Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Tabita
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-20082019-205809/
Resumo: Diante da urgência em inserir a população na tomada de decisões quanto às questões socioambientais relacionadas à água no país e no mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral e da falta de acessibilidade por este público quanto às informações e ao conhecimento, a presente pesquisa teve as seguintes questões norteadoras: como está ocorrendo atualmente o ensino dos surdos nas escolas regulares? Quais são as metodologias de ensino utilizadas? A pedagogia visual contribui para o processo de Educação Ambiental dos surdos? A água pode ser um tema gerador para tal processo? Durante seu desenvolvimento foram realizados um estudo de caso, a pedagogia visual e oficinas, visando auxiliar na reflexão e na produção de um material educomunicativo digital para surdos com a temática água. O referido produto tem como público alvo indivíduos e comunidades surdas, além de profissionais que atuam junto a esses sujeitos como intérpretes e tradutores de Libras, interlocutores de Libras, professores e educadores ambientais. Como resultados foram produzidos seis vídeos em Libras com legendas em português, abordando temáticas como: a água, bacia hidrográfica, mata ciliar, água virtual, contaminação das águas e a gestão compartilhada das águas. O estudo ocorreu entre 2017 e 2018 e espera-se que os materiais produzidos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e que sirvam como ferramentas de estudo e para possíveis ações e projetos em Educação Ambiental, promovendo assim a gestão compartilhada das águas.
id USP_ad235e32074eb15f1be949674206597b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-20082019-205809
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águasEducomunicative material for teaching deaf people: Environmental Education for waterÁguaDeaf peopleEducação AmbientalEducomunicative materialEnvironmental educationMaterial educomunicativoPedagogia visualSurdosVisual pedagogyWaterDiante da urgência em inserir a população na tomada de decisões quanto às questões socioambientais relacionadas à água no país e no mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral e da falta de acessibilidade por este público quanto às informações e ao conhecimento, a presente pesquisa teve as seguintes questões norteadoras: como está ocorrendo atualmente o ensino dos surdos nas escolas regulares? Quais são as metodologias de ensino utilizadas? A pedagogia visual contribui para o processo de Educação Ambiental dos surdos? A água pode ser um tema gerador para tal processo? Durante seu desenvolvimento foram realizados um estudo de caso, a pedagogia visual e oficinas, visando auxiliar na reflexão e na produção de um material educomunicativo digital para surdos com a temática água. O referido produto tem como público alvo indivíduos e comunidades surdas, além de profissionais que atuam junto a esses sujeitos como intérpretes e tradutores de Libras, interlocutores de Libras, professores e educadores ambientais. Como resultados foram produzidos seis vídeos em Libras com legendas em português, abordando temáticas como: a água, bacia hidrográfica, mata ciliar, água virtual, contaminação das águas e a gestão compartilhada das águas. O estudo ocorreu entre 2017 e 2018 e espera-se que os materiais produzidos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e que sirvam como ferramentas de estudo e para possíveis ações e projetos em Educação Ambiental, promovendo assim a gestão compartilhada das águas.Due to the urge to include the population in the decision-making process regarding the socio-environmental issues related to water in the country and in the world, the deaf community exclusion in the society and the lack of accessibility by this public to information and knowledge, the present study presented the following guiding questions: how is the teaching of deaf people in regular schools currently taking place? What are the teaching methodologies used? Does visual pedagogy contribute to the Environmental Education process? Can water be a starter theme for such process? A case study, visual pedagogy and workshops were performed aiming to help in the critical thinking as well as the production of a digital educomunicative material for deaf people under the water theme. The material is dedicated to individuals and deaf communities, besides professionals working with these public as Libras interpreters and translators, Libras interlocutors, teachers and environmental educators. As a result, six videos in Libras were produced with Portuguese subtitles, addressing topics such as: water, watershed, riparian forest, virtual water, water contamination and shared water management. The study took place between the years of 2017 and 2018. Additionally, it is expected that the materials produced increase the curiosity of their viewers, as well as their awareness about water. Moreover, that it serves as study tools for possible actions and projects in Environmental Education, therefore promoting shared water management.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPFernandez, Fernanda da Rocha BrandoTeixeira, Tabita2019-07-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-20082019-205809/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-11-08T22:30:28Zoai:teses.usp.br:tde-20082019-205809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-11-08T22:30:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
Educomunicative material for teaching deaf people: Environmental Education for water
title Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
spellingShingle Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
Teixeira, Tabita
Água
Deaf people
Educação Ambiental
Educomunicative material
Environmental education
Material educomunicativo
Pedagogia visual
Surdos
Visual pedagogy
Water
title_short Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
title_full Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
title_fullStr Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
title_full_unstemmed Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
title_sort Material educomunicativo para o ensino de surdos: Educação Ambiental para as águas
author Teixeira, Tabita
author_facet Teixeira, Tabita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandez, Fernanda da Rocha Brando
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Tabita
dc.subject.por.fl_str_mv Água
Deaf people
Educação Ambiental
Educomunicative material
Environmental education
Material educomunicativo
Pedagogia visual
Surdos
Visual pedagogy
Water
topic Água
Deaf people
Educação Ambiental
Educomunicative material
Environmental education
Material educomunicativo
Pedagogia visual
Surdos
Visual pedagogy
Water
description Diante da urgência em inserir a população na tomada de decisões quanto às questões socioambientais relacionadas à água no país e no mundo, da exclusão da comunidade surda na sociedade em geral e da falta de acessibilidade por este público quanto às informações e ao conhecimento, a presente pesquisa teve as seguintes questões norteadoras: como está ocorrendo atualmente o ensino dos surdos nas escolas regulares? Quais são as metodologias de ensino utilizadas? A pedagogia visual contribui para o processo de Educação Ambiental dos surdos? A água pode ser um tema gerador para tal processo? Durante seu desenvolvimento foram realizados um estudo de caso, a pedagogia visual e oficinas, visando auxiliar na reflexão e na produção de um material educomunicativo digital para surdos com a temática água. O referido produto tem como público alvo indivíduos e comunidades surdas, além de profissionais que atuam junto a esses sujeitos como intérpretes e tradutores de Libras, interlocutores de Libras, professores e educadores ambientais. Como resultados foram produzidos seis vídeos em Libras com legendas em português, abordando temáticas como: a água, bacia hidrográfica, mata ciliar, água virtual, contaminação das águas e a gestão compartilhada das águas. O estudo ocorreu entre 2017 e 2018 e espera-se que os materiais produzidos despertem a curiosidade de seus visualizadores, a sensibilização e conscientização quanto à água e que sirvam como ferramentas de estudo e para possíveis ações e projetos em Educação Ambiental, promovendo assim a gestão compartilhada das águas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-20082019-205809/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18160/tde-20082019-205809/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090898262228992