Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Camila Strictar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar como o termo \"química\" se apresenta nas concepções de um grupo de licenciandos em Química de diversas universidades públicas brasileiras. Para isso, foi utilizado como suporte teórico a Teoria das Representações Sociais. Os dados foram obtidos a partir de questionário aplicado a 148 estudantes de cinco universidades brasileiras, com faixa etária entre 17 e 36 anos. Este questionário apresenta questões que utilizam-se da técnica de evocação livre de palavras e questões dissertativas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, de Bardin, da análise estrutural das representações sociais, proposta por Abric, e da análise de similitude, proposta por Flament. Com o auxílio da análise de conteúdo, as informações obtidas a partir das questões de evocação livre de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes licenciandos para o termo \"química\", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. Além disso, a utilização da análise de similitude possibilitou o refinamento dos termos constituintes da representação social do grupo pesquisado, tornando o núcleo central mais preciso. Os resultados indicam uma representação pautada no conhecimento formal ingênuo, apontando uma compreensão superficial, genérica e, muitas vezes, equivocada de elementos conceituais da escolarização formal. Os termos constituintes da representação social mostram que essa visão superficial da Química está fortemente enraizada entre o grupo pesquisado e que, a curto prazo, não tende a mudar, visto que alterações na estrutura central da representação social são difíceis de ocorrer. O conjunto de informações obtidas permite supor que a representação encontrada seja sistematicamente alimentada por professores, métodos de ensino, currículos e materiais didáticos utilizados ao longo da escolarização desses indivíduos. Nesse sentido, estudos como este possuem papel importante no processo de formação (inicial e continuada) de professores, no sentido de identificar lacunas conceituais entre professores e licenciandos, alertar os formadores de professores da existência dessas lacunas na formação conceitual dos licenciandos, além de trazer informações que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenção para superar tais lacunas.
id USP_ae370a5707f6b1a675085bcc312264d4
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-07102016-144931
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a químicaSocial representation of undergraduates in chemistry licentiate about their subject - chemistryChemistry - Study and teachingLicenciaturaLicentiateQuímica - Estudo e ensinoRepresentação socialSocial representationEste estudo tem por objetivo identificar como o termo \"química\" se apresenta nas concepções de um grupo de licenciandos em Química de diversas universidades públicas brasileiras. Para isso, foi utilizado como suporte teórico a Teoria das Representações Sociais. Os dados foram obtidos a partir de questionário aplicado a 148 estudantes de cinco universidades brasileiras, com faixa etária entre 17 e 36 anos. Este questionário apresenta questões que utilizam-se da técnica de evocação livre de palavras e questões dissertativas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, de Bardin, da análise estrutural das representações sociais, proposta por Abric, e da análise de similitude, proposta por Flament. Com o auxílio da análise de conteúdo, as informações obtidas a partir das questões de evocação livre de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes licenciandos para o termo \"química\", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. Além disso, a utilização da análise de similitude possibilitou o refinamento dos termos constituintes da representação social do grupo pesquisado, tornando o núcleo central mais preciso. Os resultados indicam uma representação pautada no conhecimento formal ingênuo, apontando uma compreensão superficial, genérica e, muitas vezes, equivocada de elementos conceituais da escolarização formal. Os termos constituintes da representação social mostram que essa visão superficial da Química está fortemente enraizada entre o grupo pesquisado e que, a curto prazo, não tende a mudar, visto que alterações na estrutura central da representação social são difíceis de ocorrer. O conjunto de informações obtidas permite supor que a representação encontrada seja sistematicamente alimentada por professores, métodos de ensino, currículos e materiais didáticos utilizados ao longo da escolarização desses indivíduos. Nesse sentido, estudos como este possuem papel importante no processo de formação (inicial e continuada) de professores, no sentido de identificar lacunas conceituais entre professores e licenciandos, alertar os formadores de professores da existência dessas lacunas na formação conceitual dos licenciandos, além de trazer informações que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenção para superar tais lacunas.The present work reports how the term \"chemistry\" is present in the views of a group of undergraduates of chemistry teacher training courses of several Brazilian public universities. Serge Moscovici´s Theory of Social Representations is the theoretical guideline that underlies this study. Information was gathered through a questionnaire applied to 148 students, aged between 17 and 36 years, using the technique of free word association and essay questions. For the analysis of the collected material, we used the technique of content analysis, of Bardin, the structural analysis of social representations, proposed by Abric, and the similarity analysis, proposed by Flament. The information obtained from the free word association was treated with the content analysis technique. This allows to explicit the various possible meanings of that term. In addition, the use of similitude analysis enabled the refinement of the constituent terms of social representation, making the central core most accurate. The results indicate a representation guided in the naive formal knowledge, pointing a superficial, generic and often misguided conceptual understanding of formal schooling elements. The constitution of the social representation shows that this superficial view of chemistry is entrenched between the study group members\' views. This representation is not likely to change in the short term, since changes in the central structure of social representation are hard to occur. The set of information suggests that teachers, teaching methods, curriculum and materials used during the schooling process may systematically feed the representation found. In this way, studies like this play an important role in the teacher training process (initial and continuing) in order to identify conceptual gaps between teachers and undergraduates, alert the teacher trainers of the existence of these gaps in the conceptual training of undergraduates, and bring information that can assist in the development of intervention strategies to overcome these gaps.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPRezende, Daisy de BritoPereira, Camila Strictar2016-05-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2017-09-04T21:05:35Zoai:teses.usp.br:tde-07102016-144931Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212017-09-04T21:05:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
Social representation of undergraduates in chemistry licentiate about their subject - chemistry
title Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
spellingShingle Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
Pereira, Camila Strictar
Chemistry - Study and teaching
Licenciatura
Licentiate
Química - Estudo e ensino
Representação social
Social representation
title_short Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
title_full Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
title_fullStr Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
title_full_unstemmed Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
title_sort Representação social de licenciandos em química sobre seu objeto de estudo - a química
author Pereira, Camila Strictar
author_facet Pereira, Camila Strictar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rezende, Daisy de Brito
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Camila Strictar
dc.subject.por.fl_str_mv Chemistry - Study and teaching
Licenciatura
Licentiate
Química - Estudo e ensino
Representação social
Social representation
topic Chemistry - Study and teaching
Licenciatura
Licentiate
Química - Estudo e ensino
Representação social
Social representation
description Este estudo tem por objetivo identificar como o termo \"química\" se apresenta nas concepções de um grupo de licenciandos em Química de diversas universidades públicas brasileiras. Para isso, foi utilizado como suporte teórico a Teoria das Representações Sociais. Os dados foram obtidos a partir de questionário aplicado a 148 estudantes de cinco universidades brasileiras, com faixa etária entre 17 e 36 anos. Este questionário apresenta questões que utilizam-se da técnica de evocação livre de palavras e questões dissertativas. Para a análise do material coletado, utilizou-se da técnica de análise de conteúdo, de Bardin, da análise estrutural das representações sociais, proposta por Abric, e da análise de similitude, proposta por Flament. Com o auxílio da análise de conteúdo, as informações obtidas a partir das questões de evocação livre de palavras permitiram identificar e compreender as relações estabelecidas por estes licenciandos para o termo \"química\", permitindo que se explicitassem os vários possíveis sentidos dessa palavra. Além disso, a utilização da análise de similitude possibilitou o refinamento dos termos constituintes da representação social do grupo pesquisado, tornando o núcleo central mais preciso. Os resultados indicam uma representação pautada no conhecimento formal ingênuo, apontando uma compreensão superficial, genérica e, muitas vezes, equivocada de elementos conceituais da escolarização formal. Os termos constituintes da representação social mostram que essa visão superficial da Química está fortemente enraizada entre o grupo pesquisado e que, a curto prazo, não tende a mudar, visto que alterações na estrutura central da representação social são difíceis de ocorrer. O conjunto de informações obtidas permite supor que a representação encontrada seja sistematicamente alimentada por professores, métodos de ensino, currículos e materiais didáticos utilizados ao longo da escolarização desses indivíduos. Nesse sentido, estudos como este possuem papel importante no processo de formação (inicial e continuada) de professores, no sentido de identificar lacunas conceituais entre professores e licenciandos, alertar os formadores de professores da existência dessas lacunas na formação conceitual dos licenciandos, além de trazer informações que possam auxiliar no desenvolvimento de estratégias de intervenção para superar tais lacunas.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-05-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-07102016-144931/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815256768482115584