fundamentalmente, através dos princípios e regularidades orientadores de sua concepção pessoal de mundo, os camponeses faxinalenses consideram e respeitam o complexo sistema formado pela natureza e pelo ser humano (coletivo), assim como, têm as necessidades das famílias e da comunidade como centro de suas preocupações. Estas concepções e ideias incidem na forma pela qual organizam as relações sociais e a atividade produtiva no faxinal. Verificamos, ainda, que a aprendizagem e o desenvolvimento dos princípios orientadores da personalidade têm sua base nas relações interpessoais (família e comunidade), caracterizadas pelos sujeitos como próximas e de confiança. Estas relações, unidas à realização das práticas sociais (atividade), produzem vivências positivas e agradáveis nos entrevistados e mobilizam sua vontade, seu desejo e a busca por repeti-las e recriá-las. Apesar de não serem explicadas verbalmente pelos camponeses, esse fazer media a internalização dos objetivos, sentidos e motivos presentes nos costumes e tradições faxinalenses e transforma-os em constitutivos do intrapessoal. Assim, a partir das análises e indícios explicativos da presente pesquisa apontamos que o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o domínio cultural da conduta e a formação da concepção pessoal de mundo, em última instância, formam a personalidadeThis research aimed to investigate the formation of personality in peasants who make common use of the territory. The study was supported by the theoretical-methodological framework of Historical-Cultural Psychology. Fundamentally, it used the contributions of Lev S. Vygotski to understand the development of the human psyche. For this, we assume that the core of the process of formation of personal characteristics is the organization of real and concrete life, the relationships that participants establish with their activity and the senses attributed to this, having the experience as a functional category of analysis. The methodological strategies employed were participant observations and semi-structured interviews with four Faxinalense peasants from two communities located in the state of Paraná and two leaders of popular movements that contributed to the reorganization of the surveyed communities. We accompanied the families over two years and six months, during which we performed six field immersions lasting two weeks each. We seek to understand: which connections and determinations act in the manner in which participants appropriate nature and organize the relations of production and reproduction of community life; the guiding principles of his human being, society and nature conceptions, which guarantee the continuity of the collective appropriation of the territory; and how they learn and teach about the materiality and immateriality of life from everyday relationships. The analysis revealed that the advance of private property over the territories of common use, drastically reconfigured the families relationships with the productive activity developed until then. From this process, through the mediation of people linked to pastoral, popular movements and political party, the faxinalense peasants began to attribute new senses to the experiences related to the land and its loss. Gradually, influenced by political and educational activities, the subjects were developing new ways of relating to their context and social place. Changes linked, fundamentally, to the need to perform collective actions in order to defend their territory, elements that were not part of the content, practices and actions present in the customs and traditions lived until then. Thus, we highlight how the interrelations, actions, processes of political formation, together with the customs of common use, produced changes in the personal conception of the world and in the way of relating and acting in face of the situations faced. From the fundamental principles or regularities, identified in the peasants\' personal worldview and which guide the organization of the activity developed in the territory, we highlight: the centrality of the production of use goods made from two assumptions: the need to adapt to the demands of the nature and need to meet the basic demands of the family and other people living in the community. Fundamentally, through the guiding principles and regularities of their personal conception of the world, the faxinalense peasants consider and respect the complex system formed by nature and the (collective) human being, as well as having the needs of families and the community as the center of their concerns. These conceptions and ideas focus on the way in which they organize social relations and productive activity in the faxinal. We also verified that the learning and the development of the personality guiding principles are based on interpersonal relationships (family and community), characterized by the subjects as close and trustworthy. These relationships, together with the realization of social practices (activity), produce positive and pleasant experiences in the subjects and mobilize their will, their desire and the search to repeat and recreate them. Although not explained verbally by peasants, this mediate the internalization of the objectives, senses and motives present in faxinalenses customs and traditions and turns them into constituents of the intrapersonal. Thus, from the analysis and explanatory evidence of this research we point out that the development of higher psychic functions, the cultural domain of conduct and the formation of personal conception of the world, in the last instance, form the personalityBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSvartman, Bernardo ParodiStruwka, Solange2019-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-07022020-111515/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2020-02-07T16:20:01Zoai:teses.usp.br:tde-07022020-111515Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212020-02-07T16:20:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
Not informed
title A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
spellingShingle A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
Struwka, Solange
Camponeses
Common land use
Faxinalenses
Historical-cultural psychology
Peasants Faxinalenses
Personalidade
Personality
Psicologia histórico-cultural
Psicologia social
Social psychology
Uso comum da terra
title_short A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
title_full A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
title_fullStr A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
title_full_unstemmed A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
title_sort A formação da personalidade em camponeses que fazem o uso comum da terra
author Struwka, Solange
author_facet Struwka, Solange
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Svartman, Bernardo Parodi
dc.contributor.author.fl_str_mv Struwka, Solange
dc.subject.por.fl_str_mv Camponeses
Common land use
Faxinalenses
Historical-cultural psychology
Peasants Faxinalenses
Personalidade
Personality
Psicologia histórico-cultural
Psicologia social
Social psychology
Uso comum da terra
topic Camponeses
Common land use
Faxinalenses
Historical-cultural psychology
Peasants Faxinalenses
Personalidade
Personality
Psicologia histórico-cultural
Psicologia social
Social psychology
Uso comum da terra
description Esta pesquisa teve como objetivo investigar a formação da personalidade em camponeses que fazem uso comum do território. O estudo foi apoiado no referencial teórico-metodológico da Psicologia Histórico-Cultural. Fundamentalmente, utilizou as contribuições de Lev S. Vygotski para compreender o desenvolvimento do psiquismo humano. Para isso, partimos do pressuposto de que o cerne do processo de formação das características pessoais está na organização da vida real e concreta, nas relações estabelecidas com a atividade e nos sentidos a elas atribuídos, tendo a vivência como categoria funcional de análise. As estratégias metodológicas empregadas foram a realização de observações participantes e de entrevistas semiestruturadas com quatro camponeses faxinalenses de duas comunidades localizadas no Estado do Paraná e duas lideranças de movimentos populares que contribuíram na reorganização das comunidades pesquisadas. Acompanhamos as famílias no decorrer de dois anos e seis meses, período em que realizamos seis imersões em campo com permanência de duas semanas cada. Buscamos compreender quais nexos e determinações atuam na maneira pela qual os participantes se apropriam da natureza e organizam as relações de produção e reprodução da vida comunitária; os princípios orientadores de sua concepção de ser humano, sociedade e natureza, que garantem a continuidade da apropriação coletiva do território; e como aprendem e ensinam sobre a materialidade e imaterialidade da vida a partir das relações cotidianas. A análise dos dados obtidos revelou que o avanço da propriedade privada sobre os territórios de uso comum reconfigurou drasticamente a relação das famílias com a atividade produtiva até então desenvolvida. Desse processo, através da mediação de pessoas ligadas a pastorais, movimentos populares e partido político, os camponeses faxinalenses passaram a atribuir novos sentidos às experiências relacionadas à terra e a sua perda. Gradativamente, influenciados por atividades políticas e educativas, os sujeitos foram desenvolvendo novas formas de se relacionar com o seu contexto e lugar social, mudanças atreladas, fundamentalmente, à necessidade de realizar ações coletivas para defender seu território, elementos que não faziam parte dos conteúdos, práticas e ações presentes nos costumes e tradições vivenciados até então. Assim, evidenciamos como as inter-relações, as ações, os processos de formação política, unidos aos costumes de uso comum, produziram mudanças na concepção pessoal de mundo e na forma de se relacionar e agir diante das situações enfrentadas. Dos princípios ou regularidades fundamentais, identificados na concepção pessoal de mundo dos camponeses faxinalenses e que orientam a organização da atividade desenvolvida no território, destacamos: a centralidade da produção de bens de uso realizada a partir de dois pressupostos: se adaptar às exigências da natureza e suprir as demandas básicas da família e das demais pessoas que vivem na comunidade. Fundamentalmente, através dos princípios e regularidades orientadores de sua concepção pessoal de mundo, os camponeses faxinalenses consideram e respeitam o complexo sistema formado pela natureza e pelo ser humano (coletivo), assim como, têm as necessidades das famílias e da comunidade como centro de suas preocupações. Estas concepções e ideias incidem na forma pela qual organizam as relações sociais e a atividade produtiva no faxinal. Verificamos, ainda, que a aprendizagem e o desenvolvimento dos princípios orientadores da personalidade têm sua base nas relações interpessoais (família e comunidade), caracterizadas pelos sujeitos como próximas e de confiança. Estas relações, unidas à realização das práticas sociais (atividade), produzem vivências positivas e agradáveis nos entrevistados e mobilizam sua vontade, seu desejo e a busca por repeti-las e recriá-las. Apesar de não serem explicadas verbalmente pelos camponeses, esse fazer media a internalização dos objetivos, sentidos e motivos presentes nos costumes e tradições faxinalenses e transforma-os em constitutivos do intrapessoal. Assim, a partir das análises e indícios explicativos da presente pesquisa apontamos que o desenvolvimento das funções psíquicas superiores, o domínio cultural da conduta e a formação da concepção pessoal de mundo, em última instância, formam a personalidade
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-07022020-111515/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-07022020-111515/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090470548078592