A contemplação de Deus no espelho da música: a música speculativa no tratado Speculum Musicae. Um estudo sobre a música speculativa medieval e seu contexto filosófico e teológico a partir da leitura dos capítulos introdutórios do Livro I do tratado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Fernando Schlithler da Fonseca
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-12012018-103949/
Resumo: O tratado Speculum Musicae do Magister Jacobus de Ispania (ou Jacobus Leodiensis) não recebeu a devida visibilidade nas instituições de ensino e de investigação intelectual tanto de sua época quanto posteriormente. A partir da segunda metade do século XX o tratado foi gradualmente ganhando maior visibilidade e nos últimos anos tem recebido por parte de diversos estudiosos um maior esforço de investigação. A presente dissertação visa expor o contexto filosófico e teológico desse tratado, investigando os seus principais conceitos norteadores a partir de uma leitura dos primeiros capítulos do seu primeiro livro. A partir da exposição dessas concepções fundamentais, buscamos então esclarecer algumas das questões mais fundamentais a respeito da musica speculativa, a saber, sua função no programa das artes liberais, sua concepção enquanto ciência e sua relação com a teologia sagrada.
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