Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Gabriela de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-01082022-161934/
Resumo: Este trabalho é uma revisão de literatura estado da arte que se utiliza de técnicas de tipos de revisões do modelo sistematizado e integrativo sobre educação financeira no Brasil, com destaque a políticas públicas e educação financeira de mulheres. Seu objetivo principal é apresentar um quadro acadêmico sobre o estado da arte das discussões sobre os sentidos de educação financeira no país, e suas expressões em termos de políticas públicas e educação financeira de mulheres. O tema não é muito disseminado no Brasil, mas isso tende a mudar, pois verificamos um alto crescimento de produções brasileiras sobre o assunto. Por outro lado, existe uma carência de trabalhos acadêmicos que problematizam a educação financeira de mulheres. Encontramos duas perspectivas teóricas de educação financeira, a instrumental e a crítica. Há consenso acerca de que ambas as perspectivas apresentam potenciais benefícios para a população brasileira. Ao mesmo tempo, não há consenso na formulação de um quadro teórico coeso, com objetivos, definições, conteúdos e sujeitos determinados. Os trabalhos empíricos levantados evidenciam os desafios de ordem prática, que questionam a eficácia dos programas de educação financeira, a falta de padronização de métodos, e a apresentação de resultados contraditórios. As críticas à educação financeira associam sua narrativa à implementação de um projeto neoliberal de Estado, à flexibilização da regulação econômica e de direitos sociais, por meio da diminuição da rede pública de proteção social. As políticas públicas de educação financeira no Brasil são associadas a políticas de inclusão financeira, e contêm muitos atores e interesses envolvidos. A influência de instituições financeiras e organizações internacionais, especialmente a OCDE, é explícita. Concluímos que as políticas públicas no Brasil são orientadas por sentidos instrumentais de educação financeira, mas elementos de ambas as perspectivas foram encontrados nos programas. Além disso, identificamos poucas políticas públicas de educação financeira com recortes de gênero, e nenhuma que verse sobre raça.
id USP_ada687de9a46f2a667c77dc19b7fdd6b
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-01082022-161934
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arteFinancial education in Brazil: a state of the art literature reviewAlfabetização financeiraEducação financeiraEducação financeira para mulheresFinancial educationFinancial education for womenFinancial literacyLiterature reviewPolíticas públicas no BrasilPublic policies in BrazilRevisão de literaturaEste trabalho é uma revisão de literatura estado da arte que se utiliza de técnicas de tipos de revisões do modelo sistematizado e integrativo sobre educação financeira no Brasil, com destaque a políticas públicas e educação financeira de mulheres. Seu objetivo principal é apresentar um quadro acadêmico sobre o estado da arte das discussões sobre os sentidos de educação financeira no país, e suas expressões em termos de políticas públicas e educação financeira de mulheres. O tema não é muito disseminado no Brasil, mas isso tende a mudar, pois verificamos um alto crescimento de produções brasileiras sobre o assunto. Por outro lado, existe uma carência de trabalhos acadêmicos que problematizam a educação financeira de mulheres. Encontramos duas perspectivas teóricas de educação financeira, a instrumental e a crítica. Há consenso acerca de que ambas as perspectivas apresentam potenciais benefícios para a população brasileira. Ao mesmo tempo, não há consenso na formulação de um quadro teórico coeso, com objetivos, definições, conteúdos e sujeitos determinados. Os trabalhos empíricos levantados evidenciam os desafios de ordem prática, que questionam a eficácia dos programas de educação financeira, a falta de padronização de métodos, e a apresentação de resultados contraditórios. As críticas à educação financeira associam sua narrativa à implementação de um projeto neoliberal de Estado, à flexibilização da regulação econômica e de direitos sociais, por meio da diminuição da rede pública de proteção social. As políticas públicas de educação financeira no Brasil são associadas a políticas de inclusão financeira, e contêm muitos atores e interesses envolvidos. A influência de instituições financeiras e organizações internacionais, especialmente a OCDE, é explícita. Concluímos que as políticas públicas no Brasil são orientadas por sentidos instrumentais de educação financeira, mas elementos de ambas as perspectivas foram encontrados nos programas. Além disso, identificamos poucas políticas públicas de educação financeira com recortes de gênero, e nenhuma que verse sobre raça.This thesis is a literature review state of the art with applied systematized and integrative techniques about financial education in Brazil with highlight onto public policies and the financial education of women. The main objective is to present an academic overview of the state of the art concerning the meanings of financial education in the country and its expressions regarding public policies and the financial education of women. The theme is not well propagated in Brazil, but change in that account is imminent due to the high rise in Brazilian productions over the last few years. Although there is a gap in the Academic field concerning the financial education of women. We found two theoretical perspectives of financial education in Brazil the instrumental and the critical. There is consensus in terms of both perspectives being able to provide potential benefits to the Brazilian population. However, there is no consensus when it comes to the formulation of a theoretical precise outline with determined objectives, definitions, subjects and contents. The empirical studies show the practical challenges to financial education as they question its efficacy, the lack of method patterns and contradictory results. The critics to financial education associate its narrative to a neoliberal project of State and to the narrowing of financial regulation and social rights through curtail of the public network of social protection. Public policies of financial education in Brazil are associated with financial inclusion policies and contain many actors, motives and agendas. The influence of financial institutions and international organizations (mostly OECD) is explicit. Our conclusions point out to the orientation of public policies towards the instrumental meanings of financial education though elements of both perspectives may be found in the programs. Besides, we found little of public policies of financial education regarding gender and none in terms of race.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSeveri, Fabiana CristinaLeal, Gabriela de Oliveira2020-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-01082022-161934/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-12-08T12:56:56Zoai:teses.usp.br:tde-01082022-161934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212022-12-08T12:56:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
Financial education in Brazil: a state of the art literature review
title Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
spellingShingle Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
Leal, Gabriela de Oliveira
Alfabetização financeira
Educação financeira
Educação financeira para mulheres
Financial education
Financial education for women
Financial literacy
Literature review
Políticas públicas no Brasil
Public policies in Brazil
Revisão de literatura
title_short Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
title_full Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
title_fullStr Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
title_full_unstemmed Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
title_sort Educação financeira no Brasil: uma revisão de literatura estado da arte
author Leal, Gabriela de Oliveira
author_facet Leal, Gabriela de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Severi, Fabiana Cristina
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Gabriela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização financeira
Educação financeira
Educação financeira para mulheres
Financial education
Financial education for women
Financial literacy
Literature review
Políticas públicas no Brasil
Public policies in Brazil
Revisão de literatura
topic Alfabetização financeira
Educação financeira
Educação financeira para mulheres
Financial education
Financial education for women
Financial literacy
Literature review
Políticas públicas no Brasil
Public policies in Brazil
Revisão de literatura
description Este trabalho é uma revisão de literatura estado da arte que se utiliza de técnicas de tipos de revisões do modelo sistematizado e integrativo sobre educação financeira no Brasil, com destaque a políticas públicas e educação financeira de mulheres. Seu objetivo principal é apresentar um quadro acadêmico sobre o estado da arte das discussões sobre os sentidos de educação financeira no país, e suas expressões em termos de políticas públicas e educação financeira de mulheres. O tema não é muito disseminado no Brasil, mas isso tende a mudar, pois verificamos um alto crescimento de produções brasileiras sobre o assunto. Por outro lado, existe uma carência de trabalhos acadêmicos que problematizam a educação financeira de mulheres. Encontramos duas perspectivas teóricas de educação financeira, a instrumental e a crítica. Há consenso acerca de que ambas as perspectivas apresentam potenciais benefícios para a população brasileira. Ao mesmo tempo, não há consenso na formulação de um quadro teórico coeso, com objetivos, definições, conteúdos e sujeitos determinados. Os trabalhos empíricos levantados evidenciam os desafios de ordem prática, que questionam a eficácia dos programas de educação financeira, a falta de padronização de métodos, e a apresentação de resultados contraditórios. As críticas à educação financeira associam sua narrativa à implementação de um projeto neoliberal de Estado, à flexibilização da regulação econômica e de direitos sociais, por meio da diminuição da rede pública de proteção social. As políticas públicas de educação financeira no Brasil são associadas a políticas de inclusão financeira, e contêm muitos atores e interesses envolvidos. A influência de instituições financeiras e organizações internacionais, especialmente a OCDE, é explícita. Concluímos que as políticas públicas no Brasil são orientadas por sentidos instrumentais de educação financeira, mas elementos de ambas as perspectivas foram encontrados nos programas. Além disso, identificamos poucas políticas públicas de educação financeira com recortes de gênero, e nenhuma que verse sobre raça.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-01082022-161934/
url https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/107/107131/tde-01082022-161934/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1809090281578954752